Flávio Gomes

25 de junho de 2017

Temer derrete

Jornalista Josias de Souza: “Há um mês, desde que veio à tona o escândalo da JBS, o brasileiro espera pelo sinal de que o fim do governo está próximo. Os fatos se sucedem em ritmo avassalador: o áudio com o diálogo vadio do presidente, a delação dos executivos da JBS, a filmagem da mala com propina de R$ 500 mil, as explicações desastrosas de Michel Temer e, agora, um relatório da Polícia Federal ao STF concluindo que o presidente meteu-se num caso de corrupção. Mas o sistema político continua aguardando por um ‘fato novo’. Discursando para investidores na Rússia, Temer se autoelogiou por ter colocado o Brasil “nos trilhos”. Celebrou reformas econômicas que ainda não aprovou, sem mencionar que seu governo trafega da contramão da moralidade pública… Em sua viagem à Rússia, Temer referiu-se às investigações que engolfam o seu governo como ‘fatos absolutamente desprezíveis e desprezáveis’. O brasileiro se pergunta: o que é mais desprezível, a investigação do escândalo ou o fato de o Brasil ser representado num país estrangeiro por um presidente que a polícia diz estar envolvido em corrupção? O sistema político aguarda por um “fato novo” que traga a resposta. Quem sabe uma entrevista de Marcela Temer informando que seu marido ronca ao dormir.”

Marketing

Renan Filho anuncia que os 3,15% da primeira parcela da reposição salarial dos servidores estaduais serão implantados na folha de junho, que começa a ser paga no dia 30. O governador não terá direito ao reajuste, por decisão dele próprio. Justifica que ficaria mal, para ele, em momento de crise financeira.

Na prática

O prefeito Rui Palmeira coloca em implantação, neste domingo, o projeto “Domingo é Meia”, um dos principais compromissos de campanha, que garante aos usuários de ônibus o direito a pagar metade do valor da tarifa aos domingos. Somente quem possui o Cartão Bem Legal Cidadão tem acesso ao benefício.

Paternidade

A falta de apoio da Prefeitura de Maceió ao pré-Carnaval, no ano passado e neste ano, e às festas juninas de 2016, foi por decisão técnica, de Vinícius Palmeira, presidente da Fundação Cultural de Maceió, acatada pelo prefeito. O cancelamento do apoio ao São João foi decisão do próprio Rui Palmeira. Vinícius queria a festa.

Endosso

O professor Gustavo Pessoa, que foi candidato a prefeito de Maceió, ano passado, e é o presidente do PSOL em Maceió, concorda com a idéia do deputado federal Paulão (PT/AL), de antecipação da eleição de 2018 – para presidente, governador, senador e deputado federal. Isso, claro, em eventual saída de Michel Temer.

Crise

Valéria Correia, reitora da Universidade Federal de Alagoas, admitiu, em entrevista ao programa “Conjuntura”, da TV Mar, que é difícil a situação financeira da instituição, por conta de cortes orçamentários. E anunciou: se não sair uma suplementação até setembro a Ufal e outras universidades federais irão parar.

Volta à normalidade

As chuvas que caem em Alagoas há cerca de um mês surpreenderam meteorologistas. Os que fizeram projeções para 2017 esperavam pouca chuva, o que havia deixado os agricultores desanimados. Mas o normal, em Alagoas, sempre foi a ocorrência de chuva freqüente entre os meses de maio e julho. Melhor assim.

Opinião

Jornalista Elio Gaspari: “As empreiteiras e a JBS capitularam graças à honestidade e ao trabalho do Ministério Público e do Judiciário. Nada a ver com o Legislativo. Se o senador Eunício de Oliveira quiser ajudar, instala a CPI das CPIs. Os réus da Lava Jato têm muito a contar, começando pelo ex-senador Delcídio do Amaral.”

 

*As lojas do Centro de Maceió e não abrem na próxima segunda-feira, quando se celebra o Dia do Comerciário. Segundo a Fecomércio/AL, as lojas dos shoppings também não abrem, somente funcionam praças de alimentação e setores de serviços.

*Encerram-se na próxima 2ª feira, 26, as inscrições do II Encontro Estudantil da Rede Pública Estadual de Alagoas, que acontece de 7 a 11 de agosto, no Centro Educacional Antônio Gomes de Barros. É uma iniciativa da secretaria estadual de Educação.

*Estão abertas, a partir da próxima 2ª feira, as inscrições para mais de 200 vagas em cursos gratuitos oferecidos pelo Centro de Belas Artes de Alagoas para o segundo semestre de 2017. As matrículas seguem até 30 de junho, das 9h às 16h, no Cenarte.

*O Iate Clube Pajussara ainda tem mesas disponíveis para o tradicional “Forró dos Pedros”, que este ano acontece na próxima 4ª feira, 28, às 21 horas. Atrações musicais: Trio Chamego da Mulesta e banda Paixão Nordestina, de Caruaru. Contato: 3231.8877.

* O São João de Maceió, promovido pelo governo estadual tem neste sábado o início do 1º Festival de Coco de Roda de Alagoas, em Jaraguá, vizinho ao prédio do MISA. Na Praça Dois Leões, shows de Naldo do Baião, Joelson dos Oito Baixos e Tião Marcolino

*O programa “Rádio Saudade” deste sábado, na Rádio Difusora AM, será totalmente dedicado à música nordestina, em função do Dia de São João. O “Especial Junino” vai ao ar das 22 horas à meia-noite, com pesquisa e produção de Givaldo Kleber.

*O CSA espera o estádio lotado no jogo contra o Fortaleza, 2ª feira, às 20 horas, no Trapichão, pela Série C do Brasileiro, que domingo tem Cuiabá x ASA, em Cuiabá. Também domingo o Murici pega o América RN, tentando sobreviver na Série C.

 

“Sabemos que a solução é para todos”

Dom Orani Tempesta

Arcebispo do Rio de Janeiro, para quem todas as religiões e posições políticas devem se unir em prol da paz.