Roberto Baia

25 de Maio de 2017

Confusão em Campo Grande

O prefeito de Campo Grande, Arnaldo Higino, perdeu o equilíbrio e partiu para cima de um grupo de manifestantes ligados a educação municipal que protestavam contra a falta de pagamento do salário de dezembro, o 13º salário, um terço de férias e a comprovação do extrato das contas do município, que foi prometido pelo gestor como justificativa do atraso nos pagamentos.

 

Sem aumento

Segundo o professor do ensino fundamental e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Ivan Ponciano, o prefeito alegou que os manifestantes estavam mentindo e o que o município não deve nada.

“Miguel Higino sumiu com R$ 480 mil da repatriação, segundo informou próprio prefeito para assegurar que não pode pagar o aumento de 7.64%, nem essa ano e muito menos no próximo”, afirmou o presidente do Sindicamp.

“É uma situação complicada, mas os professores e funcionários de outros setores estão unidos nessa luta”, afirmou

 

Espólio de Adelmo

O falecimento de Adelmo Pereira deixou uma acirrada disputa pelo espólio. De acordo com uma fonte, há herdeiros novos aparecendo e cobiçando uma das maiores fortunas de Arapiraca. Consta que os filhos do casamento criaram, antes da morte do milionário, uma empresa para proteger o patrimônio dos outros herdeiros.

Pelo jeito, a disputa parece que vai ser boa.

 

Nealdo está certo

Do jornalista Carlos Nealdo, na sua página do Facebook:

“Rico viaja para a Europa como se estivesse viajando para Arapiraca. Pobre viaja para Arapiraca como se estivesse viajando para a Europa”.

 

Foi condenado

Com a promotora de Justiça Martha Bueno na acusação, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) conseguiu, na terça-feira (23), a condenação do réu Marcelo Augusto dos Santos pelo assassinato do comerciante Welmenson Alves Rodrigues, no município de Palestina, em 2014.

 

Promotora

Em virtude de cometer homicídio qualificado por não dar chance de defesa à vítima, Marcelo Augusto foi condenado à pena de 19 anos 10 meses de reclusão a ser cumprido em regime fechado.

Martha Bueno também lembrou na sua exposição que o réu Marcelo Augusto era reincidente no tipo penal. “Pesa contra ele uma condenação transitada em julgado por homicídio cometido no município de Arapiraca”, expôs a promotora de Justiça

O segundo autor material do crime, Tiago Henrique Pinheiro da Silva, chegou a ser denunciado pelo Ministério Público Estadual, mas encontra-se foragido.

 

O caso

No dia em que foi morto, Welmenson saiu da sua residência no início da tarde para vender queijo no povoado Vila Santo Antônio, em Palestina. Sem enxergar muito bem, ele bateu sua motocicleta na dos seus algozes, que, embriagados, haviam se acidentado na entrada do povoado pouco antes.

A vítima chegou a se desculpar pela batida, mas os réus negaram a cortesia e decidiram se vingar. Marcelo Augusto sacou então pistola e disparou contra o comerciante. O primeiro tiro acertou a perna de Welmenson, que ainda tentou fugir. No entanto, o réu o perseguiu e ceifou-lhe a vida.

 

 

Fiscalização

Após vistoriar a estação de tratamento de água da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), responsável pelo abastecimento nas cidades de Junqueiro e São Sebastião, na terça-feira (23), a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco constatou que os munícipes não recebem o produto devidamente tratado. A preocupação é com a saúde da população, que acaba consumindo água contaminada e fica exposta aos vários tipos de doenças.

sucateamento

As irregularidades encontradas vão do total sucateamento do prédio da estação até um grande desperdício da água que deveria chegar nas torneiras da comunidade.

Durante os trabalhos, os técnicos que integram a equipe água e saneamento da FPI concluíram que o processo de tratamento realizado no local está em desconformidade com os protocolos estabelecidos para essa situação.

 

Sulfato de alumínimo

“Encontramos várias não conformidades. Entre eles, a não utilização do sulfato de alumínio, produto químico usado para separar a sujeira sólida da água. O sulfato até foi comprado, mas o equipamento para fazer a diluição está quebrado. Também não encontramos o equipamento para medir a quantidade de cloro, que foi adicionada a água, para sua desinfecção e os valores que deveriam ser determinados por um equipamento, o calorímetro. Assim, o produto é colocado sem qualquer parâmetro. É uma situação preocupante e precisa ser contornada com urgência”, disse a coordenadora da equipe.

 

 

… Um jovem de 22 anos e um adolescente de 17 morreram na noite de terça-feira (23), nas imediações do antigo lixão de Arapiraca, no bairro Mangabeira, após confronto com militares do Batalhão de Radiopatrulha (BPRp) que pertence ao 3º BPM. 

 

… Informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), eles já vinham cometendo assaltos desde o início da manhã na cidade de Limoeiro de Anadia, vizinha a Arapiraca. Inicialmente, a dupla roubou uma moto CG Titan azul, com a qual abordou o motorista de um Uno e o roubou em seguida, abandonando a motocicleta.

 

… Durante a fuga, José Alan Firmino Alves, de 22 anos, e Carlos Antônio Dantas da Silva, 17, depararam-se com a guarnição do BPRp e atirou contra os policiais, que revidaram. Feridos, eles foram levados pelos próprios policiais até o Hospital de Emergência do Agreste, mas morreram antes de dar entrada na unidade hospitalar.