Roberto Baia

21 de junho de 2017

Boa notícia

boa noticia 600x300 c - Boa notícia

Com informações da Assessoria de Comunicação: O prefeito Rogério Teófilo continua cumprindo o que foi acordado com os servidores municipais que não receberam os vencimentos de dezembro, deixados em aberto pela antiga gestão. Com a liberação de R$ R$ 1.984.489,31, recebem amanhã mais 1.120 servidores, que vão poder contar com o dinheiro em plena semana dos festejos de São João.

 

Palavras do prefeito

“Recebemos a prefeitura com uma folha em aberto, mas eu disse aos servidores, ainda em janeiro, que todo novo recurso que entrasse seria para saldar o mês de dezembro”, explicou o prefeito. O repasse de 1% no valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de acordo com o que estabelece a Emenda Constitucional 84/2014, proporcionou o pagamento de mais uma faixa salarial.

 

A novela continua

A infindável novela da greve dos professores da rede municipal de ensino, em Arapiraca, teve mais um capítulo na terça-feira (20).

A mãe de alunos ligou para a Rádio 96 FM, e fez um desabafo criticando toda a classe política, e também as autoridades do Poder Judiciário no município.

Em tom de muita indignação e revolta, a dona de casa lembrou que, um ano atrás, os candidatos a prefeito e vereador estavam visitando as residências pedindo votos.

“Enquanto está essa queda de braço entre a prefeitura e Sinteal, nossos filhos é quem está  pagando o pato (sic)”, desabafou.

 

Desabafo

Ela também usou a audiência da emissora para questionar o posicionamento do Juizado da Infância e da Juventude de Arapiraca, Ministério Público e Conselho Tutelar.

“Se, por um acaso eu não colocar o meu filho na escola, eles vem (sic) bater na minha porta, querer até tomar a guarda do meu filho, mas onde está eles agora para defender os meus filhos e os filhos das outras mães?”(sic), disparou.

 

Braços cruzados

“Estou vendo todos de braços cruzados. Cadê os vereadores, prefeito, governador e deputados. Deixem de omissão. Cadê eles para defender a gente agora”, arrematou a dona de casa, convocando toda a sociedade de Arapiraca para uma mobilização em defesa dos interesses dos alunos da rede municipal de ensino.

 

A mais longa

A greve dos professores já é considerada a mais longa de toda a história de Arapiraca. Os educadores estão de braços cruzados há dois meses, sem que o prefeito Rogério Teófilo sinalize uma solução para o caso.

O gestor apresentou uma proposta de reajuste salarial de 2,33%, para vigorar a partir do mês de setembro. A categoria cobra 7,64% retroativo ao mês de abril, que é a data-base dos servidores da Educação de Arapiraca.

Enquanto as duas partes não chegam a um consenso, mais de 32 mil crianças estão fora da sala de aula em todo o município.

 

Igreja Nova

Produtores familiares de Igreja Nova, município situado às margens do rio São Francisco, e de Monteirópolis, no semiárido alagoano, estão agora mais estruturados para enfrentar a estiagem prolongada. Eles foram equipados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com patrulha mecanizada composta de trator agrícola e de grade aradora, um investimento executado com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) destinados à Codevasf por emenda parlamentar.

 

Monteirópolis

Em Monteirópolis, onde as chuvas recentes começam a aliviar os efeitos da seca, o equipamento auxiliará na recuperação de taludes e limpeza de sedimentos dos barreiros e açudes, na recuperação de estradas, pontilhões e passagens molhadas, o que vai possibilitar o acesso da população a serviços públicos assistenciais.

 

Preparo do solo

Além disso, a patrulha será utilizada principalmente no preparo do solo para plantio de milho, feijão e mandioca, proporcionando acréscimo de renda aos pequenos agricultores. O município é um dos que estão com situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional (MI) por conta da estiagem prolongada.

 

Agricultores

“Essa patrulha mecanizada irá atender especialmente aos pequenos agricultores do município. Nós enfrentamos um período muito difícil por conta da seca, mas, graças a Deus, agora está vindo muita chuva. Esses equipamentos vieram em uma boa hora. Já começamos a fazer o cadastramento dos agricultores para priorizar de acordo com a quantidade de tarefas, e iniciar a aração de terra”, comemorou o prefeito de Monteirópolis, Mailson Medeiros.

 

 

… Igreja Nova também está entre os municípios com situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional por conta dos efeitos da seca prolongada. A chegada da patrulha mecanizada deverá auxiliar os agricultores familiares do município a preparar a terra neste momento em que as chuvas chegam à região do Baixo São Francisco.

 

… Para Edilson Muniz, presidente da Associação de Agricultura Familiar Instituto Perucaba, atendida com a disponibilização da patrulha mecanizada, o equipamento deve beneficiar a atividade dos cerca de 20 associados que sobrevivem do cultivo de milho, feijão e mandioca em áreas rurais do município de Igreja Nova.

 

… “O trator irá facilitar nosso trabalho tanto na plantação, como no rotapasto. Esperamos assim aumentar o número de associados. O apoio da Codevasf é de grande importância; sabemos que a agricultura familiar é a base de nosso país”, frisou Edilson Muniz.