Roberto Baia

8 de julho de 2017

Geração de empregos

A rede supermercados Unicompra continua seu projeto de expansão. Para breve, Palmeira dos Índios, receberá a 20ª unidade da rede, uma iniciativa que recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios, pelo fato de atrair novos investimentos e gerar empregos e renda para a população. Genuinamente alagoana, está no mercado há 36 anos. Dispõe de 19 lojas distribuídas nas cidades de Arapiraca, Maceió, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Barra de São Miguel e Caruaru, em Pernambuco.

 

Arraiá dos Pocas

Em sua 11ª edição, a ressaca junina Arraiá dos Pocas acontece hoje em Arapiraca. Com foco na tradição do forró no Nordeste, a festa promete atrair milhares de forrozeiros à casa de eventos Ilha do Pirá, a partir das 21 horas. A recomendação é de trajes típicos, para homens e mulheres. Entre as atrações estão a “Rainha do Forró”, Eliane, Toca do Vale Carlinhos Baby, além das atrações locais Igor Santana, o Galãzinho, e a dupla sertaneja Alex & Myriel. Vale lembrar que a festa é open bar até o dia “raiá”.

 

Mais chuva

O final de semana será de chuva em praticamente todo o Estado, de acordo com a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Para hoje e amanhã, Agreste e Sertão poderão ter chuva leve e passageira, além de períodos de sol entre nuvens. Para quem não sabe, a previsão do tempo é atualizada diariamente no site www.semarh.al.gov.br e também no aplicativo Semarh Tempo Alagoas, disponível de forma gratuita nas plataformas Android e iOS.

 

Chuvas em Arapiraca

Por falar em chuva, na cidade de Arapiraca choveu, até o último dia quatro de julho, 678 milímetros. Em 2016, choveu 540 milímetros. Essa é a primeira vez em quatro anos que a média de chuvas esperada para o período é superior ao previsto pelos órgãos de monitoramento.

 

Chuvas em Palmeira dos Índios

Em Palmeira dos Índios, o índice pluviométrico é de 740 milímetros até o dia cinco passado. Em 2016, o município teve 400 milímetros durante todo o ano. Com as chuvas que caem na região, Palmeira dos Índios voltou a ser abastecida pela barragem Carangueja, suspendendo assim o rodízio de abastecimento. As informações são do pluviômetro da indústria de laticínios Bona Sorte.

 

Estoque de sangue

O estoque de sangue O+, o mais comum entre os brasileiros, está zerado no Hemocentro de Arapiraca. A informação foi passada pela assistente social do Hemoar, Ruth Neide Barbosa. De acordo com ela, o tipo sanguíneo representa 36% da população, o que gera uma demanda elevada. No mês de junho, por exemplo, Hospital Chama, um dos 14 abastecidos pelo Hemoar, necessitou de 459 bolsas de O+, – o que corresponde a 50% do que foi coletado. A frequência de doadores neste período de chuva, diminui.

 

Veículo disponível

Com a finalidade de aumentar o estoque, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibilizou um carro, com capacidade para 15 pessoas, para atender doadores de empresas, instituições escolares e religiosas. O veículo está à disposição nas tardes de segunda, quarta e sexta-feira. Para agendar, basta manter contato com os números 3521-4934 ou 3539-8285 e pedir para falar com o setor de serviço social.

 

Onde doar

A quem interessar, o órgão, que fica localizado na rua Geral Barbosa Lima, número 49, no Centro. O Hemoar está aberto de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h30. Apesar da situação crítica ser a do 0+, no quadro geral é importante a doação de todos os tipos sanguíneos, visto que a atitude de doação de sangue precisa ser contínua.

 

Quem não pode

Vale lembrar que estão impedidos definitivamente de doar quem teve câncer, hepatite após os 11 anos, quem tem arritmia cardíaca, malária ou asma. Agora, quem está impossibilitado apenas temporariamente, são as mulheres que estão amamentando ou grávidas, ou quem estiver gripado, com febre e passado por alguma cirurgia, como procedimento dentário.

 

Nem bem abriu…

Um fato inusitado chamou a atenção dos moradores de Coruripe. Após uma rede nacional de eletrodomésticos, o Magazine Luiza, apostar na cidade, conhecida nacionalmente pelos atributos turísticos, com a abertura de mais uma unidade, um grupo criminoso invadiu a loja localizada no Centro. A loja foi arrombada e furtada na madrugada de ontem. O empreendimento tem menos de 10 dias de inaugurado. A rede não se manifestou sobre o caso e nem divulgou o que foi levado.

 

Estágio em Palmeira

A Prefeitura de Palmeira dos Índios Júlio Cezar assinou na última quinta-feira (6), na sede do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus local, um convênio com a instituição para a abertura de estágios para os alunos dos cursos de edificações e engenharia. Júlio Cezar, o prefeito, informou que esta é a primeira vez que a prefeitura aplica a Lei de Estágio no município.

 

…O Novo Sistema Adutor do Agreste voltou a operar na região. É que a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a CAB Águas do Agreste concluíram uma paralisação de 72 horas.

 

…Segundo a Casal, a suspensão das atividades foi para que as empresas efetuassem serviços de manutenção e melhorias operacionais.

 

…Com a retomada das atividades, o abastecimento de Craíbas, Igaci, Coite do Nóia e da parte alta de Arapiraca – que ficou deficiente durante a paralisação – ainda se encontra em vias de normalização até o final da manhã deste sábado.