Edmilson Teixeira

27 de junho de 2017

Piranhas na contra mão!

piranhas na contra mao 600x300 c - Piranhas na contra mão!

A ex-prefeita Melina Freitas tem compromisso com Justiça Federal no dia 12 do próximo mês, em Santana do Ipanema. Melina que hoje é secretária de Estado da Cultura vai submeter a uma audiência de instrução. Ela é acusada de não prestar contas de uma verba de 150 mil reais, oriunda da Funasa, para a construção de algumas casas de alvenaria, que iriam substituir as moradias de taipas.

 

Piranhas – rombo milionário           

 

Melina Freitas deveria sentar no banco dos réus no último dia 20, mas, por motivo de força maior o evento foi transferido para o dia 12. A secretária não vai enfrentar na Justiça apenas essa bronca citada acima. É que segundo o Gecoc, por meio do Ministério Público Estadual, Melina Freitas protagonizou o maior rombo da história de Piranhas, durante seus quatro anos como prefeita. São mais de 16 milhões de reais que foram desviados, por meio de notas frias e obras que foram pagas, mas não realizadas.

 

Capela

 

A construção do Centro Cultura de Capela volta a ser tema de discursão entre Prefeitura e governo do Estado. A obra está projetada para ser erguida no local onde funcionava o mercado da farinha. Em 2014, o então prefeito Eustaquinho Moreira teria conseguido recurso, mas para fazer um trabalho de adaptação no antigo prédio. Só que um forte temporal que teria caído na cidade, fez com que desabasse por completo todo a estrutura física do farinheiro, como era conhecido o antigo prédio.

Capela – reunião

E foi para tratar justamente da construção agora por completo do Centro Cultura, que o prefeito Adelminho Calheiros (PMDB) esteve ontem na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, com o secretário da pasta, Helder Lima.  O prefeito aproveitou o momento, a fim de reivindicar  recursos também para melhorar e ampliar o ateliê do mestre João das Alagoas.

História

De acordo com o prefeito, com Capela agora fora do Cauc, será possível efetivar grandes projetos. “A reunião com o secretário Helder Lima foi muito decisiva. Estamos seguindo todos os processos técnicos para iniciarmos o mais breve possível a reconstrução do Centro Cultura de Capela. Nós acreditamos na força da história do nosso povo, e é por isso, que com o apoio do governador Renan Filho, reergueremos este prédio que tanto foi palco das nossas tradições e valores culturais”, comentou Adelminho.  

 

Canapi

Prefeito Vinícius Lima está anunciando a grande festa de São Pedro, garantindo quatro atrações musicais para duas noites de muita animação junina. Quinta-feira têm: Expresso Forronejo e depois Forró dos Plays. Na sexta-feira, a animação  fica por conta de César Salles e depois Silvania & Paulinha.

Mata Grande

Conforme edital publicado na última quarta-feira, no Diário Oficial do Estado, a Prefeitura de Mata Grande, fechou contrato no dia 31 de maio com o restaurante Tempero Novo, no valor de um milhão e meio. Isso para  que sejam servidos quentinhas  e coffee break para o órgão municipal. O contrato se estende até o último dia do ano.

Água Branca

Já no amanhecer do domingo em um bar na Serra do Cavalo, no município de Água Branca, Cícero Malaquias foi barbaramente assassinado com um disparo de espingarda calibre 12, por um elemento chamado de Manu do Sertão. Malaquias reapareceu na região para curtir o São João depois de vários dias foragido, acusado de assassinar o irmão de Manu do Sertão. Detalhe: a vítima dando uma de gostoso, estava armado com dois revólveres, e depois que perdeu a vida, a assassino levou as duas armas,

Alimentos

 

Para tentar reduzir o desperdício de alimentos e promover a utilização total e correta dos alimentos, a CAB Águas do Agreste, em parceria com o Sesi, tem realizado cursos do Programa Cozinha Brasil nos municípios onde a empresa desenvolve atividades. Depois de São Brás, Feira GrandeOlho D'água Grande, Campo Grande,  do Ponciano e Lagoa da Canoa, chegou a vez dos moradores de Coité do Nóia aprenderem a usar a casca da banana para produzir um saboroso bolo e aproveitar a sobra do arroz e preparar uma farofa colorida, rica em nutrientes e sabor.

 

Agendamento

 

O próximo curso acontece na praça central de Coité do Nóia, entre os dias 19 e 20 do próximo mês.  As inscrições já podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Educação. Estão sendo disponibilizadas 150 vagas.  O curso é gratuito. De acordo com Neyla Queiroz, representante da área de Recursos Humanos da CAB, o programa tem o objetivo de ensinar a população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício, reunindo três ingredientes indispensáveis para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor.

 

Arapiraca

 

Pelo segundo ano consecutivo, o Arapiraca Garden Shopping será o local de largada e chegada da II Corrida do Fogo, organizada pelo 7º Grupamento de Bombeiro Militar. A competição ocorrerá no próximo sábado. Os participantes – munidos de documento original com foto e comprovante da inscrição – poderão receber seus kits na Loja Centauro, na sexta-feira, dia 30, ou no próprio dia da corrida, a partir das 10h. 

 

Detalhes

 

Cerca de 500 competidores participarão das provas de 5km e 10km. A largada está marcada para às 16h. Porém, a concentração deve ocorrer às 14h. O aquecimento dos atletas será feito pela Academia Fórmula. De acordo com um dos organizadores, o major Manoel Ferreira Neto, o evento é uma oportunidade para pratica esportiva.

 

Posse

Nesta terça-feira, tomam posse os novos membros das gestões dos Comitês de Bacia Hidrográficas de Alagoas. A solenidade e capacitação acontecem no auditório da Federação da Agricultura Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL), localizada no bairro de Jaraguá, a partir das 8h30. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), responsável pela posse dos comitês, também organizou uma programação com mesa redonda e palestra sobre a gestão dos recursos hídricos.

 

Time

 

Serão empossados os representantes dos comitês da Região Hidrográfica do Complexo Estuarino Lagunar Maundaú-Manguaba (CBH CELMM); do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Pratagy (CBHPratagy); da Região Hidrográfica do São Miguel; e da região Hidrográfica do Coruripe. A eleição para composição do comitê da Bacia Hidrográfica do Piauí ocorre no mês de julho.

 

Porto Calvo

Depois de encerrar a fase eliminatória, estão definidos os finalistas do Festival de Quadrilhas Juninas em Porto Calvo. A final acontece quinta e sexta no Centro Comunitário Calabar. As agremiações classificadas para a final são: Dona Dadá (Maceió/Pajuçara), Junina Balancear (Barra de Santo Antônio), Amanhecer no Sertão (Maceió/Benedito Bentes 2) e Xodó & Xamego (Rio Largo). Para os organizadores portocalvenses, esse Festival de Quadrilhas Juninas tornou-se um dos principais eventos do gênero de Alagoas.