Edmilson Teixeira

7 de junho de 2017

Campanha do trator

campanha do trator 600x300 c - Campanha do trator

Nas caladas da mídia alagoana, a dupla que comanda o PP em Alagoas, Biu e Arthur Lira, pai e filho respectivamente, tem se infiltrado sempre aos finais de semanas pelo interior alagoano, sobretudo entregando tratores para serviços agrícolas em alguns municípios, por meio de emendas parlamentares. Piranhas, Igaci e Pão de Açúcar, por exemplo, estão entre os contemplados do último final de semana. Na foto, eles aparecem ladeados da prefeita de Piranhas (Maristela) no último sábado, entregando a chave de uma máquina durante a festa de aniversário político do município.  

Trator II

Mas, o trator maior que vem implicando na política de Biu e Arthur, tem sido a dupla Renan Pai e o Renan Filho. É que esses têm investido numa lábia ambiciosa; fruto de hoje terem conseguido sensibilizar diversos prefeitos e lideranças que faziam parte do grupo do Biu e de Téo Vilela, a fim de integrarem o PMDB dos Calheiros em Alagoas. Nem a família “Pereira”, que comanda Junqueiro, Teotônio e Campo Alegre,  familiarmente ligada ao Biu, resistiu ao álibi palaciano.      

Cinismo

Em meio a uma faze triste vivenciada pelo povo alagoano, sobretudo com as enchentes dos rios que banham as nossas cidades interioranas, ainda surgem pessoas para tirar proveito da situação; com foco em roubar dinheiro federal.  É o caso de um determinado prefeito, que teve a cara de pau de relatar em seu documento exigido pela Defesa Civil Nacional, que a enchente deixou mais de duas mil pessoas desabrigadas em seu município. Só que o MPE/AL caiu em cima, quando descobriu que os dados fugiam totalmente da realidade. Pouco mais de 100 pessoas foram atingidas. Né  mole um casos desses?

 

Saúde

Representantes do Grupo de Pesquisas em Economia Política da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se reuniram na segunda-feira, com a diretora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) Gláucia Torres. O encontro foi para realizarem a pesquisa intitulada “Iniciativas inovadoras na organização das redes assistenciais e regiões de saúde e seu impacto na estruturação da oferta no SUS: um estudo avaliativo”.

Positivo

Durante a visita, a secretária Gláucia Torres e a apoiadora técnica Flávia Wanderley responderam aos questionamentos dos pesquisadores sobre como funciona a saúde pública no Estado, com foco na regionalização da saúde, o impacto do programa “Mais Médicos” para a população alagoana, dentre outras temáticas de igual relevância. Gláucia Torres afirmou que o programa refletiu de forma positiva na assistência prestada aos usuários da Atenção Básica e trouxe como ganho ainda o avanço de outros setores.

Delmiro Gouveia

Professores da rede pública municipal voltam a ser reunir na próxima quinta-feira, com integrantes da Prefeitura. O evento visa  encontrar uma saída para o reajuste da categoria, que lamenta três anos com seus salários congelados. Prefeito Padre Eraldo lamenta o pouco dinheiro que entra nos cofres públicos, onde tem tanta coisa para cumprir.

Igaci

Em meio a programação de abertura da Semana do Meio Ambiente, foi que a  Secretaria Municipal de Meio Ambiente  consolidou na segunda-feira,  apoio da Secretaria de Infraestrutura municipal, a fim de  criar um grupo denominado “Catadores de Lixo da Cidade”. Entende a secretária da pasta, Cristianlex dos Santos, que a partir de então essa equipe atuará numa política voltada para a destinação dos resíduos sólidos. “Momento importante para nosso Igaci, tenho certeza que a partir de então iremos colher bons frutos”, disse.

Olho d’Água das Flores

Ciclistas de toda parte estão sendo esperado neste domingo na sertaneja cidade alagoana de Olho d’Água das Flores. É que lá vai acontecer a VI Etapa do Circuito Integração de Ciclismo 2017. A adrenalina do evento fica por conta dos 31 km de estradas e  trilhas bem sinalizadas, trajeto com três paradas para a turma se hidratar. Por sinal no último, haverá um trio de forró pé-de-serra, esperando a galera para comemorar a festa.   

Cajueiro

Prefeitura e CPLA promovem nesta quarta-feira em Cajueiro, uma reunião com representantes do Banco do Brasil, a fim de atender aos agricultores da região. Trata-se de uma linda de crédito que a instituição bancária disponibilizará para os produtores de leite. O evento que é promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, acontece a partir das 9h no auditório da Câmara de Vereadores, afirma o secretário da pasta Otávio Neto. 

Penedo

A Codevasf  deu início na segunda-feira, da semana do Meio Ambiente, com uma vasta programação que vai se estender até sexta-feira. O órgão está viabilizando  um peixamento para inserir espécies nativas do Velho Chico como o surubim – praticamente desaparecida das águas da região e o pirá – peixe-símbolo do Rio.  A programação inclui ainda passeata, análise da qualidade da água do rio, trilha ambiental, ecogincana, plantio de mudas e aula de educação ambiental em um barco-escola.

Agreste

Devido o elevado período de chuva que estamos enfrentado agora, as águas dos rios perdem sua cor natural, ficando na condição de líquido barrento. Por conta disso, é que a CAB e a Casal estão tendo problema para garantir com qualidade o abastecimento de Arapiraca, Coité do Nóia, Craíbas e Igaci. É que estes municípios são atendidos pelo novo Sistema Adutor do Agreste, que está encontrando dificuldade para fazer o tratamento da água captada no rio. Esse sistema é operado pela CAB Águas do Agreste, empresa parceira da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Outra bronca

Quanto ao antigo Sistema Coletivo do Agreste, que também é operado pela CAB, está funcionando precariamente devido ao rompimento da Adutora. O dano ocorreu num trecho situado em um imóvel particular, cujo proprietário está colocando obstáculo para o acesso de funcionários da empresa. A Casal já recorreu a recursos legais para liberar o acesso e viabilizar o reparo na Adutora.