Flávio Gomes

15 de julho de 2017

Temer não tem o que festejar

Do jornalista Josias de Souza, em seu blog: “Quando as coisas vão mal para um presidente, até as vitórias se parecem com derrotas. Michel Temer prevaleceu na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara  Porém, o presidente teria amargado uma derrota se o Planalto não tivesse recorrido à malandragem de expurgar da comissão os deputados que votariam a favor da denúncia que acusa Temer de corrupção. Os silvérios governistas foram substituídos por colegas que tinham milhõe$ de razões para enterrar com vida o escândalo da JBS. A teatralidade truculenta da CCJ será inútil se o governo não conseguir concluir o velório no plenário da Câmara. O plano original era o de lançar a última pá de cal sobre a denúncia contra Temer nesta sexta-feira. Entretanto, o presidente da Câmara, que se comporta como pretendente ao trono, fixou o quórum mínimo para abertura da sessão em 342 deputados. E o governo, que outrora se jactava de ter 411 votos na Câmara, se deu conta de que não dispõe da infantaria necessária… Um presidente que não consegue reunir o mínimo de 308 votos exigidos para aprovar uma emenda constitucional como a da Previdência não é senão uma evidência de que certas vitórias tornam o poder impotente.”

História

Na próxima 2ª feira, 19 horas, no Restaurante Anamá, o jornalista Joaldo Cavalcante lança mais um livro: “17 de julho – A gameleira, as lembranças e a história decidida à bala”. É um trabalho investigativo sobre o afastamento de Divaldo Suruagy do seu 3º mandato de governador, exatamente 20 anos após o episódio.

Referência

Divaldo Suruagy foi a maior liderança de Alagoas do seu tempo. Em 30 anos de atividade política foi prefeito de Maceió, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, deputado federal duas vezes, senador e três vezes governador. E, ao contrário da maioria dos políticos de hoje, nunca fez fortuna.

Articulação

O senador Benedito de Lira e o deputado federal Arthur Lira, seu filho, líderes do PP, são os políticos alagoanos com mais prestígio junto ao presidente Michel Temer, após os recentes episódios em Brasília. Têm apoiado Temer em tudo. Se o presidente sobreviver politicamente até lá, os Lira entrarão fortes na eleição 2018.

Contestação

O deputado estadual Bruno Toledo tem divulgado um vídeo em que contesta o governador sobre a diminuição o preço da gasolina em Alagoas. Renan Filho diz que baixou o preço; Bruno explica que, ao contrário, o governador aumentou a alíquota e fixou que, a partir deste domingo, 16, o preço médio é R$ 3,73.

Agenda

Renan Filho e o secretário estadual da Saúde, Christian Teixeira, conduzem, na próxima 2ª feira, às 10 horas, a solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção do Hospital Regional do Norte. A unidade hospitalar ficará na cidade de Porto Calvo. A estimativa é que a obra esteja concluída até o final de 2018.

Contenda

Jornalista Ricardo Mota: “O noticiário ‘político’ nos últimos dias vem trazendo ações – e reações – de órgãos municipais contra o governo do estado e de órgãos estaduais contra a prefeitura de Maceió. Uma bobagem desproporcional, praticada, em regra, por afobados assessores do governador Renan Filho e do prefeito Rui Palmeira.”

Opinião

Ricardo Penteado, advogado, sobre a condenação de Lula: “Só a Constituição deveria ter autoridade para disciplinar ou limitar a soberania do voto, mas o falso moralismo autoritário venceu no Congresso, ao aprovar a lei ficha limpa – com votação unânime no PT. Agora a conveniência talvez desperte um espírito crítico.”

 

*Foi sepultado ontem, no Parque das Flores, Clementino Verçosa Damasceno, que foi prefeito de Murici, diretor da Sumov (antigo da Prefeitura de Maceió) e conselheiro do Cesmac. Clementino era pai, dentre outros, do cantor e compositor Máclen.

*Está marcada para este sábado, 17 horas, na capela do Colégio Santíssimo Sacramento, a missa do sétimo dia do falecimento de Devis Portela de Melo. Procurador de Estado e jornalista, Devis de Melo foi exemplo também como cidadão, pela sua integridade.

*Na próxima 2ª feira sairá o primeiro resultado da análise de documentos da licitação da ampliação do Centro de Convenções de Maceió. O início das obras de construção está previsto para segundo semestre deste ano, com duração prevista de 12 meses.

*Neste sábado, a partir das 14 horas, Luciana Gomes de Barros dá palestra com o tema “Como emagrecer e ter uma vida saudável”, baseada no método coaching, que permite emagrecimento consciente. Na Cross Hiit, em Jatiúca. Contato: 3325.3397.

*O Soprobem programou para este sábado, 15, e para o próximo, 22, palestras sobre prevenção à violência, ao uso de drogas e ao bullying e valores humanos, no Centro Educacional Jovens e Adultos. A primeira tem o tema “Seja diferente, não use drogas’.

*O Parque Shopping recebe, até este sábado, a exposição “Design Alagoano”. Idealizada por Aline Rijo e Luciana Amaral, a mostra traz uma seleção especial de peças de 11 artistas da Ilha do Ferro. Todas as peças expostas estarão à venda.

*Neste sábado tem dois jogos importantes envolvendo os clubes alagoanos que participam do Brasileiro. Pela Série B, o CRB recebe o Internacional, às 16h30m, no Trapichão; em Arapiraca, tem o clássico ASA x CSA, às 21 horas, pela Série C.

 

Não sei como alguém consegue escrever quase 300 páginas pra não dizer absolutamente nada de prova contra a pessoa que quer acusar” 

Luiz Inácio Lula da Silva

Ex presidente da República, indignado com sua condenação