Roberto Baia

1 de junho de 2017

Superlotação das delegacias

superlotacao das delegacias 600x300 c - Superlotação das delegacias

O vereador Melquisedec de Oliveira, em pronunciamento na tribuna da Câmara, fez uma denúncia e um pedido ao governador do Estado Renan Filho.

É que as delegacias, em Arapiraca, estão superlotadas.

Pra se ter uma ideia, a Casa de Custódia tem capacidade para 90 presos, porém, convivem 155. E o Pior é que, por lei, as delegacias são proibidas de receber presos de outra região. Mas, a justiça insiste em decretar, assim mesmo, as prisões. Levando aos delegados e responsáveis pelo sistema prisional de Arapiraca incorrerem em procedimento ilegal.

 

Sessão após a denúncia.

Contudo, o próprio vereador, agradeceu e elogiou o Governo do Estado, Renan Filho, dirigindo-se à Secretaria de Estado da Segurança Pública, a providência tomada, um dia após a sua denuncia em plenário.

“Apesar de estarmos longe de resolver o problema, agradeço a presteza e o senso de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado de alagoas, em ter tomado as devidas providências, com a transferência imediata dos presos que excediam a capacidade das prisões de Arapiraca”, declarou o vereador Melquesedec.

 

Edvânio do Zé Baixinho

O vereador Edvânio, da tribuna do Plenário da Câmara, alertou os seus pares, para a questão do transporte coletivo em Arapiraca.

“A frota que serve a nossa comunidade, já está vencida há mais de 20 anos”. As empresas de ônibus não estão respeitando as leis, nem tampouco a segurança e o conforto dos passageiros. Precisamos prestar mais atenção a esse problema, pois há anos os ônibus não têm a menor condição de uso e o mesmo cuidado devemos ter com os transportes alternativos e escolares”, finalizou Edvânio.

 

Solidariedade

A solidariedade dos alagoanos com as vítimas das chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias tem dado aos mais de 20 municípios afetados a esperança de dias melhores. Unidos por uma corrente do bem, sociedade civil e instituições públicas arrecadam diariamente milhares de donativos para mais de duas mil famílias de pessoas entre desabrigadas e desalojadas.

 

Voluntários

A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) se colocou à disposição como ponto de coleta, a fim de concentrar as doações, que seguem diariamente para a Cruz Vermelha, onde voluntários fazem a separação dos kits que são destinados às famílias.

O secretário Fernando Pereira explica que além de convocar a população para realizar as doações, a Seades também integra o Gabinete de Crise, criado para agilizar o socorro às vítimas.

 

“Volta pra casa”

“A secretaria se colocou à disposição do Governo estadual para integrar a operação ‘Volta Para Casa’, para aqueles moradores cujos imóveis não apresentam risco. As estratégias para que isso aconteça o mais breve possível já estão sendo articuladas entre Estado, secretarias e Defesa Civil”, disse.

Cidades afetadas

De acordo com o ultimo boletim do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), até a manhã de segunda-feira (29), 22 cidades foram afetadas pelas chuvas, resultando em um total de 553 famílias desabrigadas, 1.778 desalojadas e 750 relocadas para abrigos disponibilizados pelos municípios.

 

Agentes de saúde 1

Com Ascom – O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, atendendo reivindicação dos Agentes de Endemias e dos Agentes de Saúde do município, realizada através de seu sindicato, determinou que fosse realizado o pagamento do 13º salário desses servidores, até o final do mês em curso. Entretanto, dificuldades operacionais com o fechamento folha de pagamento desse mês, provocará um pequeno atraso nessa concretização.

 

Agentes de saúde 2

Na terça-feira (30), após reunião de esclarecimentos técnicos das dificuldades encontradas, ficou definido que após o fechamento da referida folha, os esforços da equipe técnica se concentrarão no objetivo de cumprir a determinação do prefeito Rogério Teófilo, para que no mais curto período de tempo seja efetivamente concluída a concessão desse benefício a essas categorias profissionais.

 

São Sebastião

Cerca de 35 mil moradores de São Sebastião, no agreste de Alagoas, passaram a usufruir nesta semana de mais qualidade de vida a partir de um investimento de meio milhão de reais da Codevasf na pavimentação em paralelepípedo de 6,3 mil metros quadrados de vias do município. A ação foi realizada com recursos do orçamento geral da União, destinados à Companhia por emenda parlamentar. A entrega da infraestrutura urbana ocorre na semana em que São Sebastião celebra seu aniversário de emancipação política – comemorado nesta quinta, dia 31.

 

 

 

… Os investimentos em infraestrutura urbana beneficiaram as ruas Leobino José do Nascimento, com 3,1 mil metros quadrados de pavimentação; a avenida Carlos Valê Ferro, com 2,0 mil metros quadrados; e a Travessa 15 de novembro, com 1,2 mil metros quadrados.

 

 

… A agente de saúde Islane Karina trabalha no entorno da Rua Leobino José do Nascimento. Para ela, como profissional de saúde da família, a nova infraestrutura trará resultados positivos para a saúde da população.

 

… “Quando chovia, aqui tinha somente lama. Esse calçamento veio para ajudar mesmo a gente. As poças de água que se acumulavam na rua eram foco do mosquito da dengue”, relata. “Agora com o calçamento não haverá mais acúmulo de água nas ruas”, acrescenta.