Edmilson Teixeira

12 de julho de 2017

Traipu, rombo milionário

Prefeito de Traipu, Eduardo Tavares esteve ontem em Maceió, com o presidente da Casal, Clécio Falcão, a fim de homologar o contrato com a companhia. Na ocasião  se deparou, segundo ele, com uma indigesta situação de dívida do município com a Casal, onde simplesmente há 10 anos, a Prefeitura não repassava um centavo sequer para a empresa. O rombo se aproxima da casa de R$ 1.900. 000.00 (um milhão e novecentos mil reais). “Conseguimos sensibilizar a companhia e baixamos a dívida para R$ 280.000,00 (duzentos e oitenta mil reais) para pagamento escalonado” disse, argumentando que não admite que o poder público não pague seus compromissos.

Traipu – perfil

É que agora em  2017 a Casal vem investindo firme em obras importantes na cidade de Traipu, a fim de garantir um melhor serviço de abastecimento de água para a população. A antiga tubulação de amianto (produto cancerígeno e que não se usa mais) vem sendo substituída. Na verdade todo um empenho vem sendo feito pelo novo prefeito, Eduardo Tavares (PSDB), sobretudo por meio de um diálogo que teve com o governador Renan Filho, que resultou numa parceria, onde tem tudo para mudar por completo o perfil do fornecimento de água da região.

Resultado

Por conta da presença do prefeito de Traipu na manhã desta terça-feira, com o presidente da Casal, Clécio Falcão, ficou definido que possivelmente já no próximo mês, as comunidades que residem nos povoados de Vila São José e Baixios serão beneficiadas com a implantação de uma rede de distribuição de água.

Colônia

Vereador Franklin está cobrando do DER/AL  e do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) providências urgentes quanto a colocação de placas de sinalização, sobretudo de animais na pista, máquina na pista e de velocidade máxima de 30km/h e 40km/h em toda BR 416. “Espero que as autoridades competentes atendam com a maior urgência essa solicitação, que por sinal foi protocolada nesta segunda-feira, na sede do órgão em Maceió”, disse.

Brasília

Secretários de saúde, técnicos e demais profissionais da área de Alagoas já estão participam a partir desta quarta-feira em Brasília, do  33º Congresso “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS”. O evento que se estende até o sábado, visa  promover o intercâmbio de experiências.  Por sinal, a programação tem como um dos pontos altos a 14ª edição da Mostra “Brasil Aqui Tem SUS”, que contará com a apresentação de seis experiências bem-sucedidas de quatro municípios alagoanos.  

 

 

AL em Brasília

Representantes de entidades municipalistas estiveram na manhã  de ontem, na sede da Confederação Nacional dos Municípios- CNM. De Alagoas estiveram Hugo Wanderley, presidente da AMA e o prefeito de Maragogi, Sérgio Lyra, esse como 3º vice-presidente  da CNM. Participaram da  reunião do Conselho Político da  CNM. O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, falou sobre os principais itens da pauta municipalista e destacou importantes conquistas às administrações locais.

 

Colocação

 

O presidente da AMA, Hugo Wanderley,  entende como “muito importante” a reunião para avaliar o movimento e definir uma linha única de trabalho envolvendo os municípios brasileiros. “Nossa luta é contínua porque precisamos dar as respostas a nossa população e muita coisa ainda precisa mudar para que os municípios tenham mais autonomia e recursos financeiros”, disse.

Penedo

Tradicional time alagoano, o Penedense, começa a investir visando retornar para a Primeira Divisão do futebol alagoano. Neste domingo, o alvirrubro do Baixo São Francisco enfrenta amistosamente  o time da capital alagoana, Arena Serraria. O embate será às 10 da matina  no seu acanhado estádio Dr. Alfredo Leahy. Será o primeiro amistoso antes do início do campeonato da Segunda Divisão.

Piaçabuçu

Um conjunto habitacional que está sendo concluído na cidade de Piaçabuçu foi invadido nesta segunda-feira, por centenas de famílias que estão no desespero por moradia. Por mera coincidência, o bairro onde está localizado o conjunto, se chama “Paciência” .  Isso quer dizer que não houve paciência por parte das pessoas nem sequer estão adastradas dentro do programa habitacional administrado pela Prefeitura local.  A bronca agora é retirar as pessoas.

Desabafo

Para o senhor José da Silva que tem uma família com seis integrantes, a ocupação aconteceu porque muitos dos nomes que anteriormente foram citados como possíveis beneficiários, não se enquadram em nenhum grupo de pessoas que vivem em situação de risco e pobreza. “Aqui só está quem realmente não tem casa e precisa de um lugar pra morar. O aluguel que muitos aqui têm que pagar todo mês, representa o pão que deixa de ir para a mesa dos nossos filhos”, disse emocionado o senhor de 62 anos.

Senador Rui Palmeira

Com a fartura de água e um imenso verdejante que toma conta do município devido às chuvas que ultimamente têm caído na região, é que a prefeita Jeane Moura está viabilizando a entrega de ovelhas para pequenos agricultores de Senador Rui Palmeira. É um projeto vinculado ao Condri, Consócio para o Desenvolvimento da região do Ipanema. Que o digam os moradores do Sítio Cabeça do Boi, onde lá foram  entregues  200 ovelhas, na última quinta-feira. No dia seguinte, Jeane Moura apresentou duas novas ambulâncias, adquiridas com recursos da Prefeitura, a fim de atender a comunidade em geral do município.