Edmilson Teixeira

2 de junho de 2017

Pilar, fim de festa! Reconstrução sim

pilar fim de festa reconstrucao sim 600x300 c - Pilar, fim de festa! Reconstrução sim

Prefeito pilarense Renato Resende tomou uma medida correta, com relação à situação vivenciada pela população do município. Suspendeu toda programação festiva que ocorreria no transcorrer deste mês, como parte das comemorações juninas (Santo Antônio, São João e São Pedro). A medida está relacionada à enchente das últimas chuvas, que praticamente desfigurou por completo o perfil da cidade, sobretudo  na região da parte baixa.

 

Saldo

 

Ao todo, 300 pessoas no Pilar ficaram desabrigadas e 4.000 desalojadas. “A minha principal prioridade agora é cuidar das pessoas e devolver uma cidade limpa, reconstruída, com casas para que eles possam morar com segurança”, afirmou o prefeito.

 

Marechal Deodoro

Assim como fez o prefeito do Pilar, Renatinho, o de Marechal Deodoro, Cacau também de forma sensata, suspendeu toda programação festiva junina, que estaria agendada para o transcorrer deste mês. Essas duas cidades da região metropolitana de Maceió, foram as mais atingidas pelas chuvas da última semana, sobretudo com a presença de um  forte lamaçal, lixo e muitos entulhos que devem durar dias para serem retirados das ruas.    

 

Penedo

A comunicação alagoana está de luto. É que na quarta-feira em Maceió, vítima de um infarto, morreu  o “Diamante Negro” do rádio alagoano,  como era conhecido Francisco Santos. Segundo o site penedense  Aqui Acontece, Chico Santos era dono de uma voz impactante e que por muitos anos marcou a radiofonia local, não só por seu talento incontestável, mas também pela forma com a qual exercia a profissão que tanto amava.  O enterro ocorreu na tarde de ontem, em Penedo.

 

Quebrangulo

 

Prefeito Marcelo Lima disse que esteve na quarta-feira em Brasília,  mais uma vez na sede da Caixa Econômica Federal. Foi cumprir audiência com o diretor nacional do programa habitacional “Minha Casa Minha Vida”,  Henrique Marra. “Tratei sobre a retomada da construção do Conjunto Geraldo Passos Lima e expliquei novamente a importância das 206 casas que restam para ser concluídas” disse, declarando que as recentes chuvas provaram o que tem afirmado há muito tempo: as famílias não podem esperar!

 

Lixões

Mar Vermelho e Viçosa são mais duas cidades alagoanas que decidiram destinar seus lixos para a Central de Tratamento de Resíduos (CRT), que fica no município do Pilar. Entende a prefeita de Mar Vermelho, Juliana Almeida, que esse é o caminho correto. Davi Brandão prefeito de Viçosa sentiu na pele o que é um lixão a céu aberto, depois deste temporal que tomou conta de seu município. Os dois representantes municipais, estiveram nesta quarta-feira, conhecendo pessoalmente o funcionamento da CRT.

Dimensão

Durante a visita, prefeitos e demais acompanhantes conheceram toda a estrutura, ouviram explicações de como funciona  a empresa  e acertaram os detalhes para a assinatura do contrato. A CTR  é o lugar onde todos os tipos de resíduos encontram uma destinação final ambientalmente adequada. Para realizar suas funções, o órgão conta com metodologia e tecnologia específica que varia em função das características dos resíduos tratados.

Reconhecimento

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, a vinda do Ministério das Cidades para Alagoas esta semana, mostra o engajamento dos poderes executivos; Estado, Governo Federal e gestões municipais em agir de forma rápida para solucionar os problemas que se agravaram após as chuvas em diversas cidades alagoanas.

 

Promessa

 

 “Os programas de políticas públicas do Ministério das Cidades estão todos à disposição de Alagoas. Na área de habitação, mesmo não sendo emergenciais, eles serão adaptados para esta plataforma urgente de atender à relocalização das famílias atingidas pelas chuvas. O Ministério está presente em Alagoas ouvindo os prefeitos na certeza de que eles são os lideres de reorganizar a urbanização das cidades”, informou Paulo Veloso, acrescentando que já existem procedimentos administrativos e jurídicos para o envio de recursos ao Estado de Alagoas.

 

Atalaia

Atalaia e outros 26 municípios de Alagoas, decretaram  situação de emergência na terça-feira. Para o prefeito, Chico Vigário, a resposta tem que ser rápida a essa situação emergencial, sobretudo visando amenizar o sofrimento de centenas de famílias atalaienses que estão desalojadas e desabrigadas. “Na reunião de terça-feira na sede da AMA, traçamos um plano emergencial onde atenderemos aos mais prejudicados por essa fatalidade, com ações assistenciais, principalmente com apoio do Estado e da União”, disse.

 

Maragogi

Enquanto isso, a  Prefeitura de Maragogi  promete se consolidar este ano, como a mais festiva cidade junina de Alagoas. A abertura acontece nesta sexta-feira, com shows de forró da Sedução e Rogério Som, isso no povoado Peroba. Dia 12 Dia dos Namorados, shows com  Maciel Valente e Dorgival Dantas e no dia seguinte,   Geraldo Cardoso e Brucelose. As festividades vão até o dia 29, Dia de São Pedro, reunindo grandes atrações do forró nordestino.  

 Força-conjunta

Até um grupo composto por 62  detentos dos presídios de Alagoas, está entrando na operação de limpeza das cidades atingidas pelas enchentes da última semana.  Além deles, o governador Renan Filho mobilizou uma força-tarefa esta semana, composta por equipes multidisciplinares de servidores estaduais, a fim de realizar um diagnóstico e garantir a assistência necessária aos moradores dos 27 municípios que estão em situação crítica.

Sistema

“Faremos a limpeza geral dos espaços públicos, ruas e vias de acesso. Nós formaremos duas frentes de trabalho com os apenados sob a coordenação de agentes penitenciários”, ressalta a gerente de Reintegração Social, Shirley Araújo. Além da mão de obra, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) doará milhares de pães produzidos no Complexo Penitenciário para os desabrigados e desalojados.