Roberto Baia

24 de junho de 2017

Polêmica em Arapiraca

Durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Arapiraca, o vereador Moisés Machado (PDT) a aprovação do projeto do IPTU que dispõe sobre o regime de descontos para o pagamento das obrigações tributárias para o ano de 2017, com um desconto de 50%.

 

De acordo com Moisés, os vereadores também estão discutindo o refis do IPTU referente aos anos de 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016, para que o município possa arrecadar mais com o pagamento do imposto com descontos.

 

Recomendação 

Moisés Machado disse que não adianta ter um valor alto do IPTU e a população não poder pagar e que é preciso e recomendou, que o prefeito Rogério Teófilo envie ao Poder Legislativo os valores atuais do IPTU, para que sejam discutidos.

Segundo o vereador arapiraquense, o setoreducacional do município, que está com as atividades paralisadas, não pode ficar esperando recursos do IPTU. “O prefeito Rogério Teófilo, deve conceder o reajuste aos professores, independente da arrecadação dos impostos municipais”, disse.

 

Adequação

O vereador afirmou que é de responsabilidade da equipe econômica da administração municipal encontrar meios de se adequar a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para ele, a Educação é prioridade e a administração municipal deve encontrar uma maneira urgente para resolver o problema, principalmente, porque os alunos já estão sem aulas há cerca de seis meses.

 

Recado

No final da sua fala, Moisés mandou um recado para o gestor: “O Poder Legislativo vai continuar exercendo o seu papel, que é fiscalizar e cobrar uma maior atenção para os problemas do município”.

 

Palmeira dos Índios

Com Ascom/ O prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, e a secretária municipal de Saúde Kátia Born estão convidando todos os prefeitos do Agreste e os secretários municipais de saúde, que compõem a 8ª Região de Saúde, para uma reunião que irá acontecer terça-feira (27), às 9h, na sede da Prefeitura. O objetivo é definir a Rede de Urgência e Emergência para melhorar a qualidade dos serviços nas cidades circunvizinhas.

 

É referência

A secretária Katia Born disse que Palmeira dos Índios é a cidade referência de saúde da região. “Palmeira é referência porque é aqui onde estão localizados o Hospital Santa Rita e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e esta reunião servirá para nortear os prefeitos e secretários na resolução dos problemas na área da saúde que afligem toda essa região”, explica Katia.

 

Equipe técnica

Para o prefeito Júlio Cezar, esta reunião com os gestores é importante, porque serão tomadas decisões políticas. “Vamos seguir o que for estabelecido pela equipe técnica de saúde de cada município. Somente esta equipe técnica poderá apontar quais serão as medidas necessárias que nós prefeitos devemos tomar para garantir uma Emergência Cirúrgica que funcione de domingo a domingo, 24 horas por dia, com atendimento de qualidade, no Hospital Santa Rita de Palmeira dos Índios. Os municípios não podem ficar dependendo mais do corredor do HGE, porque este modelo de gestão de saúde que aí está, que desloca o usuário para Maceió, é ineficiente” ressaltou Júlio.

 

Reunião com prefeitos

Júlio também informou que a partir desta reunião os prefeitos farão uma pactuação para reorganizar a saúde e implantar este novo serviço que é fundamental para a assistência médica-hospitalar de emergência na região. “O engajamento de todos os prefeitos da 8ª Região de Saúde é muito importante, porque este é um momento único, onde gestores se reúnem para defender assistência de saúde de qualidade, em uma região do Estado de Alagoas. Faremos, a partir daqui, um pacto para garantir que a Urgência e Emergência funcionem no Hospital Santa Rita”, finalizou o prefeito.  

 

Municípios

A 8ª Região de Saúde é composta pelos municípios de Palmeira dos Índios, Igaci, Belém, Estrela de Alagoas, Maribondo, Minador do Negrão, Cacimbinhas e Tanque D'Arca.

 

 

Santana do Ipanema

Um adolescente de apenas 12 anos foi apreendido por policiais da Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Santana do Ipanema, no Sertão alagoano, acusado de participar de uma tentativa de homicídio na Zona Rural do mesmo município.

De acordo com informações do delegado João Marcelo, que coordena a 2ªDRP, Davi Ismael Santos Silva, de 20 anos, também foi preso acusado do mesmo crim. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal.

O maior foi encaminhado para a Cisp de Ouro Branco, e o adolescente aguarda encaminhamento para a Unidade de Internação Masculina de Maceió.

 

 

… Do jornalista Fábio Lopes: Na manhã de quinta-feira (22), a Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Rede de Frios, vacinou os servidores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) contra a gripe, causada pelo vírus Influenza (H1N1), no próprio ambiente de trabalho.

 

… Os profissionais da Saúde vacinaram cerca de 60 agentes de autoridade de trânsito (ATT) e servidores administrativos da SMTT, que anualmente recebem a vacinação dentro do ambiente de trabalho.

 

… Para o superintendente da SMTT, Jodelmir Pereira de Souza, a vacinação dos servidores é uma forma de cuidar da saúde e do bem-estar do trabalhador e faz parte da gestão do prefeito Rogério Teófilo.

 

… “A determinação do prefeito é que possamos proporcionar bem-estar aos servidores para que o ambiente de trabalho seja ainda mais produtivo e cuidar da saúde é uma das prioridades da gestão como um todo e não apenas na visão salarial com o pagamento feito dentro do mês”, afirmou Jodelmir de Souza.