Edmilson Teixeira

4 de julho de 2017

Marcando presença

marcando presenca 600x300 c - Marcando presença

Deputado estadual Cícero Cavalcante (PMDB) fez parte ontem da mesa, que comandou a reunião da AMA, direcionada prefeitos e representantes municipais, quando o coordenador da Rede Estadual da 1ª Infância em Alagoas, Cláudio Soriano, destacou o Guia para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. Cavalcante foi prefeito durante dois mandatos em Matriz e depois São Luiz de Quitunde, município que hoje é  administrado pela filha, Fernanda Cavalcante. O homem é tido como uma das maiores lideranças da região Norte. Sobre a reunião de ontem, Cavalcante que exerce o cargo de suplente na vaga de Olavo Calheiros, disse que o plano estabelece o desenvolvimento econômico e social dos municípios, através do investimento na criança. A deputada Jô Pereira (PMDB) também estava presente.

Ação

“É no município onde tudo acontece, então é no município que precisamos integrar as políticas públicas. Investir na primeira infância é melhorar a educação, a saúde e a qualidade de vida da população no geral”, afirmou Cláudio Soriano.

Santana do Ipanema

Prefeitura divulga nesta terça-feira, a programação da 55ª Festa da Juventude que ocorre sexta e sábado da outra semana. Ontem na sede da AMA, o prefeito Isnaldo Bulhões (PMDB) nos adiantou que entra as atrações musicais, estão Zezé de Camargo e Jorge de Altinho. O evento culminará com a festa de emancipação política do município.

Palmeira dos Índios

A enfermeira Cristiane dos Santos Ferreira, obteve o 1º lugar durante a 15ª Expoepi, ocorrida em Brasília na última sexta-feira, na categoria Vigilância, Prevenção e Controle das IST/HIV/Aids e hepatites virais. Seu trabalho teve o título de: “Experiências exitosas na implantação do teste rápido de HIV e sífilis em uma unidade de saúde da família na zona rural de Palmeira dos Índios/AL”. O evento reuniu cerca de 700 trabalhos de todo Brasil em diversas categorias.

Rio Largo

Como medida de precaução foi que a Vigilância Sanitária riolarguense fez parceria com a Vigilância de Saúde Ambiental do Estado e do Laboratório Central (LACEN). O plano é para coletar água da região, visando verificar sua qualidade e tomar as medidas necessárias. A iniciativa faz parte de reinvindicação oriunda das comunidades, que tentam escapar de doenças através do consumo, sobretudo após as fortes chuvas que têm caído por esses dias.

Estratégia

Durante terça e quarta da última semana, o laboratório móvel do LACEN ficou no pátio da Prefeitura, enquanto as equipes percorriam condomínios, coletando a água dos poços artesianos  e os bairros, que recebem água da Casal. A análise foi feita no próprio local e o resultado será levado para o MPE/AL na próxima segunda-feira.

Alerta

O secretário Municipal de Saúde, Eduardo Gonçalves, conta que a população de Rio Largo está tomando uma água de péssima qualidade, o que pode gerar surto de diarreia e doenças hídricas. Segundo ele, esse estudo vai contribuir para se certificar se essa água realmente não é de boa condição para os humanos.

Jequiá da Praia

Por falar em chuvas, o temporal do último final de semana causou em Jequiá, desabamento de quatro casas na Lagoa Azeda e outras quatros  ameaçam desmoronar a qualquer momento. É que as moradias foram construídas em áreas irregulares.  A equipe da Prefeitura disse que houve deslizamentos nas localidades de Ponta de Pedra, Roçadinho e Paturais.

Paripueira

Prefeito Haroldo Nascimento, coordenou  pessoalmente as equipes que trabalham no resgate e socorro às pessoas desalojadas e desabrigadas, por conta das chuvas fortes no município no último final de semana A Defesa Civil municipal continua em alerta e a previsão meteorológica é que ainda terá mais chuvas nos próximos dias.

Providências

Segundo o prefeito, famílias foram para casas de parentes, outras para o Ginásio de Esportes e várias encaminhadas para o aluguel social. “Todos estão recebendo atendimento médico, cestas básicas, quentinhas, água e a atenção devida do poder público”, informou Haroldo, confirmando que o deslizamento de barreiras provocou desabamento de casas em áreas de risco. 

 Arapiraca

 

Uma boa noticia para os arapiraquenses é que a UFAL está firmando uma parceria com  o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho. A intensão é para que o órgão passe a ser “Hospital-Escola” da Ufal. A informação foi dada por seu diretor médico Ulisses Pereira em entrevistas as rádios Nova FM e Novo Nordeste. Uma comissão entre técnicos e professores do hospital e da Ufal foi criada para acompanhar o processo.

 

Médicos

 

Ulisses Pereira explicou a importância do convênio para população de Arapiraca e ressaltou a necessidade que a cidade e a região possuíam em ter um curso de medicina. 

“Os estudantes da Ufal poderão utilizar as dependências do nosso hospital para ser campo de estudo. Isso vai garantir mais qualidade no atendimento à população. Um processo em médio prazo, mas que nos ajudará na saúde dos pacientes”, colocou.


Origens

 

Fundado há mais de 40 anos, o Hospital Regional de Arapiraca é administrado pela Sociedade Beneficente Nossa Senhora do Bom Conselho, criada pelo Rotary Club. Hoje, são atendidos mais de 12 mil pessoas por mês, vindas de cerca de 50 municípios do Estado.