Flávio Gomes

18 de Maio de 2017

Muito além do PT

Jornalista Kennedy Alencar: “O interesse público a respeito de uma eventual delação premiada do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci Filho vai muito além do que ele pode contar a respeito do PT. Se Palocci não tivesse caído da Fazenda em 2006 por conta do episódio da quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo Pereira, teria sido ele e não Dilma Rousseff o candidato à Presidência da República pelo PT em 2010. Era clara a preferência política de Lula por Palocci. Nesse contexto, a depender do que disser ao Ministério Público Federal, poderá trazer novos complicadores para o ex-presidente Lula em particular e para o PT de modo geral. No entanto, ao depor perante o juiz Sergio Moro, o ex-ministro da Fazenda disse que tinha informações que poderiam render mais um ano de investigação à Lava Jato. Essa declaração é sinal de que uma delação de Palocci, se confirmada, não deverá se restringir ao PT. Pelas relações que ele teve com todos os grandes grupos empresariais do Brasil, o que envolveu interesses de alto valor, uma delação dele teria capacidade de atingir setores importantes da economia brasileira.”

Bom senso 

Finalmente o governador Renan Filho deixou de lado conselhos para aguardar a Prefeitura de Maceió definir o reajuste dos servidores para, só então, anunciar a posição do Estado em relação ao seu funcionalismo. Garante ele que na próxima semana define o reajuste. Que deverá ser de 6,29%, de forma parcelada.

Vitrine

Acontece hoje e amanhã, no Rio de Janeiro, o Fórum Nacional, reunindo gestores públicos e iniciativa privada, para discutir “Recessão, crise estadual e da infraestrutura”. Uma atração será Renan Filho, pela curiosidade de outros governadores sobre como ele tem mantido Alagoas bem, administrativamente.

No páreo 

A família continua insistindo para Teotonio Vilela Filho não disputar mais mandato, mas dificilmente ele resistirá às pressões de amigos e correligionários do PSDB. O partido deseja vê-lo candidato de novo ao Senado, em 2018. Téo foi senador por 20 anos seguidos e governador de Alagoas por dois mandatos consecutivos.

Orientação 

Do deputado estadual Rodrigo Cunha, sobre o portal Monitora, criado por ele há quase um ano para acompanhar as promessas do governo: “As pessoas precisam saber onde estão gastando os recursos, porque algo foi prometido e não cumprido; ou como o governo pretende resolver tantos problemas em nosso estado”.

Missão 

A Secretaria de Segurança Pública está com uma meta definida para maio: diminuir os índices da criminalidade em Maceió, interrompendo a alta dos últimos meses. No interior os índices também aumentaram, mas Maceió é mais significativo, do ponto de vista de números, até por ser um dos principais destinos turísticos.

Agenda

Os trabalhos de hoje da XI Conferência Estadual da Advocacia, na sede da OAB/AL, serão abertos às 9 horas e prosseguirão até a noite. O painel de encerramento, às 21 horas, terá palestra de Humberto Martins, vice presidente do Superior Tribunal de Justiça, sobre “Procedimento e a Ética do Magistrado”.

Opinião

Do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), segundo informações da Agência Estado: “Das reformas que avaliei, já feitas ou em curso, não há país no mundo que esteja fazendo uma reforma da Previdência tão suave e com um prazo de transição tão grande como o do Brasil, que é de 20 anos”.

 

*Com supervisão da Arsal, a Transpal e a empresa Veleiro lançam hoje a Bilhetagem Eletrônica Metropolitana, para 46 ônibus que transportam cerca de 12 mil passageiros/dia entre Rio Largo e Maceió. Às 9 horas, no auditório do Sest/Senat, no Murilópolis.

*O Cesmac realiza hoje e amanhã, no Centro de Convenções de Maceió, o III Congresso Internacional de Direito. A abertura terá como atividade principal a conferência “Provas, Processo e Expectativas Sociais”, com o Prof. Dr. Rui Cunha (Coimbra).

*Hoje, às 8 horas, pela Semana dos Museus, o Museu Théo Brandão tem atividades dos grupos de trabalho “Artes, antropologia e construções sociais”, “Memória, história e esquecimento” e “Museus e histórias controversas”, coordenados por Verônica Consuêlo.

 

* O Conselho Gestor do Passeios Turísticos em Embarcações na Orla Marítima e Lagunar de Maceió realiza, hoje, um seminário voltado para os profissionais que trabalham com embarcações turísticas. O encontro acontece na Associação Comercial de Maceió.

 

*Até hoje estão abertas as inscrições para a oficina de composição coreográfica “O que me move?”, ministrada pela professora do curso de Dança em Licenciatura da Ufal Nadir Nóbrega. A aula será realizada no próximo sábado, 9 horas, no Museu Théo Brandão.

*O projeto “Papo de Mestre” volta hoje, às 14 horas, na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, com o tema “Mulheres Nordestinas – Direitos e Conquistas”. O debate terá Eulina Ferreira Silva Neta, policial, e Paulo Vitor Coutinho, do Cedim. 

*“Volta à Seca” retorna hoje ao Teatro Deodoro, dirigido por Marco Antonio de Campos, com Chico de Assis e Nany Moreno no elenco. Serão realizadas duas sessões gratuitas, às 15 e 19 horas. A peça é inspirada no livro “Andarilhos”.

 

“A informática criou uma coisa realmente maravilhosa: erros cada vez maiores cometidos em espaços de tempo cada vez menores”

Millôr Fernandes

Jornalista e escritor