Flávio Gomes

17 de junho de 2017

Voto de duplo sentido

Jornalista Ricardo Noblat, em seu blog: “Pátria amarga, Brasil! A maioria dos filhos teus que não foge à luta merecia melhor sorte. Mas os que te governam sempre privilegiaram a própria sorte, desfrutando com gula das tuas riquezas. Entre períodos autoritários que marcam tua trajetória, serviu-se a sopa rala, insossa, de uma democracia pobre de nutrientes. És uma Nação em busca de reinventar o que já foi inventado. Onde se plantando tudo dá, na semana passada nasceu mais uma flor de pântano. Por excesso de provas, o Tribunal Superior Eleitoral absolveu a chapa Dilma-Temer, acusada de abuso político e econômico nas eleições de 2014. Na prática, liberou geral para que as próximas eleições continuem sendo fraudadas. Dane-se o princípio da igualdade de condições. Dane-se, por tabela, a real vontade popular. Não foi para fazer Justiça, mas apenas por curiosidade que o tribunal investigou durante dois anos e meio eventuais crimes cometidos. Para ao cabo admitir com cinismo: seu interesse era expor as entranhas de um sistema eleitoral apodrecido para que possa ser consertado. Não havia interesse em punir ninguém, muito menos um presidente que assumiu nas circunstâncias conhecidas. Foi um voto de confiança em Temer e de desconfiança na democracia.”

Memória

De hoje a um mês completa 20 anos o afastamento do governador Divaldo Suruagy, em meio a grave crise política e administrativa em Alagoas. O jornalista Joaldo Cavalcante já encaminhou à gráfica um livro com bastidores do episódio. O lançamento será no Restaurante Anamá, exatamente em 17 de julho, 19 horas.

Exceção

Praticamente todas as prefeituras alagoanas estão incentivando a realização de festas juninas, dentro das suas possibilidades, ou bancando diretamente os eventos. Maceió é uma das exceções. Na Capital, quem patrocina é o governo estadual: de 23 a 29 de maio irão se apresentar em Jaraguá 16 bandas e 36 trios de forró.

Do ramo

Quem é esperado nas festas juninas de Maceió é o deputado federal Cícero Almeida (PMDB/AL). Além de ter sido prefeito da cidade por oito anos, Almeida é compositor e cantor de forró, apresentando também um programa diário de rádio de música regional. No mais, é correligionário e aliado dos Renans Calheiros.

Lapso

Heloísa Helena, ex-vereadora por Maceió e ex-senadora, disse, nas redes sociais, que Michel Temer se iguala ao ex-presidente Lula, por comprar apoios no Congresso para aprovar as suas reformas. Faltou citar Fernando Henrique Cardoso, que fez o mesmo, muito antes, para garantir a emenda da sua reeleição.

Agenda

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, o deputado federal Paulão (PT/AL), comanda na próxima 2ª feira, em Belém do Pará, audiência pública para debater a violência no campo. Paulão externa preocupação com o alto índice de violência na área rural, atingindo minorias.

Proposta

A deputada estadual Thaise Guedes sugere ao governo estadual a implantação de jardins sensoriais nas escolas estaduais e espaços públicos em Alagoas. Sua justificativa: “Os espaços devem ser adequados para receber todo e qualquer usuário, incluindo portadores de algum tipo de deficiência visual, auditiva ou física”.

É Friboi?

Site “Migalhas”: “Folha de S.Paulo informa que o ministro Gilmar Mendes recebeu da JBS, nos últimos dois anos, por meio do instituto do qual é proprietário, o valor de R$ 2,1 mi. Diz-se que foi patrocínio. Resta saber qual foi a contrapartida, e se isso é praxe no mercado, de faculdades receberem milhões de reais de patrocinadores”.

 

*Ministro Herman Benjamim, do TSE: “No Brasil ninguém elege vice-presidente. Elegemos uma chapa irmanada, para o bem ou para o mal. E os mesmos votos, contaminados ou não, que elegem o presidente, elegem também o vice.”

*Neste sábado a Praia de Sete Coqueiros, orla de Pajuçara, recebe, a partir das 10 horas, várias modalidades esportivas, no Dia Mundial da Polineuropatia Amiloidótica Familiar. Trata-se de doença genética rara cujos que pode levar à morte em 10 anos.

* Também neste sábado, na Praia de Pajuçara, a  Secretaria de Esporte, Lazer e Esporte da Prefeitura de Maceió promove mais uma edição do Praia Acessível, das 7h30m às 11h30m. O trabalho, visando pessoas com deficiência, é feito com instituições sociais.

* A Secretaria de Assistência Social de Maceió realiza neste sábado, das 9 às 12 horas, outra ação do Peti Volante, agora na região da orla lagunar – Paróquia Virgem dos Pobres, Vergel do Lago. Participarão 200 pessoas da comunidade Sururu de Capote

*Cantor, compositor e mestre do coco de roda, o saudoso alagoano Jacinto Silva, referência da música nordestina, é o homenageado do final de semana no programa “Aplauso”. Sábado, 15 horas, na Difusora AM; domingo, 10 horas, na Educativa FM.

*A Ufal participa, na próxima 2ª feira, das ações do Dia Mundial do Meio Ambiente, que este ano aborda a proteção dos biomas brasileiros. As atividades serão na orla da Ponta Verde, de manhã, coordenadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

*Jogos dos clubes alagoanos neste fim de semana pelo Brasileiro: Sábado: Série B- 16h30m, CRB x Londrina; Série C – 16 horas, Moto Club (MA) x ASA. Domingo, pela Série D, às 16 horas, Coruripe x Central de Caruaru e Jacobina (BA) x Murici.

 

“Entre dois homens que uma vez se injuriaram quebrou-se alguma coisa que nunca mais pode ser soldada”

Olavo Bilac

Poeta brasileiro