Blog do Dresch

24 de maio de 2017

Força Tarefa apresenta resultados positivos

forca tarefa apresenta resultados positivos 600x300 c - Força Tarefa apresenta resultados positivos

             O programa Força Tarefa, lançado há dois meses pela Secretaria de Segurança Pública, já apresenta um saldo positivo nas cidades onde foi implantado. Segundo o Secretário de Segurança, Cel. Lima Júnior, houve uma redução considerável nos roubos a residências e assaltos a ônibus na capital, e uma diminuição acentuada nos índices de criminalidade em Arapiraca, União dos Palmares e Penedo. A Força Tarefa diminuiu diversas ações criminosas como assaltos e roubos a estabelecimentos comerciais, residenciais, carros, motos e cargas.

As metas da Força Tarefa 2

             Ainda segundo o Secretário da Segurança Pública, os números são bastante otimistas quando comparados com a criminalidade registrada em períodos anteriores. Ele argumentou também que a redução alcançada se deve a parcerias firmadas com setores da sociedade, como com os rodoviários, no caso dos assaltos a ônibus e com os empresários em relação aos estabelecimentos comerciais. Lima Júnior destacou igualmente o trabalho conjunto com os Centros Integrados de Segurança Pública, nas cidades onde já estão em operação.

 

Reestruturação da Odebrecht

             A Odebrecht Óleo e Gás (OGG) protocolou na segunda feira, o seu plano de recuperação judicial, na Justiça do Rio de Janeiro. A companhia pretende reorganizar o fluxo e condições para um total de US$ 5 bilhões em dívidas financeiras. Trata-se da última reestruturação da dívida dentro do grupo Odebrecht que estava pendente. A operação, no entanto, não afeta a holding, pois não há compromissos com aval ou garantia da controladora. A holding apenas fará um aporte de R$ 100 milhões para giro de rotina. A OGG é hoje controlada 100% pela Odebrecht, já que no ano passado a holding adquiriu a fatia dos sócios minoritários. A negociação com os credores começou há cerca de 18 meses, quando a Petrobrás cancelou o contrato de uma das sete sondas de exploração que a companhia opera. No modelo utilizado pela OOG, o plano é levado ao Juiz com as condições já aprovadas pelos credores. O processo não inclui dívidas operacionais, com fornecedores e trabalhadores, uma vez que a empresa mantém estes pagamentos em dia.

 

O retrato da injustiça

             A Defensoria Pública de São Paulo acionou o Superior Tribunal de Justiça para obter a liberdade para uma mãe, condenada por roubar ovos de Páscoa e um quilo de peito de frango em 2015. Ela tem três filhos menores de 12 anos, e vive com o filho mais novo, de 20 dias, em uma cela superlotada na Penitenciária Feminina de Pirajuí. A pena determinada a ela foi de três anos, dois meses e três dias em regime fechado, bem maior do que as aplicadas aos ladrões da Operação Lava Jato até agora.

BNB lança Agroamigo Sol

             Uma nova linha de crédito disponibilizada pelo Banco do Nordeste, batizada de Agroamigo Sol, será lançada hoje (24) em Maceió. O novo modelo de financiamento é destinado à implantação de sistemas de energia solar. Dois projetos de Santana do Mundaú beneficiarão uma agroindústria de produção de polpa de frutas, utilizando um sistema de energia fotovoltaica. O objetivo é garantir uma série de financiamentos voltados à agricultura familiar em Alagoas, sempre com o uso de energias renováveis.

O humor como bem imaterial

            Os humoristas cearenses fazem parte de uma escola reconhecida nacionalmente. São talentos como Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcante, que elevaram o nome do estado do Ceará, e colaboraram para que o humor local passe a ser um bem cultural de natureza imaterial. Lei neste sentido, foi sancionada semana passada. Aos nomes mais conhecidos acrescente-se Tiririca, Falcão, Rosicléia, Adamastor Pitaco e mais recentemente Edmilson Filho, com os filmes Cine Holliúdy (2012) e Shao Lin do Sertão (2016).

O humor como bem imaterial 2

              Outro ponto que contribui para a valorização humorística é o Museu do Humor, em Fortaleza. O local é considerado um museu vivo, que está sempre se renovando, com novos talentos, sem esquecer porém, a lição deixada pelos mestres. Chico Anysio é um deles. Com duas salas do local, onde estão vestimentas e utensílios de alguns dos seus mais de 200 personagens. É o caso do Professor Raimundo, cujo jaleco, peruca e bigode ocupam lugar de destaque no Museu.

 

 

  • As recentes chuvas que caíram principalmente na capital alagoana nos últimos dias, acabaram provocando uma situação de risco pouco comum no Nordeste.
  • Árvores centenárias desabaram com as chuvas e com a ventania, mas por providência divina, praticamente causaram danos irrelevantes.
  • Apenas uma pessoa sofreu ferimentos leves, quando uma árvore, localizada na Praça da Cadeia, em frente ao quartel da PM, caiu sobre um carrinho em que ela trabalhava.
  • A situação exigiu da Prefeitura de Maceió uma operação de supressão de árvores avaliadas em situação de risco de queda. O trabalho aconteceu no centro e também no Benedito Bentes, Farol e Serraria.
  • Equipes da Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizaram uma vistoria na cidade e orientaram a população sobre os cuidados a serem tomados, quando de chuva e vento fortes.