Roberto Baia

21 de julho de 2017

Criticou aumento

A vereadora Graça Lisboa (PDT), em seu pronunciamento na Tribuna da Câmara Municipal, na sessão de terça-feira, 18, apresentou, em tom de reprovação, o carnê do seu IPTU, onde criticou o aumento de 100% no valor do imposto. Para ela, mesmo com o desconto de 50% que foi aprovado pela Câmara, as taxas ainda estão muito altas.

Ela lembrou que o aumento foi aprovado no final de 2013, tirando a responsabilidade da atual gestão.

 

Vai favorecer

Professora Graça revelou que a Câmara, também, está debruçada no estudo do novo REFIZ (Programa Especial da Regularização Tributária), para facilitar a vida do contribuinte, com descontos e maior flexibilidade nos prazos para os pagamentos permitindo, assim, que os arapiraquenses, que estão inadimplentes com seus impostos, possam quitar suas dívidas com o município.

 

Crise penaliza

A vereadora afirmou, ainda, durante pronunciamento, que os vereadores continuam discutindo fórmulas, para aliviar e facilitar o pagamento dos impostos por parte da população, reconhecendo que a crise, além de afetar os órgãos públicos, penalizam, principalmente, os cidadãos e cidadãs do município de Arapiraca.

A vez de Matheus

“Lugar de político corrupto é na cadeia”. Essa frase está mais em voga do nunca em Alagoas. Vejamos: Na quinta-feira, pela manhã, o Gecoc comandou uma operação que botou atrás das grades o ex-prefeito de Girau do Ponciano, Fabinho Aurélio. O ex-gestor girauense foi preso em sua casa, levado para depor e, logo após, levado para o presídio Baldomero Cavalcante, onde está a disposição da justiça.

 

Bola da vez

Agora, a bola da vez é Cristiano Matheus, ex-prefeito da cidade de Marechal Deodoro. No início da manhã de quinta-feira, 20, a Polícia Federal realizou uma operação contra desvios de recursos públicos na prefeitura. Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e de sequestro de bens em Maceió, Santana do Ipanema, Marechal e Pão de Açúcar.

De acordo com investigações, o “rombo” provocado pela quadrilha liderada por Matheus ultrapassa R$ 6 milhões.

 

Crise na Educação

O vereador Sérgio do Sindicato, em pronunciamento na tribuna da Câmara, afirmou que está bastante preocupado com o andamento da grave crise na Educação de Arapiraca. A situação está realmente muito séria que já estamos perdendo os nossos alunos para outros municípios. Os pais dos alunos para não prejudicarem o ano letivo, já matriculam seus filhos em municípios vizinhos como São Sebastião, Junqueiro, Campo Alegre e Teotônio Vilela.

 

Ama nos municípios

O prefeito Eduardo Tavares, recebeu, na quarta-feira, 19, representantes da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Traipu, para a estreia do projeto: AMA em seu município. Traipu foi escolhido graças à inovação implementada pela gestão Eduardo Tavares nos primeiros seis meses de administração, que tem chamado atenção de outros municípios de Alagoas.

Por esse motivo, o presidente da AMA, Hugo Wanderley – prefeito do município de Cacimbinha – decidiu iniciar o projeto pela cidade.

 

Prefeitos

“Traipu já é conhecida em todo o Estado como uma experiência administrativa que está dando certo”, destacou o presidente, que estava acompanhado dos prefeitos Oliveiro Torres, de Igaci e Ediel Leite, de Craíbas; do superintendente da AMA, Wladimir Wanderley; do assessor da presidência da AMA, José Lessa; da gerente de Articulação Municipal da AMA, Larissa Ferro; da gerente de Comunicação da AMA, Zélia Cavalcanti e do gerente Administrativo da AMA, César Júnior.

 

Recursos públicos

Durante o evento, que ocorreu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o prefeito Eduardo Tavares destacou sua preocupação com a correta aplicação dos recursos públicos.

Para ele, o segredo de uma boa gestão, está nos sacrifícios iniciais que um administrador público precisa realizar para garantir os investimentos necessários para o desenvolvimento de seu município.

“Os recursos públicos precisam ser aplicados com planejamento, evitando desperdício”, Enfatizou.

 

Respeito

O prefeito Eduardo Tavares deixou claro que o respeito com o dinheiro público é uma obrigação que precisa ser observada por todos os gestores. Em Traipu, atualmente, existem órgãos, como a Controladoria Municipal, implantada na gestão atual, cuja função é fiscalizar antecipadamente, por exemplo, as compras que serão realizadas, evitando que ocorra alguma fraude. “Isso evita prejuízos para a população”, destacou o prefeito.

 

 

… Após revelar os pontos principais de sua gestão, Eduardo Tavares apresentou aos demais prefeitos às obras em andamento no município, com destaque para a substituição da rede de abastecimento de água da cidade.

 

… A Força Tarefa tão propagada pelo Governo de Alagoas está com duas viaturas paradas em Palmeira, aguardando que o governador faça a entrega oficial. Enquanto isso, uma onda de assaltos amedronta toda a população.

 

… O governador Renan Filho disse que aguarda apenas a formalização da expansão para que a Força Tarefa seja implantada no município. Até lá, a população vai sofrer muito com a violência.