Flávio Gomes

11 de julho de 2017

Independente até no nome

Esta “Tribuna Independente” completou ontem 10 anos de circulação. É o principal produto da Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos de Alagoas, criada num momento de extrema dificuldade por profissionais da antiga “Tribuna de Alagoas”, que sofriam cinco meses de calote no pagamento dos seus salários, ousaram parar as atividades da antiga empresa e tiveram a ideia de criar a cooperativa. Diz um provérbio chinês que é na queda que o rio cria energia. E foi assim também com o nosso grupo. Graças ao idealismo e à força de vontade dos que resistiram a desesperança, a angústia e os dias de desespero, até, permitiram que dezenas de profissionais permanecessem no mercado. Mais que isso: possibilitaram a implantação de um espaço democrático, sem bandeiras ideológicas ou mercantilistas. De minha parte, perto de completar 44 anos de atividade jornalista, tenho a dizer que neste espaço há 10 anos tenho exercido na plenitude o compromisso de informar com total independência. Sem nenhuma vinculação à linha editorial do jornal. Até porque a orientação editorial da “Tribuna Independente” é dar espaço à informação, qualquer que seja o seu conteúdo político. Isso é algo básico no jornalismo, mas, infelizmente, muito raro de se constatar.

Devis de Melo

Alagoas perdeu ontem um dos seus homens mais íntegros, com o falecimento de Devis Portela de Melo. Procurador de Estado e jornalista, sempre exerceu suas atividades com competência e dignidade, atributos pessoais que utilizou também no Gabinete Civil e na Ematur. Seu sepultamento será hoje, 16 horas, no Parque das Flores.

Freitas Neto

Hoje completam vinte anos as mortes de João Vicente Freitas Neto, um dos mais combativos jornalistas da sua geração, e da sua esposa, Gracinha, num acidente aéreo em Cuba. O acervo de Freitas estará exposto a partir de hoje no Museu da Imagem e do Som de Alagoas. A abertura da exposição será às 19 horas.

Verdade

De Heloísa Helena, ex-vereadora e ex-senadora: “Só enriquece na política quem é ladrão. Não existe outra forma, legalmente. Você pode melhorar de vida. Agora, construir fortuna é impossível. As regras contábeis, fiscais, financeiras e orçamentárias impedem de enriquecer no mundo da política.”

Nova ordem

Guilherme Palmeira resolveu atender aos apelos da família e adiou para o final do ano sua mudança em definitivo para Maceió. Por ele, já estaria aqui desde o mês passado. Aposentado da vida pública desde deixou o TCU, se dedica à advocacia. Foi também prefeito, deputado estadual, governador e senador.

Merecimento

Audálio Dantas, conterrâneo de Tanque D’Arca, que atua há muitos anos no jornalismo em São Paulo, recebeu mais uma homenagem. Sábado, na capital paulista, foi agraciado com o troféu “Indignação-coragem-esperança”, pela agência sindical Barão de Itararé. Foi cumprimentado, também, pelo seu 85º aniversário.

Coincidência?

O Procon Maceió anunciou para ontem o início de uma fiscalização parra descobrir por que os postos de combustíveis da Capital praticam preços muito autos, bem acima dos valores cobrados em cidades do interior e em outros Estados. Pois no final de semana os postos de Maceió baixaram consideravelmente os preços.

Opinião

Dora Krammer, sobre Temer: “Substituí-lo pelo presidente da Câmara e depois por um eleito pelo Congresso é o mesmo que trocar seis por meia dúzia até 2018, não fosse Michel Temer protagonista de uma acusação de corrupção passiva, visto pela Polícia Federal como candidato a processos por obstrução da Justiça”.

 

* A equipe de Robótica Tecmade, de estudantes do Sesi, recebeu uma “Menção de Congratulação” da Câmara Municipal de Maceió, pela atuação no torneio de Robótica FLL, disputada na Dinamarca. Iniciativa do vereador Galba Novaes de Castro Neto.

*O conferencista Leandro Karnal estará hoje, às 19 horas, no Teatro Gustavo Leite, do Centro de Convenções de Maceió, para a palestra “O futuro começa hoje – Planejamento e Estratégia para um Novo Tempo”. Ingressos: Senac Poço. Contato: 3235.5301.

*Acontece hoje o III Encontro Intersetorial das Ações Estratégicas do Peti, também no Centro de Convenções de Maceió. Meta: reforçar o enfrentamento ao trabalho infantil, mediante elaboração de planos municipais e ampliação da rede de proteção

*O Senac/Alagoas iniciou, ontem, o curso “Cozinha zero açúcar, glúten e lactose”, ministrado pela nutricionista Silvia Dias. As aulas serão realizadas até o dia 18 de julho, sempre de segunda a sexta-feiras, das 19 às 22 horas, na Unidade Poço.

*Excepcionalmente neste mês de julho, o programa “Aplauso” está sendo apresentado de 2ª a 6ª feiras, das 20 às 22 horas, pela Rádio Difusora AM.  Hoje o programa será dedicado a Inezita Barroso; amanhã, a Chico Anísio. Produção: Givaldo Kleber.

*O projeto “Antropofágico Miscigenado” apresenta hoje o cantor e compositor paulista Vinícius Diasz, que depois de Maceió se apresentará, nesta semana, em Recife e João Pessoa. Às 17h30m, no saguão do Teatro Deodoro. A entrada é gratuita.

*O CSA continua líder do seu grupo na Série C do Brasileiro, após outra boa atuação no empate de 0x0 com o Cuiabá, domingo. Pela Série B, o CRB tentará se aproximar da zona de classificação contra o Figueirense, hoje, às 21h30m, no Trapichão.

“Não há razão para o PSDB continuar no governo após reformas”

 

Geraldo Alckimim

Governador de São Paulo e uma das principais lideranças do partido