Roberto Baia

13 de julho de 2017

Prefeitos com o Governador

prefeitos com o governador 600x300 c - Prefeitos com o Governador

Um encontro realizado, ontem, no Palácio República dos Palmares, reuniu o governador Renan Filho, a primeira-dama Renata Calheiros e os prefeitos dos cinco municípios que se unem a Murici na execução da nova fase do projeto-piloto do Programa Primeira Infância.

 

Estavam presentes

Os secretários de Estado da Saúde, Christian Teixeira; da Educação, Luciano Barbosa; e da Assistência Social, Fernando Pereira, também participaram do encontro, apresentando as ações que serão desenvolvidas nessas áreas, com foco em gestantes e nas crianças de 0 a 6 anos.

 

Primeira infância

A Secretaria de Saúde fixou cinco áreas de atuação no âmbito da primeira infância: atenção ao pré-natal, criação de um software de monitoramento de gestantes e crianças, aumento de partos humanizados, triagem neonatal e nutrição.

A Secretaria de Assistência Social definiu um incremento no programa de distribuição de cestas básicas e nutricionais, orientação dos profissionais de saúde no controle de gestantes e crianças com deficiência e capacitação de supervisores e visitadores dos municípios.

 

Apoio pedagógico

Já a Secretaria de Educação se comprometeu em dar apoio para a conclusão de creches e apoio pedagógico na formação de pessoas.

De acordo com um levantamento feito pelo comitê gestor do programa, Alagoas tem 386 mil crianças na primeira infância (de 0 a 6 anos) e quase 60% delas vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. Além disso, a taxa de mortalidade infantil no Estado é de 14,3%. Por isso, a primeira-dama reforçou a necessidade de uma política pública específica para a reversão desses números. (com assessoria).

 

Pé Leve

A Lagoa do Pé Leve, fonte de alimento e de renda para milhares de famílias na zona rural do município de Limoeiro do Anadia, em Alagoas, teve o estoque pesqueiro recuperado. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou um peixamento que inseriu cerca de 50 mil alevinos e peixes juvenis na lagoa, que recuperou parcialmente o volume de água após as últimas chuvas na região.

 

Peixamento

O peixamento inseriu na lagoa – sem ligação com o leito do rio São Francisco – espécies nativas da bacia hidrográfica, como curimatã pacu e piau, e espécies de grande valor comercial, como tambaqui e tilápia.

Segundo Vinícius Dias Filho, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, unidade científica e tecnológica da Codevasf, o peixamento dá continuidade a um trabalho de repovoamento que tem o objetivo de manter o estoque pesqueiro para que a população possa ter segurança alimentar com a facilidade de acesso ao pescado e também uma oportunidade de geração de renda.

 

Estado de seca

“A Codevasf já vem realizando esse trabalho de peixamento na lagoa do Pé Leve há décadas. Nos últimos anos, com a estiagem prolongada, a lagoa chegou a um estado de seca. Com isso, as espécies que já haviam sido inseridas pela Codevasf na lagoa em outras oportunidades praticamente desapareceram do local”, relatou o chefe do centro integrado.

 

Pescadores

O peixamento foi acompanhado por diversas famílias do povoado que dependem da pesca na lagoa para alimentação própria e para geração de renda por meio da comercialização do pescado. A família de Adilson Malaquias é uma delas. Morador do povoado Pé Leve há 29 anos, ele defendeu que a comunidade deve respeitar o período de crescimento dos peixes para que se possa pescá-los no tamanho correto.

 

 

Obras em Alagoas

Com Davi Salsa – No ano em que o estado de Alagoas comemora o seu bicentenário de emancipação política, o governo de Renan Filho (PMDB) e Luciano Barbosa (PMDB) está entregando a maior quantidade de obras nos 93 anos de história do município de Arapiraca.

Os investimentos estão por toda parte. São obras nas áreas de educação, saúde, segurança, agricultura, infraestrutura e desenvolvimento econômico e social.

 

Esteve em Arapiraca

Em mais uma visita ao município, no início desta semana, o vice-governador Luciano Barbosa teve um encontro, na sede da Superintendência de Interiorização do Governo de Alagoas, com o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) e vereadores de Arapiraca e Porto Real do Colégio.

 

… Na ocasião, Barbosa tratou de várias questões para manter o ritmo de desenvolvimento econômico e social que o município vivencia há mais de 20 anos.

 

… Evidenciando o compromisso do governador Renan Filho, ele citou que, em dois anos e seis meses de gestão, Arapiraca já recebe 17 importantes obras, além de dezenas de programas e projetos sociais, que marcam positivamente a vida dos moradores da maior cidade do interior de Alagoas.

 

… Luciano Barbosa citou como exemplo as obras de triplicação e modernização da Unidade de Emergência do Agreste (agora denominada Hospital de Emergência do Agreste. O Hemocentro passa por total reforma e ampliação, e o mesmo acontece no prédio do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros.