Flávio Gomes

28 de junho de 2017

Eleições já

Eurico de Andrade Neves Borba, escritor e ex Presidente do IBGE, no site “Diário do Poder”: “Estamos perigosamente próximos de uma confrontação física, que poderá ser entendida como um basta radical do povo à situação amoral e anárquica que tomou conta do país. Não há possibilidades de demagógicos acordos para garantir a governabilidade, pois esta já não existe. Os proponentes e participantes ou estão envolvidos nas falcatruas, ou quase todos não merecem mais a confiança do povo. Estes atores desacreditados precisam se convencer que devem sumir de cena, para não irritar mais a população, com o deboche das suas presenças. O povo quer, exige, caras novas honestas e competentes. Quando a ira do povo explodir nas ruas, por falta de alternativa para a demonstração do seu desagrado, o que vai se fazer? Chamar as forças armadas para conter a população? Esperar que as Igrejas restaurem a paz social com seus apelos que não ecoam mais numa sociedade afastada das religiões? São 14 milhões de desempregados, um sistema econômico que não investe, sem sinais consistentes e honestos de recuperação. Que o bando dirigente entenda que a antecipação, urgente, das eleições é a única saída política possível e aceitável para a restauração da legitimidade do poder republicano. O contrário será o caos.”

Decidido

Poucos, inclusive do PSDB, partido do prefeito, acreditam que Rui Palmeira deixará o cargo para ser candidato a governador. Mas o prefeito está mesmo disposto a disputar o governo. Anteontem, por exemplo, tratou do assunto em reunião com o ex-governador Téo Vilela e Rogério Teófilo, prefeito de Arapiraca.

Porém

“Vontade eu tenho”, diz Rui Palmeira sobre disputar o governo e explicar que precisa avaliar a situação. Se for candidato, terá de deixar a prefeitura em abril para enfrentar uma parada dura e arriscar ficar sem mandato; se não concorrer, ficará no cargo até o final e em 2020 enfrentará o vácuo, sem mandato, até 2022.

Pau a pau

A pouco mais de um ano da eleição, a indefinição de Rui não prejudica, do ponto de vista de intenção de voto. Nas pesquisas, principalmente as contratadas para consumo interno, ele, mesmo sem se anunciar como candidato, compartilha a liderança com o governador Renan Filho, em campanha declarada à reeleição.

Vitrine

Os 3,15% da primeira parcela da reposição salarial concedida por Renan Filho aos servidores públicos estaduais já estão implantados na folha de junho, que começa a ser paga amanhã, dia 29, para a primeira faixa. Em época de crise, isso dará ao governador, certamente, amplo espaço na mídia nacional.

Turismo

Entidades do trade turístico alagoano têm um encontro agendado com o ministro Marx Beltrão, do Turismo, no dia sete de julho, às 8h30m, no Hotel Best Western Premier. Em pauta, a apresentação do programa “Brasil Mais Turismo”. A expectativa é de serem anunciados mais investimentos e ações para Alagoas.

Entrave

Os trabalhos de implantação de vias paralelas à Avenida Fernandes Lima estão parados, no trecho que fica nas imediações do quartel do 59º BIMtz. Segundo informa leitor desta “Conjuntura”, os proprietários de duas residências recorreram à justiça contra a desapropriação. A questão está sendo resolvida judicialmente.

Opinião

Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, sobre proposta de FHC para Temer renunciar ao mandato: “Acho que já é a segunda vez que ele entra nesse tema. Parece que ele está querendo participar desse processo, como se estivesse voltando ao passado, como se fosse um jovem estudante querendo marcar uma posição.”

 

*Da série “O crime compensa”: João Santana e Mônica Moura, marqueteiros do PT, foram condenados a um ano e seis meses de prisão domiciliar pelo juiz Sérgio Moro. Eles lavaram US$ 10,2 milhões da Odebrecht em campanhas petistas.

*A Prefeitura de Maceió transferiu, de amanhã para 6ª feira, o feriado dedicado a Floriano Peixoto. Assim, os órgãos municipais terão expediente amanhã. No Estado, está mantido para amanhã o feriado e as repartições públicas não funcionarão.

*O Iate Clube Pajussara realiza hoje, a partir das 21 horas, a sua festa junina, tradicional “Forró dos Pedros”, que este ano tem como atrações musicais Trio Chamego da Mulesta e banda Paixão Nordestina, de Caruaru. Para sócios e convidados. Contato: 3231.8877.

*O Parque Shopping recebe a primeira “Quermesse das Pastorais”, parceria com o Instituto Iris e a Arquidiocese de Maceió. A feira de variedades ficará em área coberta do estacionamento até domingo próximo, 2 de julho, sempre das 17 às 22 horas.

*Programação de hoje do “São João 200 anos”, organizado pelo governo estadual na Praça Dois Leões, em Jaraguá: 19 horas, apresentação do Coco de Roda Xodó Mirin, do Jacintinho; 20 horas, shows com Sandoval e Banda Fogo no Forró, Lula Sabiá e banda. 

*Quinze estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio, concorrem à edição 2017 do Parlamento Jovem Brasileiro. O resultado dos quatro Projetos de Lei pré-selecionados será divulgado hoje. São 10 da rede pública estadual, quatro da pública e um particular.

*O CSA está fazendo bonito na Série C do Campeonato Brasileiro. O investimento feito pelo clube consegue dar bons resultados. Tanto que o CSA lidera a Série C, tem feito boas apresentações e já está entre os favoritos para subir para a Série B.

“Comunistas têm medo da Virgem de Fátima”

Cardeal Joseph Zen Ze-kiun

Bispo emérito de Hong-Kong