Roberto Baia

11 de junho de 2017

PEIXAMENTO NO VELHO CHICO

Um peixamento para inserir espécies nativas do “Velho Chico” como o surubim – praticamente desaparecida das águas da região do Baixo São Francisco – e o pirá – peixe-símbolo do rio – foi o destaque da Semana do Meio Ambiente da cidade histórica de Penedo. A ação de repovoamento é da Codevasf e integrou a vasta programação do evento, encerrado ontem, a qual incluiu ainda a análise da qualidade da água do rio, trilha ambiental, ecogincana, plantio de mudas e aula de educação ambiental em um barco-escola. Sobre o assunto, encaminho release com mais informações.

 

IPÊS EM PALMEIRA

 

A Prefeitura de Palmeira dos Índios deu, ontem, o primeiro passo para plantar no município cinco mil mudas de várias espécies de árvores, como ipês amarelos, apenas na primeira etapa do projeto chamado “Abrace o verde”, que está sob a responsabilidade da secretaria de Meio Ambiente. Os primeiros plantios aconteceram na subida de acesso ao Cristo Redentor, com as participações de várias escolas da rede pública e particular.

 

REPERCURSÃO

A saída do agora ex Procurador Geral de Arapiraca, Henrique Correia de Vasconcelos, ainda é motivo de comentários nos corredores do Centro Administrativo da Prefeitura. A versão oficial é a de sempre: motivos pessoais. A desculpa está longe de ser a verdadeira, segundo fontes ouvidas pela coluna ontem.

OS MOTIVOS

Nos bastidores, dois motivos teriam pesado para o afastamento de Henrique Vasconcelos: o fato de não residir em Arapiraca (e não honrar com suas obrigações) e a forte presença do advogado Adriano Soares, ainda tido como pessoa de confiança do prefeito Rogério Teófilo, até o dia em que ele próprio, como já o fez em diversas ocasiões cuidar em provar o contrário.

TERCEIRA BAIXA

 

Vasconcelos foi o terceiro a tornar público oficialmente os problemas internos na gestão de Rogério Teófilo (PSDB). Ele foi coordenador jurídico da campanha de Rogério Teófilo no ano passado e participou da equipe de transição do governo. “Tive a compreensão do prefeito, a quem nutro um grande respeito e tenho uma grande admiração”, justificou.

 

FESTA DOS CASAIS 1

 

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) da paróquia de São José, no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca, convida as famílias para prestigiarem o Baile Junino, que acontece hoje, a partir das 21h, no Clube da Caixa, no bairro Cavaco. 

 

FESTA DOS CASAIS 2

 

O evento, que é aberto ao público, tem como finalidade a confraternização e o encontro entre amigos e familiares. O valor individual é R$ 20 e a mesa para quatro pessoas custa R$ 80. Lembrando que toda a renda adquirida será revertida para as atividades da paróquia. Mais informações: 99927-4900.

 

PADRONIZAÇÃO

A presidente da Mesa Diretora da Câmara de Arapiraca, Graça Lisboa (PDT), solicitou à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a padronização e pontos fixos, de parada, para os mototaxistas que circulam na cidade. Em janeiro de 2016, quando esteve visitando Juazeiro do Norte (CE), constatou a padronização dos mototaxistas de lá.  A cor da moto segue a cor da bandeira do município, tornando mais fácil a visualização dos passageiros que precisam desses serviços.

 

ALERTA E CUIDADO

 

A vereadora alertou, ainda, que a padronização iria diferenciar os cadastrados, autorizados e aptos ao exercício da atividade, dos clandestinos, identificados apenas pelo colete, e não oferecem a segurança necessária por não serem cadastrados e capacitados para a atividade. Professora Graça, concluiu afirmando que a padronização iria contribuir também com a segurança de quem precisa andar de mototaxi, porque haveria mais fiscalização sobre os nã legalizados.

 

… Em Alagoas 12.682 trabalhadores ainda não sacaram o benefício ao abono salarial PIS/Pasep ano-base 2015.

 

… A informação foi confirmada pelo Ministério do Trabalho e divulgada ontem.

… O prazo para o saque do PIS/Pasep termina no próximo dia 30.
309.623 trabalhadores já retiraram o benefício.