Flávio Gomes

2 de junho de 2017

O caso dos irmãos Batista

Do jornalista Jorge Oliveira: “Os irmãos Batista – Joesley, José e Wesley – deitaram na sopa no governo Lula. Além dos 8,1 bilhões de reais que embolsaram do BNDES, eles também espalharam seus tentáculos para outros setores importantes do país. Depois de arrastar o Temer para o buraco negro da corrupção, os Batista meteram as patas dentro do STF. Veja que coisa desagradável: o ministro Gilmar Mendes, da principal Corte do Brasil (sempre ele, gente!), fez reuniões com o Joesley. Discutiram, em encontro reservado, a contribuição do Funrural que os irmãos não queriam pagar, causa que o STF estava julgando à época. Os Batista lembram o bilionário Eike, aquele que esteve preso no presídio de Bangu. Descobriu-se que ele enriqueceu usando os mesmos expedientes dos goianos. Corrompia os petistas que facilitavam empréstimos nos bancos estatais como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e o BNDES, Casas da Mãe Joana no governo da dupla Lula/Dilma. Ou seja: os caras ficaram bilionários da noite para o dia as custas do suor do trabalhador brasileiro. E pensar que ainda existem lunáticos que vão às ruas pela volta dos gângsteres petistas, aí é de lascar.”

Currículo

Como a “Tribuna Independente” divulgou ontem, caso Michel Temer saia e haja eleição indireta para seu sucessor, o alagoano Aldo Rebelo pode ser candidato a vice-presidente da República na chapa do deputado Rodrigo Maia. Além de ter presidente da Câmara dos Deputados e ministro, Aldo é muito ligado a Renan Calheiros.

Prodígio

O legista George Sanguinetti ganhou repercussão nacional ao contestar a versão oficial das mortes de PC Farias e Suzana Marcolino, mesmo sem ter tido acesso ao local dos crimes. Ele ressurge, agora, dizendo que no áudio da conversa de Joesley Batista com Michel Temer “não há evidências de edição”.

Destaque

Ponto para Alagoas: Vinícius Palmeira, que comanda a Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió ((FMAC), é o novo presidente do Fórum dos Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas. O secretário de cultura de Campinas (São Paulo), Ney Carrasco, foi eleito vice-presidente.

Na área

O que se fala em Arapiraca é que a ex-prefeita Célia Rocha superou problemas de saúde e o desgaste da sua última gestão, estando a preparar sua campanha para a Assembleia Legislativa. A se confirmar tal pretensão, Célia passa a ser o referencial de oposição ao prefeito Rogério Teófilo nas eleições do próximo ano.

Jeitinho

As festas juninas de Maragogi começam hoje. Mesmo com poucos recursos, o prefeito Fernando Sérgio Lira conseguiu contemplar grupos locais e fechar com bandas de fora, negociando com rigor os cachês. A programação prevê Geraldo Cardoso, Brucelose, Noda de Caju, Forró do Muído e outros grupos.

Agenda

O Museu Ambiental Casa do Velho Chico se instala, de hoje ao dia 13, no Ginásio Helenildo Ribeiro, em Traipu. A abertura, hoje, presidida pelo prefeito Eduardo Tavares, coincide com os festejos da Semana do Meio-Ambiente e do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, celebrado em 3 de junho.

Opinião

Roberto Pompeu de Toledo, na “Veja”: “No cálculo de Temer a renúncia seria uma confissão de culpa e ele não se sente culpado. Claro, há o caso de Rodrigo Rocha Loures, o emissário de Temer flagrado com uma mala contendo 500.000 reais. Mas Rodrigo, explicou o presidente, é um moço ‘de boa índole’.

 

*Álvaro Vasconcelos, secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, comanda hoje a abertura da 18ª Feira de Produtos Orgânicos e Alimentos Funcionais. Das 7 às 11 da manhã, no pátio da Seagri, no Centro de Maceió.

*A Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança hoje “Biografias Graciliano”, box com livros sobre vida e obra dos alagoanos Aurélio Buarque de Holanda, Graciliano Ramos, Jorge de Lima e Lêdo Ivo. Às 19 horas, na Livraria Leitura, do Parque Shopping.

*O local do “O São João no Paraíso”, organizado por Dinho Vasconcelos, mudou da margem da Lagoa Manguaba, por causa das enchentes, para o Hotel Maceió Atlantic (antigo Meliá). Será no dia 10 de junho, com Trio Nordestino, Mô Fio e Nó Cego.

*Além de apoiar os festejos organizados nos bairros a Prefeitura de Maceió promoverá, na Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, quatro dias de festa com a participação de trios de forró e bandas locais. Os grupos interessados têm somente até hoje para se inscrever.

*Acontece hoje e amanhã a 1ª Jornada Odontológica da Liga de Diagnóstico Oral e Maxilofacial, com o tema “Ciência, clínica e diagnóstico”. O evento será realizado nos dias 2 e 3 de junho. Iniciativa de acadêmicos de Odontologia de várias instituições.

*Encerra-se hoje o prazo para gestores municipais preencherem o Plano de Ação do Sistema Único de Assistência Social de 2017. A partir de amanhã o Conselho de Assistência Social do Estado e dos Municípios tem um mês para emitir parecer.

*Na sua pretensão de subir para a Série A do Brasileiro, o CRB precisa ganhar seus jogos no Trapichão e somar pontos fora de casa. O desafio de hoje é em Barueri, São Paulo, a partir das 20h30m, quando o tricampeão alagoano enfrenta o Oeste.

 

“Novo ministro da Justiça é deplorável e patético”

 

Jânio de Freitas

Jornalista, sobre Torquato Jardim