Roberto Baia

6 de junho de 2017

Uma boa pedida

uma boa pedida 600x300 c - Uma boa pedida

Estão abertas inscrições para participar de um bate-papo descontraído com Hermeto Pascoal, nesta quarta-feira (07), às 16h. A conversa acontece na Unidade Sesc Arapiraca e possui 60 vagas disponíveis.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio local até às 12h do dia do evento. Essa ação tem o intuito de aproximar público e artistas de Arapiraca e região do trabalho do compositor, arranjador e multi-instrumentista alagoano.

 

Internamento

Depois das fraturas e traumas resultantes dos acidentes com motocicletas, as quedas no ambiente doméstico representam a segunda maior causa de internamentos no Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca.

 

Técnico saiu

No início da tarde desta segunda-feira (5) a diretoria da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) anunciou a saída do técnico Maurílio Silva.

Em reunião, as partes entraram em acordo e o treinador, que foi eleito o melhor técnico do Campeonato Alagoano 2017, não seguirá no comando da equipe arapiraquense na sequência da Série C do Campeonato Brasileiro.

 

Assessoria

A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do ASA. “A diretoria Alvinegra agradece aos serviços prestados pelo treinador, que durante o tempo que esteve à frente da comissão técnica Alvinegra sempre honrou as cores do ASA. Em breve, a diretoria anunciará novidades sobre o novo treinador Alvinegro”, divulgou.

 

 

Queda em casa

Conforme relatório divulgado pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD) do hospital, no ano passado foram contabilizados 8.704 internamentos de pessoas que sofreram algum tipo de queda, sendo a grande maioria dentro de suas próprias residências.

 

Novas estratégias

De janeiro a maio deste ano, já foram registrados 3.400 atendimentos. Esse tipo de acidente é mais comum entre crianças menores de 12 anos e idosos com idade acima de 60 anos.

Para acompanhar mais de perto os atendimentos, bem como os pacientes e familiares, a direção do Hospital de Emergência Daniel Houly, por meio da médica Regiluce Santos e o assessor-diretivo Paulo Roberto Pereira, está apoiando novas estratégias das equipes dos profissionais de saúde.

 

A equipe

O grupo de trabalho é formado pelas psicólogas Mônica Leal, Lúcia Vanda, clínica-geral Adriana Barbosa, assistente social Deyse Malba e a enfermeira Elisângela Lira, que é coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e mestranda em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

 

Surubim

Um peixamento para inserir espécies nativas do Velho Chico como o surubim – praticamente desaparecida das águas da região do Baixo São Francisco – e o pirá – peixe-símbolo do rio – será o destaque da Semana do Meio Ambiente da cidade histórica de Penedo, em Alagoas. A ação de repovoamento é da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A programação do evento, que acontece de 5 a 9 de junho, inclui ainda passeata, análise da qualidade da água do rio, trilha ambiental, ecogincana, plantio de mudas e aula de educação ambiental em um barco-escola.

 

 

Penedo

A abertura das atividades ocorre na segunda (5), às 8h, com uma passeata pelas ruas de Penedo em defesa do São Francisco, com final na orla fluvial. Em seguida, professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizarão análise da qualidade da água do rio por meio do Projeto Observando Rios.

 

Peixamento

Às 10h, a Codevasf realizará o peixamento com espécies nativas, a exemplo do surubim, cuja tecnologia de reprodução artificial foi aprimorada recentemente pelos técnicos da Companhia que atuam no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba. Com essa ação, também serão introduzidos alevinos de pirá, peixe símbolo da bacia hidrográfica e extinto da região; este é o segundo peixamento realizado com a espécie após o sucesso na reprodução artificial.

 

… O procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, reuniu-se com os 17 promotores de Justiça aprovados no último concurso realizado pelo Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL).

 

… No encontro, a chefia da instituição quis fazer um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos novos membros e reforçou a importância da atuação de cada um deles de forma unificada.

 

… A reunião ocorreu na Sala dos Colegiados, no prédio-sede do Ministério Público. Participaram do encontro, além de Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, os promotores de Justiça Carlos Davi Lopes Correia Lima, Marllisson Andrade Silva, Wesley Fernandes Oliveira, Eloá de Carvalho Melo, Paulo Roberto de Melo Alves Filho, Vinícius Ferreira Calheiros Alves, Thiago Chacon Delgado e Bruno de Souza Martins Baptista.

 

… Também estiveram presentes Maurício Mannarino Teixeira Lopes, Ramon Formiga de Oliveira Carvalho, Lídia Malta Prata Lima, Maria Luísa Maia Santos, Viviane Karla da Silva Farias, Ivan Viegas Renaux de Andrade, Lucas Sachsida Junqueira Carneiro, Paulo Barbosa de Almeida Filho e Kleber Valadares Coelho Júnior.