Flávio Gomes

16 de junho de 2017

Marmelada

Flávio Faveco Corrêa, no site “Diário do Poder”: “O julgamento da chapa Dilma & Temer é mais uma palhaçada que ilustra o festival de besteiras que assola o país. Assistimos a um julgamento cujo veredicto é do conhecimento público antes de começar. O presidente da corte, o midiático, vaidoso, inadequado e perigoso Gilmar Mendes, definiu o placar logo no início do jogo: 4×3 para o time do seu amigo Michel, de cuja torcida pertence e com quem janta amiúde no Palácio do Jaburu. E que lhe dá caronas no avião presidencial. Este mesmo Gilmar Mendes que, entre outras façanhas, manda soltar notórios criminosos tipo José Dirceu e Eike Batista, só para citar alguns, que não se sente impedido de julgar causas patrocinadas pelo escritório de advocacia onde sua mulher trabalha e que aproveita dos cargos que tem para bombar o Instituto Brasiliense de Direito Público, do qual é sócio. E ainda protagonizou um espetáculo constrangedor assistido ao vivo pela TV por milhões de brasileiros, perplexos com o que estava acontecendo. Outra sacada dele: ‘temos que proteger o voto popular’. Algum de vocês votou em Temer? E assim se coonesta o maior estelionato eleitoral de que se tem noticia na história país, até que o próximo estelionato o supere.”

Por cima

Renan Filho não apenas está concedendo reposição salarial de 6,29% aos servidores do Estado, como se vangloria da boa situação: “Muitos Estados sequer conseguem pagar salários em dia e a grande parte não está dando aumento nenhum, porque essa crise vem tirando a capacidade financeira dos Estados”.

Porém…

Para os servidores estaduais a reposição é muito bem-vinda, claro, apesar de ser em duas parcelas. Mas é bom as entidades de classe ficarem de olho: no início deste ano o governo cogitou aumentar, de 11% para 14%, a contribuição ao Alagoas Previdência. O assunto voltou a ser tratado no Palácio República dos Palmares.

Efeito imediato

É inevitável a comparação da iniciativa de Renan Filho, de conceder a reposição salarial do funcionalismo estadual, com a decisão do prefeito Rui Palmeira, que resolveu não dar reajuste aos servidores de Maceió. Tanto que ontem, dia seguinte ao anúncio feito pelo governador, o funcionalismo da prefeitura anunciou greve.

2 x 0

Em menos de uma semana Renan Filho conseguiu duas vitórias de conotação política sobre Rui Palmeira, provável concorrente na disputa pelo governo, no próximo ano. A primeira, garantindo o São João em Maceió, após Rui desistir de fazê-lo; a outra, agora, concedendo reposição de 6,29% contra zero do prefeito.

Positivo

Alagoas passa a ocupar mais um espaço relevante em nível nacional, com a indicação de Arnóbio Cavalcanti, presidente da Algás, para integrar o Conselho de Administração da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado. Arnóbio representa todo o Nordeste no conselho da Abegás.

For export

Em nível internacional Alagoas ganhou destaque, esta semana, com Barbara Fialho, Flavia Lucini e Barbara Cavazotti, brasileiras que posaram totalmente nuas, em poses sensuais, para o fotógrafo David Bellemere, da publicação francesa “Lui Magazine”. É que as fotos foram feitas no mar da Barra de São Miguel.

“Me enerva”

Jorge Bastos Moreno, falecido ontem, numa das suas últimas colunas, em “O Globo”: “Só no Brasil um juiz como Gilmar Mendes, conhecido por suas posições polêmicas, ousadas, transparentes, destemidas e excessivamente conhecidas, pode, por força do cargo de presidente de um tribunal de sete membros, ter o seu voto rotulado indevidamente de ‘Minerva’. É homem de lado.”

 

*A Arquidiocese de Maceió celebra hoje Corpus Christi. Por volta do meio-dia serão confeccionados os tradicionais tapetes nas ruas do Centro e do Trapiche da Barra pelas quais passará a procissão, com saída marcada, às 16 horas, da Catedral Metropolitana.

*A cidade de São Brás recebe, amanhã e depois, a Oficina Instrumental para Músicos de Bandas, promovida pelo Pró-Bandas Alagoas, da Secult estadual. Parceria com Federação das Bandas de Música e Fanfarra de Alagoas e

* O músico Gama Junior apresenta hoje o espetáculo “Massala”, a partir das 19 horas, no Teatro Deodoro. Premiado pelo Edital das Artes Eris Maximiano, da Fundação de Ação Cultural de Maceió, Gama Júnior apresenta o show pela segunda vez.

* “O Grande Encontro” reúne amanhã, em Maceió, três grandes nomes da música popular brasileira: Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, em turnê pelos 20 anos do show. A partir das 20 horas, no ginásio do SESI. Contato: 99943.0909.

*O Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas realiza amanhã a 1ª edição do “Arraiá do MHN”, a partir das 16 horas, em sua sede. Com a colaboração de todos os seus setores na organização, o evento promete diversas atrações juninas.

*A Adufal promove, amanhã e sábado, o 53º Encontro da Regional Nordeste III do Andes-SN, com o tema “Movimento Docente contra as Reformas: Greve Geral e Reorganização da Classe Trabalhadora!”. Na Ufal Campus Sertão, Delmiro Gouveia.

*Enquanto o CRB amarga decepções seguidas na Série B do Brasileiro, a torcida do CSA tripudia sobre o adversário e garante lotar o Trapichão amanhã, contra o Confiança, para garantir a liderança do grupo na Série C. O jogo começa às 20 horas.

 

“O TSE não deixou Temer mais forte. Prolongou a agonia do seu governo.”

Pedro Dias Leite

Jornalista