Edmilson Teixeira

20 de junho de 2017

Capela, o drama de água nas torneiras!

É lamentável a situação do povo de Capela, que há mais de um mês sofre com a falta d’água nas torneiras. O caso é tão grave, que têm até famílias aconselhando a não presença de parentes e amigos que moram em outras regiões, a visitar a cidade nesses dias festivos, sobretudo pelo uso de banho e uso sanitário. “Aliás, o caso é crônico, e não é de agora; e a Casal empresa responsável pelo fornecimento do produto, fica só empurrando com a barriga o grave problema que já dura há anos por aqui” disse revoltada a moradora Ana Stela Monte.

Boas notícias  

Disse o vereador por Capela, Dedé Almeida, que na manhã desta segunda-feira, foi visitar a obra de ampliação do reservatório da Casal. O parlamentar foi informado por técnicos da empresa, de que na quinta-feira próxima, começará a entrar em operação os serviços de abastecimento. “Disseram-me que todo o problema do não abastecimento de água, está relacionado às chuvas que têm caído nos últimos dias; visto que o material que eles estão trabalhando é de fibra de vidro, produto muito sensível que não poder levar água” comentou Almeida.  

Igreja Nova

Representantes do Iteral foram na sexta-feira última, ao povoado de Jenipapo, em Igreja Nova, a fim de fortalecer com integrantes de assentamentos, a campanha ‘Inadimplência Zero’. Trata-se de uma nova lei federal, que consiste na liquidação e na renegociação de dívidas originárias de operações de crédito rural e das dívidas contraídas no âmbito do Fundo de Terras e da Reforma Agrária e do Acordo de Empréstimo 4.147-BR, inscritas ou encaminhadas para inscrição em dívida ativa da União. O desconto varia de 40 a 95%, de acordo com a data do contrato de aquisição do crédito rural e a região.

Regularização 

Por falar em homem do campo, o Banco do Nordeste -BNB, já regularizou mais de 52 mil operações de dívidas rurais com base na Lei 13.340/2016 em área de atuação (Região Nordeste e norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo). O montante renegociado supera R$ 2,4 bilhões. O instrumento permite que agricultores recebam descontos de até 95% em dívidas contratadas até 2011.

Alagoanos

Em Alagoas, segundo o BNB, mais de 2.400 operações foram regularizadas. O total liquidado ou renegociado no Estado chega a R$ 83 milhões. As vantagens da renegociação incluem, além dos descontos, a concessão de novo prazo para amortização, com vencimento da primeira parcela em 2021 e da última parcela em novembro de 2030, com processo simplificado de análise da dívida. Os juros da renegociação variam de 0,5% ao ano, para agricultores familiares, a 3,5% ao ano, para grandes produtores.

Arapiraca


Próximo dia 30, o Arapiraca Garden Shopping realiza mais uma edição da Feira do Livro. O evento, que começou no último sábado,  ocorre na Praça da Entrada Principal, de segunda a sexta, das 10h às 22h; e no domingo, das 12h às 21h. De acordo com a diretoria de marketing do shopping, Vanessa Souto, são milhares de publicações entre best-sellers, clássicos, livros infantis e de autoajuda.

 

Canapi  

Mediante a situação encontrada na Prefeitura, sobretudo em se tratando de abandono no patrimônio público e dívidas herdadas, o prefeito de Canapi, Vinícius Lima, diz que tem focado seus trabalhos na busca de medidas que possam garantir o erguimento de bens pertencentes ao povo de seu município. Cita como exemplo, a frota automotiva. “É que mesmo diante da crise financeira, o que já podemos ver na cidade nesses pouco mais de cinco meses de governo, são alguns veículos voltando a suas atividades, depois de um longo período encostados, justamente por falta de assistência técnica” comenta.

Situação

Em janeiro quando assumimos a Prefeitura,  o que encontramos foi uma frota de veículos sem a mínima condições para uso. Falo de caçambas, carros pipa, ambulâncias e máquinas dos diversos tipos. Baseado nesta triste realidade encontramos também ônibus deteriorados; com bancos arrancados , saída de emergência jogados no chão, enfim uma tristeza!” comenta o prefeito Vinícius esperançoso para que a situação financeira  ganhe um fôlego melhor, a fim de arrumar por completo o estrago encontrado no serviço público municipal.

Atalaia

 

O encerramento do primeiro semestre de 2017, da rede pública municipal de ensino de Atalaia, foi fechado com chave de ouro  na última sexta-feira, quando todas as unidades escolares  promoveram  uma grande comemoração num estilo bem cultural dos festejos juninos. No distrito Santo Antônio, por exemplo, a Escola Francisco Albuquerque Pontes, exibiu seu projeto: “Conhecendo o Nordeste”, numa ação espetacular que empolgou a todos que compareceram ao evento, conforme disse a diretora da casa, Tâmara Lucena.  

 

Útil ao agradável

 

Entende o prefeito Chico Vigário, que são ações desta natureza que motivam os alunos nas salas de aulas; e que a rede municipal de ensino caminha no sentido de recuperar sua força, aonde segundo ele, já é bem visível nesses pouco mais de cinco meses de trabalho à frente da Prefeitura. Afirma  o prefeito, que a meta é a de garantir também motivação  para todos os profissionais  que compõem a engrenagem do ensino público do município. “Estamos unindo o útil ao agradável” diz. 

 

Murici

A Prefeitura firmou agora convênio com a UFAL, a fim de oferecer estágios curriculares para estudantes do último período do curso de odontologia. A partir de então, os futuros odontólogos  que atualmente estão no 10º período, estão dispostos nas UBS’s do município e recebem apoio e treinamento de profissionais, com a utilização de toda a estrutura predial e de equipamentos que a Prefeitura dispõe no atendimento à população.

Na busca do voto

As obras federais que estão sendo inauguradas em Alagoas não deixam de ser uma grande oportunidade para que o ministro do Turismo, Marx Beltrão coloque seu nome nas vitrines políticas. É que o pré-candidato ao Senado da República, conforme tem afirmado o próprio ministro, deixou suas obrigações pelo país na última quarta-feira, a fim de marcar presença nas cidades do Passo e Feira Grande, onde foi inaugurar agências do INSS. No microfone, revela que está representado o governo federal.

Senador Rui Palmeira

Sexta-feira última, a prefeita  Jeane Moura fez a maior festa na cidade, quando exibiu durante a feira mensal da “Agricultura Familiar” criada agora em seu governo, dois  tratores para a Secretaria Municipal de Agricultura. As máquinas são frutos de emendas parlamentares, oriundas de Fernando Collor e Maurício Quintela. A ação visa atender   o homem do campo, sobretudo para  fortalecer a Agricultura Familiar.