Blog do Dresch

6 de junho de 2017

Elba Ramalho e a invasão sertaneja

elba ramalho e a invasao sertaneja 600x300 c - Elba Ramalho e a invasão sertaneja

                   Neste final de semana tiveram início as comemorações juninas em Caruaru (PE) e em Campina Grande, (PB), duas cidades que rivalizam pela melhor festa. Na cidade pernambucana, uma das atrações da primeira noite, foi a paraibana Elba Ramalho, que antes de entrar no palco, criticou a programação do São João de Campina Grande, pela utilização de duplas sertanejas do sul do país. Ela considera que essa “invasão sertaneja descaracteriza o São João do Nordeste, porque foge do estilo regional e ainda deixa centenas de bandas, trios de forró e artistas locais, de fora da programação”. Disse ainda que nunca foi convidada para participar da Festa do Peão Boiadeiro, no interior de São Paulo.

A invasão sertaneja 2

                   A primeira noite de São João em Caruaru, foi aberta pela banda de Pífanos de Caruaru, seguida por Elba Ramalho, banda Fulô de Mandacaru e ainda Alcymar Monteiro, que há 4 anos não se apresentava na cidade pernambucana. A Prefeitura espera receber 2,5 milhões de pessoas até o dia 29, quando a festa termina. A programação conta com cerca de 400 atrações, divididas em 17 polos espalhados pela cidade. Cerca de 75% dos artistas são de Caruaru. As chuvas que deixaram 800 pessoas desabrigadas e dois mortos, não prejudicaram a organização do São João, principalmente pela geração de empregos do evento e pelo movimento de recursos obtidos com a festa.

Semana decisiva para Temer

                   A Procuradoria-Geral da República deve denunciar esta semana o presidente Michel Temer, e assim aumentar a pressão sobre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que retoma na noite de hoje o julgamento da chapa Dilma-Temer. A cassação pelo TSE ainda é a maneira mais rápida de deposição, já que ele se “pendura” no bordão “não renunciarei”. A própria Procuradoria já acenou com a possibilidade de uma nova ofensiva contra Temer, antes que tivessem resultado as iniciativas dos políticos para sufocar a Operação Lava Jato. A própria prisão do assessor de Temer, Rodrigo Rocha Loures, no último Sábado, já evidencia a pressão sobre os ministros do TSE. Para o Palácio do Planalto há evidências de uma aliança informal entre o Procurador Rodrigo Janot e o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, para mudar os rumos do julgamento. Já Temer e seus aliados acreditam que escaparão do TSE, porém temem por fatos novos, coletados por Janot. Mas a estratégia é atacar o Ministério Público Federal e fragilizar seus argumentos.

 

A aposta na avicultura

             Alagoas volta a investir na avicultura familiar através de um programa desenvolvido pela Secretaria de Agricultura em parceria com os municípios alagoanos. O Programa de Avicultura Familiar será desenvolvido em 50 municípios, em um total de 1.500 famílias de produtores rurais, cada uma recebendo 60 frangos caipiras, aves poedeiras e de corte. Para a implantação do Proavis, o Governo do Estado investirá R$ 700 mil, provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), devendo os municípios interessados formalizar o termo de adesão, para implantação e acompanhamento do Programa.

A aposta na avicultura 2

             Até o momento nove municípios aderiram ao Programa (Rio Largo, Satuba, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Inhapi, São Miguel dos Milagres, Marimbondo e Capela). Na primeira etapa, as famílias selecionadas receberão o primeiro lote gratuitamente. Na segunda etapa, por intermédio da compra pelo município do produto excedente na merenda escolar, o pequeno produtor irá repor o plantel através da receita da sua produção. A Secretaria também vai disponibilizar para cada família, a ração referente a primeira semana e as aves.

Indiretas sem favoritos

                   Uma pesquisa Datafolha, publicada pelo jornal Folha de São Paulo, mostrou que não há um candidato favorito no Congresso, em caso de eleição indireta para a Presidência da República. A pesquisa ouviu 311 dos 594 parlamentares aptos a votar, e 61% dos entrevistados não citaram nenhum candidato espontaneamente. Outros 15% rejeitaram falar sobre a possibilidade de Michel Temer deixar o cargo, elevando para 76% a parcela sem candidato definido.

Indireta sem favoritos 2

                   Entre os parlamentares ouvidos, 9% citaram espontaneamente como candidato preferido o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ). Com 2% apareceram os nomes do ex-ministro Nelson Jobim (PMDB), Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva. Para 47% dos ouvidos, Temer deveria deixar a presidência. Entre esses, 36% defenderam a renúncia, 34% a cassação pelo TSE e 6% o impeachment. 40% disseram que deve permanecer no posto. Foram ouvidos 275 deputados (54% da Câmara) e 36 senadores (44% do Senado).

  • Com o objetivo de prevenir e evitar surtos de doenças decorrentes das enchentes, começou a funcionar ontem, o Hospital de Campanha do Exército, montado no Distrito Industrial de Marechal Deodoro, em um ponto equidistante desta cidade e do Pilar, duas das cidades mais atingidas pelas chuvas.
  • Cem militares montaram o hospital no final de semana, mas em virtude do atraso de alguns equipamentos, vindos do Recife, ele entrou em operação somente ontem.
  • O Hospital de Campanha do Exército possui recepção pra triagem, três enfermarias, farmácia, emergência, sala de procedimentos e 21 leitos. Ele vai funcionar 24 horas e permanecerá em atividade até que as unidades de saúde estejam aptas a operar normalmente.
  • Serão atendidas pessoas com doenças de veiculação hídrica como leptospirose, hepatites, diarreias entre outros. A atenção especial é para crianças e idosos.