Roberto Baia

13 de junho de 2017

Grande festa em Traipu

grande festa em traipu 600x300 c - Grande festa em Traipu

Quem passa o ano inteiro esperando chegar junho para aproveitar o tradicional São João nordestino não pode deixar de ir ao município de Traipu. Desde a semana passada, matutos e matutas se esbaldam em uma programação especial, montada pela Prefeitura de Traipu, onde o que não faltam são atrações típicas dos festejos juninos: o tradicional arraial – com coco de roda, quadrilha, quermesse, comida a base de milho, barraquinhas e muito forró-pé-serra. Aliás, a música será uma atração à parte este ano.

O prefeito Eduardo Tavares iniciou a programação pela zona rural do município. Até o Dia de São Pedro – comemorado em 29 deste mês – haverá muita diversão nos povoados e na cidade.

 

Tradição e segurança

 “Valorizar nossas tradições e proporcionar diversão, com muita segurança, para todas as pessoas que estiverem no município são nossos principais objetivos. Quem vier a Traipu encontrará tradição, diversão e segurança”, garante o prefeito Eduardo Tavares.

 

 

Rei do Baião

Na parte da cidade, a programação terá início dia 21, no Espaço Rei do Baião – que será montado no Ginásio Ribeirão, próximo ao Rio São Francisco -, a partir das 19h30, com a apresentação da Quadrilha Renascer, campeã de Arapiraca.

Às 21h, os festejos prosseguem no Espaço Dudu Ribeiro (palco externo), com a banda Xote@.com e a cantora Ana Lobo.

No dia seguinte, no Espaço Rei do Baião, haverá a apresentação da Quadrilha Quartinha d’àgua, seguida da Quadrilha Mandacaru e de muito forró-pé-de-serra.

 

Grande momento

“Traipu vive um grande momento não apenas sob o aspecto administrativo, mas sobretudo, do resgate de nossas tradições culturais e, em consequência disso, da autoestima de nosso povo. Com o apoio do prefeito Eduardo Tavares, estamos realizando um trabalho de valorização das tradições traipuenses, fortalecendo o nome de nosso povo pelo Brasil afora. Agora em junho, ainda estamos realizando uma belíssima festa para os pescadores. Podemos afirmar que na administração do prefeito Eduardo Tavares, eles estão sendo valorizados”, avalia a secretária de Cultura, Turismo e Igualdade Racial de Traipu, Suely Galvão.

 

Girau do Ponciano 1

Com Blog do Roberto Gonçalves – Dorgival Neto do Nascimento foi vereador , vice-prefeito e assumiu o comando da prefeitura com o afastamento do ex-prefeito José Aurélio

Morreu na madrugada desta segunda-feira (12) o ex-vereador e ex-prefeito de Girau do Ponciano, Dorgival Neto do Nascimento aos 57 anos.  O político foi vereador e vice-prefeito na chapa do ex-prefeito José Aurélio e assumiu o comando do município com a cassação de José Aurélio.

 

Girau do Ponciano 2

Foi filiado ao PV e desde 2007 era filiado a PSC e elegeu o filho Danth Dorgival (DEM) a vereador em 2012. O político estava afastado da política e sofria com problemas renais e submetido à sessão de hemodiálise.

Ilha do Ferro

A Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), por meio do Núcleo de Pesquisa em Literatura e Artes Visuais (Nuplav), realiza a inauguração oficial do Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos, na quinta-feira (15), às 10h, no povoado Ilha do Ferro, zona rural do município Pão de Açúcar (AL), às margens do Rio São Francisco.

 

Artistas da Ilha

O museu reúne peças dos artistas da Ilha do Ferro, que incluem escultores e bordadeiras, com vistas à preservação da memória e congregação do trabalho realizado pela comunidade num espaço museológico apropriado.

“Para marcar esse momento histórico, iremos realizar uma programação de três dias na comunidade, com início no dia 14 de junho, com missa e culto; a inauguração oficial no dia 15, e show de acordeon no dia 16”, informa o reitor da Uneal, Jairo José Campos da Costa.

 

Investimentos       

A obra teve investimentos na ordem de R$ 20 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), com contrapartida de R$ 15 mil da Universidade, por meio de Auxílios ao Pesquisador.

O prédio foi doado pela Prefeitura de Pão de Açúcar, através da lei municipal n0. 456, de 13 de outubro de 2015. A doação foi autorizada pelo prefeito da cidade, Jorge Dantas e apoiada pela Câmara Municipal, que aprovou a referida lei.

O projeto conta com a colaboração do arquiteto Rafael Brandão, da museóloga Carmen Lúcia Dantas, do curador Paulo Gomes e o apoio da Galeria Karandash.

 

Homenagem

O nome do Espaço é uma homenagem ao artesão Fernando Rodrigues dos Santos, precursor da produção de arte na Ilha do Ferro, com suas cadeiras artesanais, que têm na madeira típica da caatinga das margens do Rio São Francisco seus elementos preponderantes. Ele foi Patrimônio Vivo de Alagoas, sendo, ao lado de Irineia do Muquém, entre os mais condecorados do Estado.

 

 

… Conselheiros tutelares de Maceió, educadores, alunos do curso de direitos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e representantes da Polícia Militar receberam, na última sexta-feira (9), uma capacitação sobre como detectar sinais de abusos em crianças e adolescentes.

 

… O evento aconteceu na Sede das Promotorias de Justiça da Capital, no Barro Duro, e fez parte da programação do projeto “Direitos Humanos em Pauta”, coordenado pelas promotoras de Justiça Marluce Falcão e Dalva Tenório.

 

… Na abertura da reunião, a promotora de Justiça Marluce Falcão destacou que o projeto do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) tem como objetivo o fortalecimento da cultura dos Direitos Humanos no Estado e realizará diversas ações durante todo o ano de 2017.