Flávio Gomes

14 de junho de 2017

Opção pelo vexame

Josias de Souza, em seu blog: “Em política, uma reunião partidária serve apenas para tirar as fotografias de um consenso combinado previamente. O PSDB decidiu inovar. Transformou um encontro de cúpula num espetáculo de autodesmoralização. Presidente provisório da legenda, Tasso Jereissati desperdiçara o tempo alheio vendendo na semana passada a ilusão de que os tucanos saltariam da frigideira do governo Temer. Encerrada a reunião, descobriu-se que os tucanos, que já estavam fritos, resolveram esticar sua permanência no óleo quente. O PSDB acorrentou sua reputação —ou o que resta dela— a um governo em franca erosão moral. Fez isso sob a alegação de que está preocupado com o país e com as reformas econômicas. O patriotismo reformador tornou-se uma espécie de pé-de-cabra ideológico. Abre as portas para todo tipo de aliança e maracutaia praticada em nome da ‘'governabilidade’'. O PSDB ainda se considera a medida de todas as coisas. Mas as pesquisas presidenciais indicam que o eleitorado já está adotando outros sistemas de medição. O mais irônico é que os tucanos se abraçam a Temer sem levar em conta que o PSDB nasceu de uma dissidência que abandonou o PMDB para não chamar bandoleiro de companheiro.”


“São João do Renan”

O cantor e compositor Eliezer Setton é um dos mais empolgados com a decisão de Renan Filho em bancar as festas juninas de Maceió, depois que o prefeito Rui Palmeira cancelou. Para Setton, ao receber forrozeiros, em Palácio, para confirmar o apoio, o governador proporcionou um momento histórico à nossa cultura.

Vitrine

Ao garantir os festejos em Maceió, Renan Filho ganha a simpatia não apenas dos artistas, mas também de quem aprecia a cultura popular. No que ganha pontos para sua campanha à reeleição, no próximo ano. Quem ganha também é o senador Renan Calheiros, que de certo estará acompanhando o filho durante o evento.

Acerto

Informa o jornalista Reinaldo Azevedo, em seu blog, que o ministro Edson Fachin participou de jantar na casa de um donos da JBS, Joesley Batista, na companhia do senador Renan Calheiros. Não como candidato a uma vaga no STF, mas já como ministro. Tempos depois, chancelou o acordo (ou benção?) com Batista.

Caça ao voto

Os senadores Benedito de Lira (PP) e Renan Calheiros (PMDB), concorrentes de novo, no próximo ano, andam se vangloriando pelo apoio à PEC que regulamentou a vaquejada. Nada contra a vaquejada em si. Muito pelo contrário. Mas com o país na situação em que está tem muito assunto mais relevante a tratar.

Memória

Segundo Lauro Jardim, de “O Globo”, o alagoano Aldo Rebelo, que foi ministro de Lula e Dilma, não está dentre os ex-presidentes da Câmara dos Deputados incólumes a acusações. Lembra o jornalista que Rebelo foi delatado por Pedro Corrêa sob acusação de receber propina do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

 

Expansão

Alagoas ganha novo voo regular para o exterior, a partir de julho, quando será estabelecida a rota Maceió-Buenos Aires, com escala em João Pessoa. A informação é do presidente da ABIH/AL, Maurinho Vasconcelos. Ao mesmo tempo, esse voo facilitará o intercâmbio turístico e de negócios entre Alagoas e Paraíba.

Opinião

Faustão, apresentador da TV Globo, ao comentar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral absolvendo a chapa Dilma Roussef – Michel Temer: “Fica a lição para uma próxima eleição. Não adianta a gente reclamar de quem está lá dentro, porque quem os elegeu fomos nós. País rachado só interessa a corruptos unidos.”

 

* A Arquidiocese de Maceió celebra, amanhã, o dia de Corpus Christi. A programação tem início hoje, a partir das 19h30m, na Catedral Metropolitana, com a Oração das Vésperas. Amanhã, o ponto alto é a procissão, que sai às 16 horas da Catedral.

*Por conta do feriado religioso, as lojas do Centro de Maceió abrirão em horário mais curto, apenas das 8 às 14 horas, segundo a Fecomércio. Nos shoppings o funcionamento será em horário normal. Bancos e repartições públicas não terão expediente.

*A família do defensor público aposentado e advogado Mílton Jorge Soares da Silva, ex-procurador de Estado, anuncia para hoje a missa do sétimo dia do seu falecimento. Às 18 horas, na Igreja de São Paulo Apóstolo, no conjunto Salvador Lyra.

*O Maikai Show Bar, no bairro Stella Maris, recebe hoje, a partir das 23 horas, o “Arraiá da Kel”, noite junina com apresentação da cantora Kel Monalisa. Haverá participação também da Quadrilha Santa Fé. Ingressos podem ser adquiridos no próprio Maikai. 

*O tradicional arraial da Associação dos Docentes da Ufal acontece hoje, a partir das 21 horas, no Jaraguá Tênis Clube. Segundo a Adufal, “a festa também surge em um momento importante, para reoxigenar forças e enfrentar o golpe nas ruas, lutando pelo Fora Temer”.

*Estudantes de Direito, Administração, Jornalismo, Tecnologia da Informação e Engenharia Civil têm até 6a feira, 16, para se inscrever para estágio no Ministério Público do Trabalho. Inscrições pelo site http://www.prt19.mpt.mp.br/informe-se/estagiarios.

* Foram prorrogadas até 25 de junho as inscrições para Prêmio Estácio de Jornalismo 2017. Podem ser inscritas matérias veiculadas entre 11 de junho de 2016 e 10 junho de 2017 que tenham o ensino superior como tema central. São R$ 125 mil em prêmios.

 

“Espero que o partido encontre um muro grande que possa servir de túmulo”

Miguel Reale Júnior

Advogado e filiado ao PSDB, ao anunciar a saída do partido