Flávio Gomes

22 de julho de 2017

Como olhar a crise

De editorial de “O Estado de S. Paulo”: “A atual crise brasileira vem de longe. Com uma seletiva falta de memória, alguns falam dos maus tempos que o País atravessa como se eles tivessem começado no ano passado, com a chegada de Michel Temer à Presidência da República… A saída da crise não virá, como alguns parecem fazer crer, de uma decisão judicial pondo o último corrupto na cadeia. Além de utópica, já que nunca chegará esse dia, tal crença só conduz à passividade, como se a população tivesse de esperar o fim da crise para empreender, trabalhar, contratar, etc. A esse respeito, deve-se aprender também com o governo de Michel Temer, por muitas que sejam suas deficiências. Mesmo com o cenário conturbado, realizou significativos ajustes na economia e continua disposto a levar adiante as tão necessárias reformas. O País está hoje melhor do que estava um ano atrás. E talvez os estrangeiros percebam esse fato mais facilmente do que os próprios brasileiros.”

 

Na telinha

O deputado federal Ronaldo Lessa (PDT) e o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB), são os entrevistados desta 2ª feira do programa “Conjuntura”, na TV Mar, canal 25 da NET. Lessa vai falar sobre a situação política em Brasília; Teófilo, a respeito do início da sua gestão. O programa é às 9h30m, ao vivo, com reprises.

Protesto

Desabafo do prefeito Rui Palmeira: “A gente vai pra Brasília, ouve promessa, o presidente da República vem pra cá em todo aquele teatro com um monte de ministros e não sai nada. Isso vai cansando e a gente chega a um limite. Beira a irresponsabilidade a atitude do governo federal e não só em Maceió, porque Recife está a mesma coisa.”

Risco

A demora do PSDB para definir candidatos a governador pode proporcionar danos eleitorais irreparáveis quanto às candidaturas do partido ao governo e às duas vagas ao Senado. É que Renan Filho, governo, Benedito de Lira, Renan Calheiros e Max Beltrão, ao Senado, estão em campanha aberta, há muito tempo.

Bastidores

Por conta das indefinições tucanas, já começam a surgir especulações em relação ao partido. Como a de que Rui Palmeira não seria candidato ao governo e que não haveria candidato ao Senado. Mais: Téo Vilela disputaria mandato de deputado federal e Pedro Vilela, seu sobrinho, sairia de deputado federal para estadual.

A conferir

Informa o jornalista Bernardino Souto Maior, em seu blog, que o diretório nacional do PMDB pode intervir em diretórios estaduais que não apoiam o governo Michel Temer, presidente licenciado do partido. Isso inclui o senador Renan Calheiros, presidente da legenda em Alagoas. E tem peemedebista aqui contra Renan?

Agenda

A reunião da AMA na próxima 2ª feira, 10 horas, terá a participação de Renan Calheiros. Prefeitos e técnicos da Confederação Nacional dos Municípios irão pedir apoio para liberação de recursos da repatriação, parcelamento previdenciário e nova lei de ISS. Não se sabe o peso desse apoio, sendo Renan adversário de Temer.

Opinião

Dora Krammer: “Para muita gente, o PT, e Lula aí incluído, acabou. Para Michel Temer e companhia, o tempo também se esgotou. A questão que se nos impõe é o que será do amanhã, cujo roteiro terá autoria de uma sociedade consciente, consistente e refratária aos ditames dos candidatos e à proposta de salvação nacional”.

 

*A Escola Superior da Magistratura realiza na próxima 2ª feira o seminário “Reflexões sobre o Direito: homenagem aos 80 anos do desembargador José Fernando Lima Souza”. O encontro se inicia às 9 horas, no auditório da Esmal, na Rua Cônego Machado.

*Na próxima 2ª feira Sebrae/Alagoas, Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura promovem o Seminário “Perspectivas para o Agronegócio em Alagoas”. No auditório do Senar, às 8 horas.

*De 2ª feira, 22, a sábado, 29, o Sebrae/Alagoas vai receber nova turma do Empretec em sua sede, em Maceió. O seminário é uma metodologia desenvolvida pela ONU com o objetivo de desenvolver características e comportamentos empreendedores.

*Neste sábado, às 21 horas, será apresentada no Teatro Gustavo Leite, do Centro de Convenções e Maceió, a comédia “Histeria”, enfocando a psique humana e o delírio imaginário. Ingressos de R$ 30,00 a R$ 100, 00. Contato: 3235.5301.

*Neste domingo a orla de Ponta Verde “Um Domingo por Dominguinhos”, homenagem de artistas, intelectuais e fãs do saudoso cantor e compositor pernambucano, pelo quarto ano da sua morte. Concentração a partir das 10 horas, na chamada Praça do Alagoinha.

*A cantora Kel Monalisa apresenta neste domingo mais uma edição do “Boteco da Kel”, na Choparia Maikai, no Stella Maris. A partir das 16 horas, com o seu tradicional repertório, à base de MPB. Ingressos no próprio Maikai. Contato: 3305.4400.

*O prazo para inscrições de filmes no Circuito Penedo de Cinema acaba neste domingo. Podem ser inscritos filmes com até 25 minutos de duração e produzidos a partir do ano de 2015. O evento reunirá os amantes da sétima arte em Penedo, entre 7 e 11 de novembro.


“Incompreensão natural”

Michel Temer

Presidente da República, sobre nota da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo contra a alta de impostos