Edmilson Teixeira

22 de junho de 2017

Preservação do Catolé em alta

preservacao do catole em alta 600x300 c - Preservação do Catolé em alta

Em se tratando de Meio Ambiente em Alagoas, a novidade dessa semana ficou por conta da eleição e posteriormente a posse dos conselheiros (foto) que vão gerir a preservação da Área de Proteção Ambiental do Catolé e Fernão Velho. O IMA é quem presidirá  o Conselho, cuja gestão é feita pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Na verdade os conselheiros têm a incumbência de propor e efetivar ações ambientais com o intuito de proteger e preservar o local, bem como realizar atividades junto à comunidade que reside próxima a APA do Catolé, que fica entre Satuba e Maceió.

 

Chuva e frio

 

Começou ontem a estação mais fria do ano; o inverno. Para tanto, segundo a Sala de Alerta da Semarh, os alagoanos podem esperar chuvas até o mês de agosto e também uma diminuição das temperaturas. Esse período chuvoso como chamamos o inverno, se estenderá até o dia 22 de setembro, época em que o vento nordeste começa a ganhar força.  

  

Joaquim Gomes

Funcionários públicos de Joaquim Gomes que tanto lutaram na gestão passada por reajuste salarial, sem lograr êxito algum; agora apelam para que o novo prefeito, Adriano Barros encontre uma solução para o caso. Eles cobram: reajustes salariais, reposição de horas extras trabalhadas, além de outros pontos.

 

Joaquim Gomes – ausência

Na segunda-feira, o Sindicato foi até a Prefeitura, a fim de participar de uma reunião sobre o assunto, porém, a principal peça do encontro (o prefeito) alegando motivo superior não poder comparecer. Por essa razão, para os integrantes sindicalistas, o evento foi improdutivo, já que os representantes do chefe maior não tinham poderes de definir coisa alguma.  

Outra bronca

E como se não bastassem, em Joaquim Gomes, segundo os pais dos alunos da rede municipal começam a se mobilizar, no sentido de evitar que seus filhos frequentem as escolas. Motivo: diversas unidades de ensino estão com suas estruturas físicas comprometidas; sobretudo depois desses dias de muita chuva na região. O caso já foi comunicado por escrito; tanto na Prefeitura como na Câmara de Vereadores.

Situação

De acordo com o pai Antônio de Araújo Fragoso, o risco de desmoronamento na Escola Nossa Senhora Rainha da Paz parece evidente, isso porque uma laje que fica no centro da escola, está com infiltração e o mofo já toma conta. Na reclamação, os pais que assinaram o documento sinalizam para as questões estruturais e falta de condição de uso dos banheiros, por exemplo, faltam portas, paredes danificadas, pias quebradas e tantos outros problemas nas unidades de ensino de Joaquim Gomes.

Palmeira dos Índios

Ontem o CSE completou 70 anos de atuação no futebol alagoano. O Tricolor como é chamado carinhosamente por sua torcida, foi fundado em 21 de junho de 1947. Sua grande frustação, como diz o radialista Antônio Oliveira, é não ter alcançado ainda um título estadual; mesmo tendo o esforço de vários palmeirenses ao longo dessas sete  décadas. “Mas a esperança continua; e quem sabe; logo, logo o torcedor possa comemorar um título estadual”, brinca  Oliveira.

Palmeira – campo

Por falar em Palmeira dos Índios, a  Emater/AL completou um ano de assistência técnica e social às famílias da comunidade Tabacaria, lá naquele município, o primeiro território a ser reconhecido como quilombola no Estado. O aniversário dessa ação se concretizou na última segunda-feira, oportunidade em que técnicos do órgão apresentaram uma retrospectiva do trabalho realizado e avanços alcançados pela comunidade ao longo desse período de assistência.

 

Porto Calvo

?

A histórica cidade passa a ser um dos principais centros juninos de Alagoas com o Festival de Quadrilhas Juninas. A competição inicia nesta quinta-feira, no Centro Comunitário Calabar a partir das 19h. O evento reúne 12 agremiações juninas de várias cidades alagoanas e promete agitar toda região Norte. Além disso, a Prefeitura já realizou shows artísticos nos dias 12, 13, deste mês, e retoma neste final de semana (sexta e sábado), e depois  de quarta a sexta da próxima semana.

 

 Piaçabuçu

Alunos de Piaçabuçu que dependem do transporte municipal para estudar em Penedo estão cobrando da Prefeitura melhores condições de transporte. Alegam que é insuportável  enfrentar o percurso da viagem, pois o ônibus anda superlotado.

Parceria

A partir desta quinta-feira, 20 Prefeituras alagoanas  que aderiram ao convênio de cooperação técnica com a AMA, a fim de prestar serviços da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) em salas do Empreendedor vão participar da primeira etapa de capacitação na unidade administrativa da Fazenda, em Jacarecica.

 

Pauta

 

A programação se estenderá das 8h30 às 14h, na sala de laboratório, com cinco oficinas temáticas: Nota Fiscal Cidadã (NFC), Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Documento de Arrecadação (DAR), Certidão Negativa de Débito (CND), e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

 

Mapa

 

Confira a lista dos municípios já que aderiram ao convênio: Cacimbinhas, Mar Vermelho, Carneiros, Maragogi, Campo Alegre, Santa Luzia do Norte, Olho Dágua das Flores, Coruripe, Paulo Jacinto, Maribondo, Messias, Dois Riachos, Pão de Açúcar, Japaratinga, Rio Largo, Traipu, Major Isidoro, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e União dos Palmares.