Flávio Gomes

23 de junho de 2017

Justiça capenga

Sandra Starling, ex-deputada federal pelo PT-MG: “É abissal a diferença, diante do crime, do tratamento aos ricos e aos pobres. Aqueles, servidos por caríssimos advogados, assim que pegos em falcatruas, que não são novidade, valem-se da ‘delação premiada’ e do ‘acordo de leniência’ e, com uma ou outra exceção (que apenas confirma a regra), ficam pouco tempo na cadeia – quando ficam – e depois saem lépidos e lampeiros com suas tornozeleiras eletrônicas. Suas distintíssimas esposas, que se deleitaram anos e anos com o produto dos desvios de dinheiro público, são inocentadas – sabe-se lá por qual razão –, já que, no mínimo, deveriam ter perguntado de onde seus maridos tiravam tanta grana. Enquanto isso, os três ‘pês’ da vida (pobres, pretos e prostitutas) passam anos atrás das grades, empilhados uns aos outros, à espera de uma condenação, que muitas vezes nem vem. Pagar advogado, nem em sonho… O jeito é esperar ou participar de uma dessas ‘famílias do Norte’, que nas prisões dão um mínimo de proteção a seus adeptos. Ou tentar a fuga para sair daquilo que um ministro da Justiça reconheceu ser uma espécie de antessala do inferno. Enquanto isso, os políticos – ah, os políticos! – são protegidos pelo foro privilegiado ou apenas podem ser presos se seus pares (e compadres) permitirem.”

Agenda

A Prefeitura de Marechal Deodoro e o IPHAN entregam hoje, 9h30m, o Largo da Igreja do Carmo recuperado. No evento será dada ordem de serviço da requalificação do Largo da Igreja Matriz. Recursos do Governo Federal. Presenças do governador Renan Filho, senador Renan Calheiros e ministros Marx Beltrão e Maurício Quintella.

Versão

Renan Filho telefonou para Rogério Teófilo. O governador quis saber do prefeito de Arapiraca se o Estado poderia intervir de alguma forma no impasse entre o município e os professores em greve. Como na prática o Estado nada pode fazer, aliados de Rogério entendem que o governador quis apenas faturar politicamente.

Posição

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, Fernando Collor: “As Forças Armadas nas ruas não é exatamente uma atribuição que está prevista na nossa Constituição. Espero que não tenhamos que assistir de novo à utilização das forças para coibir qualquer tipo de manifestação nas ruas.”

Hipótese

Revela Bernardino Souto Maior, em seu blog, que a empresária Teresa Collor e um dos filhos, Fernando Lyra Collor, visitaram o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. No encontro teria surgido a possibilidade de ela ser candidata ao Senado ou ao governo, pelo PSDB. FHC se dispôs a assinar sua filiação ao partido.

Iniciativa

Ao constatar que nenhuma das seis ambulâncias do Samu/Arapiraca está funcionando o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) informou ao Ministério Público Federal e ao TCU. Ele justifica sua atitude: “É imprescindível para os cumprimentos dos ditames legais e, principalmente, a qualidade do serviço ao cidadão alagoano”.

Consolidação

A Braskem vai investir US$ 675 milhões para implantar nova unidade de produção de polipropileno, na cidade de La Porte, no Texas, Estados Unidos. Para Fernando Musa, presidente da Braskem, isso “reafirmará a empresa como maior produtor de polipropileno das Américas e terceiro maior desta resina no mundo”.

Justiça parcial

Do IG: “Condenado a 181 anos de prisão pelo estupro de pacientes, o ex-médico Roger Abdelmassih, 74 anos, obteve autorização para cumprir a pena em regime domiciliar. A Justiça de Taubaté concedeu o benefício por entender que o ex-médico está acometido de enfermidades severas, passíveis de agravamento no regime carcerário.” Fosse um pobre…

 

*O secretário estadual da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, comanda hoje a entrega de sementes para agricultores familiares do município de Porto Real do Colégio. O evento tem início às 8 horas, na sede do Distrito de Irrigação de Itiúba.

*Visando incentivar a capta turistas, a Sedetur/AL, em parceria com a Azul Viagens, promoveu, ontem e anteontem, um ciclo de capacitações para agentes de viagem das cidades de Porto Alegre e Curitiba. Ao todo, 160 agentes participaram do evento.

*Programação de hoje da festa junina de Maceió, promovida pelo governo do Estado: Jaraguá  Betinho Marcolino/Claudio Rios/Eliezer Seton; Jacintinho – Trio Colibri/Forró Modelo/ Geraldo Cardoso; Benedito Bentes – Assanhados do Forró/Boy Nascimento.

*Em Arapiraca, a festa ocorre em vários pólos. No Arraial Central hoje à noite tem “Zé Maria e Seu Pé de Serra”; amanhã, “Forrofiando” e “Jordão e Banda”; domingo, “Severo da Mata Limpa”. Apoio de Grupo Coringa, Shopping Arapiraca e CDL.

*A happy hour de hoje no Sesc Poço, a partir das 19 horas, é dedicada ao forró e outros gêneros da música nordestina, com Jaques Setton fazendo a abertura e a cantora Kel Manalisa fazendo o encerramento. Participação de comerciários e convidados.

*Ao longo desta semana o Shopping Pátio Maceió promove o “Arraiá do Pátio”. Hoje, a partir das 17 horas, haverá apresentação do Coco de Roda Estrela de Alagoas, última atração da semana. As exibições ocorrem sempre em espaço próximo à loja Le Biscuit.

* O CRB surpreendeu o mais otimista torcedor ao ganhar do ABC por 3×1, em Natal, após cinco derrotas seguidas. Hoje recebe o Paysandu no Trapichão, às 19h15m. Tem de vencer para demonstrar se mudou mesmo com o treinador Dado Cavalcanti.

 

“País que não consegue assegurar que suas escolas funcionem é país em decadência”

Cristovam Buarque

Senador do PPS/DF