Edmilson Teixeira

25 de maio de 2017

Capela

capela 1 600x300 c - Capela

Radialista Jorge Miguel, o homem que corresponde às informações de Capela diariamente para as emissoras de rádio da capital, diz que está em festa. Tudo porque seu neto, José Wyllyson  Santos,21, foi aprovado agora  no vestibular do Cesmac, no  concorrido curso de Direito ocupando a sétima posição entre todos os concorrentes. “Sábado vamos reunir a família, a fim de comemorar essa grande façanha alcançada pelo nosso garoto”, disse “babando” de alegria o  radialista.

Atalaia

Durante toda manhã  desta quinta, acontece na fazenda Santa Cruz, a  segunda edição da Feira do Gado. O projeto foi lançado pela Prefeitura de Atalaia, a fim de funcionar  todas as quintas-feiras, com a promessa de movimentar a economia da região. Para que se tenha uma ideia, pecuaristas e comerciantes de Igaci, Palmeira, Rio Largo e Piranhas, compareceram durante seu lançamento, que chegou a movimentar cerca de 150 mil reais com a venda de mais de 100 animais.  

Movimentação

“Eventos desse porte, é muito interessante para o município de Atalaia. Tanto os criadores, como os demais comerciantes, estavam precisando desse espaço, que apesar de está apenas no começo, já notamos uma grande movimentação de vendas”, destacou Neno Lopes, proprietário da fazenda Santa Cruz, ressaltando também, a importância de que todos os animais são inspecionados por técnicos da Adeal, e que sua propriedade oferece uma estrutura sem igual para esse tipo comércio. 

Conab

O secretário da Agricultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, informa que Alagoas terá dois postos avançados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Arapiraca e Santana do Ipanema, para a venda de milho. Um pleito feito ao presidente da Conab, Francisco Marcelo Rodrigues, que vai atender a demanda do Agreste e do Sertão, afirma o secretário. Atualmente a Conab conta com um Posto avançado em Maceió e outro em Palmeira dos Índios.

 

Traipu

A partir de agora, Traipu está inserida em todas as discussões voltadas para o desenvolvimento do Turismo”, disse a secretária municipal de  Turismo, Cultura e Igualdade Racial,  Suely Galvão. É que  na terça-feira  em Maceió, ela teria participado do Fórum Estadual de Turismo, onde foram discutidas pautas voltadas para o fomento do seguimento em Alagoas.  “Toda a documentação necessária para inserir o município no Mapa do Turismo está em ordem”, comentou.

Traipu – projetos

 

Também na terça-feira,  Suely Galvão, esteve reunida com a Assessora Técnica do Senac Alagoas, Geilsa Martins Rocha, na sede do órgão, em Maceió, onde discutiu a realização de uma parceria para a implantação de cursos profissionalizantes voltados para o Turismo em Traipu. “Queremos inserir a sociedade traipuense nos projetos voltados para o setor turístico em nosso município”, destacou, acrescentando que o projeto envolve as escolas e os estudantes.

 

Energia

Ontem foi lançado ontem em Maceió, assim como nas demais capitais do Nordeste, o  “Agroamigo Sol”, nova linha de financiamento do Banco do Nordeste voltada a projetos de energia solar para agricultores familiares. Durante o evento, foi assinada a primeira proposta de crédito em Alagoas, que prevê a implantação de sistema de energia solar em uma agroindústria de polpa de frutas de Santana do Mundaú.

Moleza!  

O novo modelo de financiamento é destinado à implantação de sistemas de micro e minigeração de energia solar. Com taxas a partir de 0,5% ao ano, os recursos podem ser aplicados em obras de melhorias nas propriedades, como sistemas de bombeamento, irrigação e dessalinização de água; além de eletrificação de cercas, entre outros, contribuindo para a redução dos gastos com energia elétrica em iluminação e utilização de máquinas e eletrodomésticos, a exemplo de freezer para armazenamento de produtos.

Arapiraca

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca quer ampliar o número de empresas adeptas ao projeto “Troco Solidário”. O objetivo da campanha é levantar recursos para ajudar na manutenção de instituições filantrópicas da cidade.

O projeto funciona há quase um ano com a doação de troco, geralmente moedas, que são colocadas em cofrinhos distribuídos nas empresas participantes. 

 

 

Sistema

“Ao final de um período, o valor é conferido pelo lojista e um colaborador da CDL, e depois repassado às instituições cadastradas. Esse é um importante passo na construção de uma responsabilidade social da instituição e do nosso comércio”, comentou a presidenta da CDL, Tania Nubia.

 

São Sebastião

Na cidade de São Sebastião, ontem dois bandidos  fortemente armados fizeram um verdadeiro arrastão em uma lan-house.  De acordo com as informações policiais, os criminosos chegaram num Fiesta de cor preta e placa não identificada. Logo após observar o ambiente, os elementos anunciaram o assalto.

Delmiro

Quem esteve esta semana em Delmiro Gouveia, foi  ator global Marcos Frota. Foi na missão de acertar os últimos detalhes antes da instalação de uma unidade da Universidade do Circo (Unicirco) que deve ocorrer ainda este ano. O projeto de ações artísticas, culturais, sociais e pedagógicas na área de circo, é desenvolvido há mais de 25 anos no Rio de Janeiro/RJ e atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Sistema 

A Unicirco é um sistema aberto de educação, que tem como eixo a milenar arte circense. Foi concebida como centro de excelência para o desenvolvimento técnico e artístico das atividades circenses. O projeto consiste na preocupação paralela de oferecer novas oportunidades de aprendizado e experiências alternativas, em sintonia com as necessidades da educação popular.

Jequiá da Praia

Secretarias de Educação e Saúde estão unidas em Jequiá, a fim de atuar com a educação de alunos que enfrentam problemas de necessidades especiais. A campanha visa à inclusão  no processo de ensino-aprendizagem. A ação consiste no atendimento clínico geral e orientação de psicóloga, no intuito de garantir qualidade de ensino na Educação Inclusiva. Ontem por exemplo, houve uma triagem no povoado Lagoa Azeda