Flávio Gomes

20 de junho de 2017

Muito além da corrupção

Ibaneis Rocha, secretário-geral adjunto do Conselho Federal da OAB: “O País vive tempos atribulados. Não são instáveis, já que as instituições vêm funcionando de forma adequada, apesar dos sobressaltos diários nas searas política e econômica. É inegável que estamos em crise. Uma crise causada por uma corrupção endêmica, mas que vem sendo debelada de forma exemplar e – o que é mais importante – dentro das regras do jogo democrático mediado por um Judiciário cada vez mais firme, justo e atuante. A corrupção é uma ameaça real à democracia. Todos os dias se sucedem escândalos que revelam desvios de comportamento e deixam a sociedade entre perplexa e revoltada. Os personagens mais enredados nas tramas são, muitas vezes, justamente aqueles que deveriam zelar pelos bons hábitos e pelo exemplar manejo da coisa pública. A boa notícia é que isso vem fazendo a sociedade ficar cada vez mais vigilante e atuante. A má notícia é que, por conta do volume de escândalos que se sucedem temos negligenciado outras áreas que são sensíveis e inspiram cuidados e vigilância tão fortemente quanto o combate à corrupção. O combate à corrupção passa também por mais assistência e uma mudança profunda de costumes. Por uma autoanálise que se faz cada dia mais urgente.”

Meta

Consolidada a reposição salarial para os servidores em 2017, com parcelas em junho e dezembro, Renan Filho espera em 2018 marcar outro feito junto ao funcionalismo: pagar os salários dentro do mês trabalhado. Esse objetivo vem sendo planejado desde o início do governo, ainda com Christian Teixeira na Seplag.

Raia livre

O governador espera ter no funcionalismo um trunfo na campanha de reeleição, no próximo ano. Até agora, o nome mais citado como concorrente é o prefeito de Maceió, Rui Palmeira. Enquanto Renan Filho é o único candidato declarado, Rui não diz que sim, nem que não. No vazio, Renanzinho vai ganhando espaços.

Bem vindo

Projeto da deputada federal Rosinha da Adefal (PT do B/AL) torna mais rigoroso o modifica o Estatuto do Idoso, a fim de inibir violência contra pessoas idosas. “Os números que chegam ao disque denúncia são apenas a ponta do iceberg que esconde a violência contra a pessoa idosa no país”, justifica ela.

Palpite

Se chegar na lista tríplice a ser encaminhada ao Palácio do Planalto, Raquel Dodge deve substituir Rodrigo Janot na Procuradoria Geral da República. Informa “O Globo” que ela tem apoio de dois caciques do PMDB: o senador Renan Calheiros e o ex-presidente da República José Sarney. Se não for queimação…

Rancoroso

Em suas redes sociais o conterrâneo Aldo Rebelo (PC do B), ex-ministro de Lula e de Dilma, comentou as ofensas de delegados do PT contra a jornalista Miriam Leitão, num voo: “Lamentável. Mas fale também do ódio e preconceito que você e Merval (Pereira) destilam diariamente e do mal que fazem ao convívio democrático”.

Transparência

Clara Bulgarim, Controladora-Geral do Estado, proporcionou à gestão Renan Filho outro conquista: Alagoas ficou em 1º lugar no ranking que mede a Transparência Pública dos Estados e Municípios. O feito será festejado hoje, 9h30m, no Palácio República dos Palmares. Em 2016, o Estado foi 2º lugar no ranking do MP.

Opinião

De Gustavo Kuerten, o ex-tenista Guga, à “Veja”: “Os problemas do Brasil não começaram há uma década ou duas. Faz 500 anos que é assim. Até hoje, somos aquela mesma colônia dos tempos de Pedro Álvares Cabral. Quem trabalha é o povo, enquanto aquela meia dúzia de chefes de Estado é que tem os benefícios.”

 

*O Exército encerra hoje as inscrições de concurso para 400 vagas para a Escola Preparatória de Cadetes, curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico. Informações: www.espcex.ensino.eb.br.

*Inicia-se hoje o primeiro lote de inscrições da 13ª Semana de Arquitetura e Urbanismo da Ufal, que acontece de 28 a 31 de agosto, no auditório da Reitoria, no Campus A. C. Simões. O tema deste ano é “Vivacidade: desafios, planejamento e participação”.

*O Centro de Belas Artes de Alagoas, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura, promove hoje aula de canto aberta ao público. A turma, orientada pela professora voluntária Elisângela Leandro, se apresentará na escadaria do Cenarte, às 15 horas.

*O “Mês Graciliano Arte”, pelos festejos do Bicentenário de Alagoas, acontece de hoje a 19 de julho, na Galeria 422, em Jaraguá, numa iniciativa da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Abertura às 19 horas, com lançamento do livro “Arte Graciliano”.

*O Palcomóvel do Conexão Cultural Tigre/ICRH fica até depois de amanhã, 22, em frente à Igreja Matriz de Marechal Deodoro, com exibições gratuitas. Hoje, das 8h30m, com apresentações teatrais ao longo do dia, até 19h30m, com sessão de cinema.

*Resultados dos clubes alagoanos no último final de semana, pelas Séries C e D do Campeonato Brasileiro: Série C – CSA 1 x 1 Confiança SE, Moto Club MA 1 x 1 ASA; Série D – Couripe 2 x 3 Central PE, Jacobina Ba 3 x 0 Murici.

*Pela Série B, o CRB sofreu a 5ª derrota seguida (Londrina 3×0, no Trapichão), está na vice-lanterna e hoje enfrenta o ABC, em Natal, às 20h30m. O sonho de subir à Série A se transformou no pesadelo de lutar para não ser rebaixado para a Série C.

 

“Todo ser humano é maior do que o seu erro.”

Cármem Lúcia

Presidente do STF, para quem presidiários não devem perder os direitos humanos no cumprimento de suas penas