Edmilson Teixeira

6 de junho de 2017

Canapi; retorno ao Sertão

canapi retorno ao sertao 600x300 c - Canapi; retorno ao Sertão

Ex-prefeito de  Canapi, Celso Luiz preso no dia 12 do mês passado pela Polícia Federal será ouvido nesta quinta-feira, dia 8, em Mata Grande, pelo juiz Anderson Santos Passos. Trata-se de uma audiência de instrução e que segundo o magistrado, o evento pode ser acompanhado pela imprensa. Celso que já foi deputado estadual, período em que presidiu a Assembleia Legislativa  e  também o CRB; encontra-se preso no Sistema Penitenciário de Maceió acusado de uma série de falcatruas cometidas ao longo de sua administração municipal, ocorrida entre 2013/2016.  

 

Relação

Celso Luiz responde a cinco processos de improbidade administrativa junto a Justiça.  Tem  uma pendência  de mais de 805 mil reais da Previdência, falta de repasse de empréstimos consignados, cujos valores foram descontados dos salários dos servidores, mas que não foram repassados para Banco do Brasil (242 mil reais) e Caixa (179 mil reais); falta de repasse do duodécimo do Poder Legislativo; além de um suposto desvio de mais de 11 milhões de reais, sobre valores provenientes de precatórios do Fundeb.  

 

Penedo

No último sábado, a Prefeitura  quitou mais uma parcela de débitos salariais deixados pela gestão Alexandre Toledo (PSDB)/Israel Saldanha (DEM). O montante herdado ultrapassa mais de R$ 3 milhões. Ainda restam seis parcelas, conforme acordo entre prefeito e servidores atingidos.

 

Delmiro Gouveia

 

Ontem em meio à festa para celebrar os 154 anos de aniversário de Delmiro Gouveia, se estivesse vivo, o prefeito Eraldo Cordeio anunciou mudanças em seu governo. Moises Aguiar é o novo secretário de Planejamento, pasta então ocupada pelo vice-prefeito Gabriel Varjão. Padre Eraldo como é conhecido o prefeito, ao que parece ainda não se adaptou ao convívio do mundo  político.

 

Traipu

 

No último sábado o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) comandou em Traipu, a abertura da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”. O evento na verdade que teve apoio da Prefeitura local, abriu o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, instituído pelo próprio CBHSF como o dia 3 de junho.

Igaci

 

Agricultores familiares de Igaci tiveram um dia especial na tarde da última sexta-feira.  É que por meio de uma emenda parlamentar, orçada em mais de 130 mil reais, eles foram contemplados com um trator composto de um arado, que visa atender a categoria, quanto ao plantio na região. Todos os beneficiados integram a AOCSAL, uma entidade não governamental que agrega hoje cerca de 240 agricultores familiares  de Igaci.

Cidadania

A ação faz parte de uma iniciativa do prefeito Oliveiro Piancó, que por meio da Codevasf, viabilizou a Emenda Parlamentar, concedida pelo senador Benedito de Lira e o deputado federal Arthur Lira. “Nossas investidas na agricultura têm sido fundamental para a satisfação de todos, sobretudo com as famílias que vivem no campo; onde  hoje, a palavra cidadania é o que não falta por parte da Prefeitura”, disse orgulhoso o secretário de Agricultura, André Medeiros.

Capela

 

Pelo 10º ano consecutivo, o ativista capelense José Everaldo, conhecido como Ecológico, conseguiu sensibilizar as escolas públicas e particulares de Capela, para a sua tradicional Caminhada Ecológica. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira, onde reuniu estudantes, professores, diretores de escolas e o povo em geral.  O manifesto faz parte do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. “Foi emocionante como sempre” disse o radialista Jorge Miguel.

 

Congresso

 

Arapiraca, Campo Alegre, Pindoba e São Luiz do Quitunde, são os únicos municípios alagoanos que estarão de segunda a quinta da próxima semana em Brasília,  participando do 33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

 

Anadia

A Prefeitura anunciou que não vai deixar passar em branco os festejos juninos, apesar de recomendações do Tribunal de Contas do Estado. Entende o prefeito Celino Rocha, que os custos financeiros serão baixíssimos por conta de uma programação totalmente caseira. Diz que  acima de tudo prevalece a cultura popular de um povo,  que tanto preza para comemorar essa passagem do ano. Serão 10 dias de festa, com concursos de quadrilhas e sanfonas, além de várias apresentações artísticas ! 

União do Palmares

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) intensificou a campanha ‘Inadimplência Zero’ no Estado de Alagoas, realizando reuniões regionais com assentados do crédito fundiário sobre a renegociação e quitação da dívida do crédito rural. Em União dos Palmares, na região da Zona da Mata, o encontro ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais, e estiveram presentes os representantes das 30 famílias do Assentamento Belo Horizonte.

 

Importância

 

De acordo com o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, essa mobilização é essencial para conscientizar os agricultores familiares sobre a importância da Lei Federal 13.340/16, que proporciona uma redução significativa da dívida, possibilitando a liquidação e a posse definitiva dos lotes.

 

 

Solidariedade

Estudantes da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau estão realizando uma campanha para ajudar os desabrigados e desalojados das comunidades afetadas. Os alunos do curso de Gastronomia resolveram ajudar com o que de melhor sabem fazer e, ao invés de apenas arrecadar alimentos e água, decidiram preparar e entregar refeições para as pessoas que perderam seus móveis e eletrodomésticos. Dessa forma, estão se revezando em turnos para organizar, higienizar, selecionar, cozinhar e servir em marmitas os alimentos que receberam de doação.

Feito da chuva   

A elevada turbidez da água do rio São Francisco afetou o abastecimento de Arapiraca, Coité do Nóia, Craíbas e Igaci. É que estes municípios são atendidos pelo novo Sistema Adutor do Agreste, que está encontrando dificuldade para fazer o tratamento da água captada no rio. Esse sistema é operado pela CAB Águas do Agreste, empresa parceira da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Outra bronca

Quanto ao antigo Sistema Coletivo do Agreste, que também é operado pela CAB, está funcionando precariamente devido ao rompimento da adutora. O dano ocorreu num trecho situado em um imóvel particular, cujo proprietário está colocando obstáculo para o acesso de funcionários da empresa. A Casal já recorreu a recursos legais para liberar o acesso e viabilizar o reparo na adutora.