Flávio Gomes

8 de junho de 2017

Os brutos também amam

Eduardo Simbalista: “Artigo do jornal ‘Scientific Reports’ sugere que o Tyrannosaurus Rex era, no fundo, um amante sensível: por trás da feroz aparência de carnívoro assustador, escondia uma quedinha pela corte pré-nupcial e gostava de um cheiro antes do pescoção primal. A imensa capacidade de amar não se mede pelo tamanho dos amantes; já vimos grandalhões de quatro por donzelas mignons. O poder é afrodisíaco. Stalin costumava beijar na boca os camaradas de farra antes de ter-se com suas inúmeras amantes, Fidel tinha fama de priápico, mas escondia uma paixão.  Hitler seria coprófilo. Lênin apreciava o ménage a trois. O ditador Francisco Franco, baixinho e de voz fina, bulinado no colégio como ‘la señorita’, era amante à antiga: amava escrever cartas sedutoras, como revela ‘A Vida Sexual dos Ditadores’, do inglês Nigel Cawthorne. Já Idi Amin Dada, o carniceiro da África, alimentava crocodilos com cabeças de amantes, à moda de goleiros. É sabido que até os amantes de segunda – não apenas os grandes ditadores – adoram se travestir de pequenos tiranos, sádicos e manipuladores, confirmando o axioma de Nietzsche de que a crueldade é um dos prazeres mais antigos da humanidade. A crueldade nasce quase sempre com o amor próprio; Narciso, o amante de si mesmo, teria sido o tirano maior.”

Liderança

Renan Filho, sobre Alagoas obter, em maio, o melhor resultado na redução da violência: “É fruto do trabalho coletivo. A Secretaria de Segurança Pública com mais presença na rua, novos policiais contratados, fim dos gabinetes militares, CISPs, Força Tarefa contratando policiais nos dias de folga, novas viaturas, novos helicópteros…”

Boi no chão

O senador Benedito de Lira (PP-AL) é um dos mais entusiasmados com a aprovação, pelo Senado, da PEC autorizando a prática da vaquejada no Brasil. Distribuiu até fotos, pelas redes sociais, usando um chapéu de couro no plenário da casa. Para ele, “é uma manifestação cultural importante para gerar emprego e renda”.

Promessa paga

O prefeito Rui Palmeira cumpre mais um compromisso da campanha de reeleição, ao implantar o projeto “Domingo é meia”. Com isso, a partir de 28 de junho usuários de ônibus em Maceió terão, aos domingos, desconto de 50% no valor da tarifa vigente. O benefício é válido para quem tem o Cartão Bem Legal Cidadão.

Diferença

 

Rui Palmeira e Rogério Teófilo são do mesmo partido, o PSDB. Só que a equipe do prefeito arapiraquense teve a iniciativa de procurar empresas para bancar os festejos de São João. Iniciativa hoje bem comum e que, de novo, faltou à Prefeitura de Maceió. O que sugere indagar por que Arapiraca conseguiu e Maceió, não.

Pensando alto

Eduardo Tavares, prefeito de Traipu, adotou medidas duras e com isso conseguiu viabilizar administrativamente o município. Através da divulgação dessas medidas e de algumas ações externas, procura passar imagem de bom gestor. Talvez a experiência de disputar o governo, em 2014, tenha deixado raízes.

Posição

Da deputada Jó Pereira (PMDB), sobre a agressão cometida por um policial militar contra aluno da Escola Estadual Campos Teixeira: “A violência na escola estadual foi um tapa em todos nós que lutamos pela educação”. Mas ressalva: “As forças de segurança não podem ser injustiçadas pela ação de alguns de seus membros”.

Opinião

Sebastião Nery: “Guardião da Constituição, o Supremo Tribunal Federal reverá o acordo de leniência homologado com os irmãos Joesley e Wesley Batista, em nome da dignidade nacional e da moralidade pública? A desproporcionalidade na aplicação da lei, nas duas grandes centrais de corrupção, Odebrecht e JBS, é flagrante.”

 

*Foi sepultado ontem, em Maceió, Mílton Jorge Soares da Silva. Além de advogado atuante, foi Procurador de Estado durante 23 anos e fez opção pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas, criada na gestão do governador Ronaldo Lessa.

*A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Sebrae-AL e a Ufal realizam, hoje e amanhã, o projeto “Em Ação”O evento, no auditório do Campus Arapiraca, visa estimular nos jovens universitários o empreendedorismo e a inovação

*A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho promove hoje a primeira sessão do Cine Ufal Cultural. Será exibido o filme “Xingu”, a partir das 14 horas, no Auditório Nabuco Lopes, da Reitoria da Ufal, para os servidores da instituição.

* No sábado próximo, às 19 horas, o Ballet Eliana Cavalcanti apresenta, no Teatro Deodoro, o espetáculo “Aula Concerto 2017”. Haverá coreografias nos estilos repertório, clássico livre, clássico e jazz. Ingressos a R$ 20,00. Contato: 99910.3434.

*As inscrições para o Circuito Penedo de Cinema vão até 23 de julho. O evento inclui três mostras competitivas: 10º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo, 7ª Festival de Cinema Universitário de Alagoas e 4ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental.

* No dia 28 de junho, a partir das 21 horas, o Iate Clube Pajussara estará promovendo o “Forró dos Pedros”, um dos eventos mais tradicionais das festas juninas em Alagoas. Atrações musicais: Trio Chamego da Mulesta  e Banda Paixão Nordestina, de Caruaru.

*A torcida do CRB adivinhou: pouca gente foi ao Trapichão, anteontem, para assistir a mais uma desastrada atuação, na derrota de 1×0 para o Brasil de Pelotas. A euforia dos primeiros bons resultados dá lugar à preocupação com o futuro na Série B.

 

“A ditadura cassava e caça quem defendia a democracia. Hoje, o TSE cassa quem ataca a democracia.”

Herman Benjamim

Ministro do Tribunal Superior Eleitoral