Flávio Gomes

3 de junho de 2017

Janot, os meios e os fins

Demétrio Magnoli, sociólogo: “Os fins justificam os meios, segundo Rodrigo Janot. Em artigo publicado no UOL, o procurador-geral da República sustenta que seu acordo de delação premiada com Joesley e Wesley Batista, um salvo-conduto judicial absoluto, serve aos ‘interesses do país’. Ele critica os críticos do acordo, que teriam ‘deturpado’ o ‘foco do debate’. O ‘ponto secundário’ seriam ‘os benefícios concedidos aos colaboradores’. A ‘questão central’, porém, seria ‘o estado de putrefação de nosso sistema de representação política’. Ficamos sabendo, então, que o PGR mobiliza meios jurídicos (o acordo de delação) para alcançar fins políticos (expor a ruína do sistema de representação). É uma confissão espontânea de desvio de finalidade e abuso de autoridade. De fato, nosso sistema político é um material em estado de decomposição. Mas essa é uma interpretação do analista político – ou seja, de alguém que não detém as prerrogativas oficiais de investigar e demandar punições. Janot, o PGR, não tem o direito de agir segundo a bússola de uma análise política…”

Liderança

De janeiro a abril de 2017 as exportações nordestinas alcançaram US$ 5,1 bilhões, num crescimento de 31,1% em relação ao mesmo período de 2016, segundo o Banco do Nordeste.  Alagoas, com US$ 224,6 milhões, e Rio Grande do Norte foram os únicos Estados a registrar saldo positivo na balança comercial.

Avaliação

Senador Fernando Collor, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado: “A saída dos EUA do Acordo de Paris causará uma reação dos outros signatários. Será que China e Índia vão se sentir obrigadas a manter a política ambiental após a saída dos EUA? É uma irresponsabilidade.”

Vantagem

Com o agravamento da crise financeira, a proibição de doação de empresas a partidos e candidatos e as delações premiadas (em que o aliado de hoje pode ser o dedo duro de amanhã), a campanha eleitoral de 2018 terá ainda menos dinheiro. O que reforça as chances de candidato com apoio de governador ou prefeito.

Bronca

A Agência Reguladora de Serviços Públicos, órgão do Estado, autorizou a Casal a implantar reajuste de 10% na tarifa de água. O que motivou uma reação do deputado estadual Bruno Toledo (PROS): “Daqui a pouco tá mais barato comprar ouro do que água em Alagoas. É a mágica do governo regulando o governo”.

Emergência

A Caixa Econômica Federal liberou a ocupação de conjuntos residenciais, que não haviam sido entregues, para famílias, já cadastradas para eles, atingidas pelas chuvas em Alagoas. Esses conjuntos tinham pequenas pendências que inviabilizavam a liberação. A necessidade prevaleceu sobre os rigores da burocracia.

Homenagem

Procurador de Estado aposentado, o professor Gabriel Ivo será homenageado pela Revista da Procuradoria Geral do Estado de Alagoas, na próxima edição. A Comissão Editorial do Centro de Estudos entende que é reconhecimento ao trabalho jurídico e acadêmico de Gabriel Ivo nos 30 anos de atuação na PGE.

 

Insatisfação

Parte do PSDB na Câmara dos Deputados deseja o partido fora da base do governo Michel Temer. “No momento em que o partido decidir deliberar, sou a favor de entregar os cargos, mas manter a agenda de reformas. Não podemos estar junto de um grupo que não busca o esclarecimento dos fatos”, diz Daniel Coelho (PE).

 

*O Roadsec, evento itinerante que ocorre desde 2013, acontece neste sábado em Maceió, na unidade do Senai/Poço. A proposta é proporcionar conhecimento, diversão e oportunidades para estudantes e profissionais de segurança da informação. Às 9h30m.

*O Centro de Amor à Vida (Cavida) inicia neste sábado a fase de módulos do curso de capacitação “Suicídio: compreender para intervir”. O evento tem a abertura prevista para 14 horas, no auditório do Conselho Regional de Psicologia (CRP-AL).

*O cantor Fábio Leite é a principal atração da Festa Junina do MFC, que acontece neste sábado, a partir das 20 horas, no salão de eventos do 59º BIMtz. A festa terá sorteio de balaio junino, comidas típicas e apresentação de quadrilha junina. Contato: 99900.6591.

*O programa “Aplauso” deste final de semana é decicado ao Trio Nordestino. Sábado, 15 às 17 horas, na Difusora AM; domingo, 10 às 12 horas, na Educativa FM. O Trio Nordestino se apresentará no “São João no Paraíso”, dia 10, no Hotel Maceió Atlantic.

* O projeto “Cultura na Praça”, encabeçado pelo mestre Afrísio Acácio do Acordeon, será reapresentado na próxima 2ª feira, a partir das 8 horas, na Tenda Cultural da Praça Luiz Pereira Lima, Centro de Arapiraca. Uma atração a mais no dia da feira livre local.

*Maceió recebe, de 2ª a 6ª feiras próximas, a 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. O evento será realizado no Museu da Imagem e do Som (Misa), em Jaraguá, e todas as exibições serão gratuitas. A solenidade de abertura terá início às 20 horas da 2ª feira.

*Participação dos clubes alagoanos no Campeonato Brasileiro da Série C neste final de semana: sábado, a partir das 20h30m, em Fortaleza, Fortaleza x ASA; domingo, às 16 horas, no Estádio Rei Pelé, CSA x Sampaio Correia, do Maranhão.

 

“Há de existir crença enquanto existir pavor”

Olavo Bilac 

Poeta brasileiro