Edmilson Teixeira

23 de Maio de 2017

Voo da agonia

Sufoco e muito desespero entre passageiros e tripulantes da aviação Azul, durante um  voo de Maceió para o Recife na noite de sexta-feira. “Já próximo da nossa chegada, o avião começou a entrar numa zona de turbulência, ocasião em que todo mundo se apavorou com o terrível declínio brusco que ocorreu na aeronave” comentou Marcelo da Caixa, o Rei do Relógio como é conhecido o filho da cidade de Capela. “Agora é só comemorar”, brincou ao lado da esposa Eliane, após desembarcar de seu retorno ontem pela manhã em Maceió.   

Santana do Mundaú – inovação

É no município de Santana do Mundaú, que o Banco do Nordeste viabilizou a implantação de  dois projetos de energia renovável voltada para agricultura familiar, por meio da linha  de crédito  o “Agroamigo Sol”. É que nesta quarta-feira, o BNB fará o lançamento desse novo modelo de financiamento que é destinado à implantação de sistemas de micro e minigeração de energia solar.

Santana do Mundaú – polpas

Os projetos  beneficiarão uma agroindústria de produção de polpa de frutas, a partir da implantação de sistema de energia fotovoltáica. O investimento produzirá 525 kilowatts, o equivalente a uma redução na conta de energia de cerca de R$ 800 mensais, e que pode ser ampliando conforme necessidade do cliente.

Benefícios

Para o gerente de Microfinanças Rural do BNB em Alagoas, Daniel Tenório, o projeto marca o início de uma série de financiamentos que permitirão o aumento da competitividade na agricultura familiar do Estado. “O Agroamigo Sol beneficiará pequenas propriedades rurais com financiamentos em energia solar fotovoltaica, gerando cada vez mais desenvolvimento e renda para as famílias nordestinas”, esclarece.

 

Porto Calvo – presença


A deputada Thaise Guedes (PMDB) não tem medido esforços, a fim de interagir com o interior do Estado, sobretudo levando ações sociais para grandes eventos coletivos, focados com temas direcionados para a ocasião do momento. Um grande exemplo foi no último sábado, quando a deputada foi a Porto Calvo, encerrar um série de  comemorações alusivas ao mês das mães.

 

Porto Calvo – brindes

 

Numa anima festa com brincadeiras, pipoca, algodão doce, distribuição de lanches, as mães também tiveram a oportunidade de concorrer a valiosos prêmios como: geladeiras, fogões, máquinas de lavar, microondas, panelas, liquidificadores, ferros, sanduicheiras, ventiladores, além de artigos de beleza. “A deputada trouxe felicidade, esperanças, renovação de sonhos e novas expectativas para as mamães portocalvenses, que puderam sentir-se valorizadas com o carinho recebido”, disse o vereador Misso (PSDC).

 

Iteral

Alagoas está marcando presença em Belém durante toda esta semana, quando  acontece a V edição do Encontro Nacional das Comunidades Quilombolas. O tema do evento é: “Terra titulada: liberdade conquistada e nenhum direito a menos”. O encontro que teve início  ontem,  vai até sexta-feira no Hotel Gold Mar. A realização é da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e reune lideranças de todo o país.

Alagoas

 A delegação alagoana que ganhou apoio logístico do Iteral é representada por membros das comunidades remanescentes de quilombo: Mumbaça (Traipu); Puxinanã (Major Isidoro); Poço do Sal (Pão de Açúcar); Palmeira dos Negros (Igreja Nova); Gameleiro, Aguazinha e Guarani (Olho D´Água das Flores).  

Coruripe

Cerca de 500 gestantes do município de Coruripe estão envolvidas no projeto “Avança Saúde” que ontem começou a fazer palestra sobre a mortalidade infantil, nas 16 Unidades Básicas de Saúde. Elas serão orientadas  sobre eclampsia, cuidados com a alimentação, emoções, direitos das gestantes, práticas de atividades físicas e cuidados com a saúde bucal.  

Penedo

Faleceu na manhã de ontem, o professor e servidor púbico federal, Wilton Lucena, após complicações ocasionadas por um infarto agressivo sofrido recentemente. O docente, que era um dos mais antigos professores da Faculdade Raimundo Marinho de Penedo, estava internado no Hospital do Coração, em Maceió, local onde seu falecimento foi registrado. O sepultamento será na manhã desta terça em Penedo.