Flávio Gomes

7 de junho de 2017

Não ao desmonte da Previdência

Do deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP): “Mesmo com as mudanças promovidas no texto original, enviado pelo governo, a maioria dos brasileiros não vai conseguir se aposentar. Pouco se divulga, aliás, que o fim da aposentadoria por tempo de contribuição traz junto a si uma aposentadoria exclusivamente por idade que será reajustada, por lei ordinária, toda a vez que houver aumento da expectativa de vida do povo brasileiro. É uma ignomínia contra os mais pobres: a manutenção do tempo de contribuição mínimo de 25 anos, que consta no texto do relator, deve afastar milhões de brasileiros da aposentadoria. Mulheres que trabalham em casa, domésticas que geralmente não são registradas, trabalhadores da construção civil, trabalhadores rurais e mais um sem número de categorias pouco formalizadas praticamente não terão aposentadoria. Se com 15 anos de contribuição mínima muitos foram excluídos, com o limite de 25 anos calcula-se que mais de 70% não conseguirão se aposentar. Será quase impossível obter o benefício… O povo não suporta mais um governo que promove uma política econômica em que o desemprego alcança índices superiores a mais de 14 milhões de pessoas. Não é sem razão que as pesquisas mostram que a população – 85% das pessoas entrevistadas – quer eleições diretas.” 

Campanha

Matéria do site “Diário do Poder” que circula na internet mostra fotos do senador Renan Calheiros entregando cestas básicas em Viçosa, em meio a várias pessoas usando camisetas com os dizeres “Governo presente” e a logomarca do governo de Alagoas. O título: “Senador faz uso político de tragédia das chuvas em Alagoas”.

Absolvição

O STF acompanhou a posição do MP e absolveu o ministro do Turismo, deputado federal Marx Beltrão, da acusação de fraude contra Previdência, quando foi prefeito de Coruripe. Ele festejou, em nota:  “A decisão de hoje faz justiça e encerra, de uma vez por todas, uma discussão que, infelizmente, foi usada politicamente”.

WO

Se Renan Filho esperava pela decisão da Prefeitura de Maceió para definir o reajuste salarial dos servidores estaduais agora não tem mais desculpa, pois Rui Palmeira anunciou que não dará reajuste algum este ano. Qualquer percentual que o governador anunciar será um ganho político em relação ao prefeito.

Desgaste

O prefeito Rui Palmeira contabiliza mais um problema na área cultural. Além de a prefeitura não ter realizado o São João do ano passado, neste ano deixou de contribuir financeiramente com o pré-Carnaval e, agora, cancela a festa junina, alegando falta de recursos financeiros. A decisão é anunciada como irreversível.

Criatividade

Já o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, deu um drible na crise financeira e anuncia para 2ª feira, dia 12, o início do “São João: Arapiraca Virou Xodó”, numa festa comandada pelo mestre Afrísio do Acordeon. Viabilizou o evento com parcerias com Arapiraca Garden Shopping, Grupo Coringa e Câmara de Dirigentes Lojistas.

Receita

A arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) cresceu 2,5% no primeiro trimestre de 2017, em comparação ao mesmo período de 2016. O Estado arrecadou R$ 971 milhões até março.  O levantamento é do Banco do Nordeste, com dados do Banco Central e Ministério da Fazenda.

Opinião

Jorge Oliveira: “Enquanto os presidiários petistas acharem que Lula ainda tem chances de se eleger vão continuar de bico fechado. Se a casa desmoronar, será um Deus nos acuda. A percepção de que os alicerces ruíram já foi detectada por Palocci que não quer mofar na cadeia enquanto seus asseclas gozam de liberdade vigiada.”

 

*O Ministério Público do Trabalho em Alagoas abriu inscrições, até 16 de junho, de processo seletivo de estágio em Direito, Administração, Jornalismo, Tecnologia da Informação e Engenharia. Os estudantes devem ter concluído 40% do curso.

*No próximo sábado, 10, acontece, no hotel Maceió Atlantic, o “São João no Paraíso”, a partir das 17 horas, com Trio Nordestino , banda “Mô Fio” e trio “Nó Cego”. Mesas à venda no Café da Praça, no primeiro piso do Maceió Shopping. Contato: 99981.4018.

*O tradicional Arraial da Associação dos Docentes da Ufal acontecerá no dia 14 de junho, no Jaraguá Tênis Clube, a partir das 21 horas. A proposta deste ano é um forró solidário, no qual serão arrecadados donativos para as vítimas das chuvas.

*O Instituto Lumeeiro celebra hoje as festas juninas enfeitando o varal de sisal com versos da poesia matuta e realiza, no Sou Jorge Petiscaria, a partir das 20h30m, nova edição do Arraial do Papel no Varal. Participação de trio de forró e Milla do Acordeon.

*A peça “Nem Morta” será apresentada hoje, a partir das 19h30m, no palco do Teatro Deodoro, em Maceió, pelo projeto “Teatro Deodoro é o maior barato”. Os ingressos podem ser adquiridos no próprio teatro ou através do site compreingressos.com.

* “Alimente o seu Amor por Você” é o tema do bate papo que o médico e nutrólogo Sávio Cardoso comanda hoje, às 17 horas, na loja Martha Medeiros, na Ponta Verde. Ele abordará temas como nutrologia esportiva, combate à obesidade e a nutroterapia.

*Hoje, às 17 horas, na Galeria Gamma, acontece a palestra “Comportamento e Estilo”, ministrada por Tami Saito e Janine Marques, com o tema “Você é o que veste?”. Haverá ainda mostra de roupas, calçados, acessórios e serviços de buffet e salão de beleza.

 

“Eu não quero ir a uma festa junina que não tenha forró”

Elba Ramalho

Cantora, revoltada com bandas de música sertaneja nas festas de São João no Nordeste