Edmilson Teixeira

17 de Maio de 2017

Maribondo

Val Borges suplente de vereador e que está à frente do principal  Posto de Atendimento de  Saúde de Maribondo, esteve em Brasília agilizando em alguns órgãos federais, projetos pendentes que estão engatilhados para seu município, sobretudo vinculados à Saúde. Sua influência nos bastidores políticos; tanto em Alagoas como na capital federal, lhe credenciou para ser um representante do prefeito Leopoldo Pedrosa, na busca de algo importante para os maribondenses. Na foto, Val Borges aparece ao lado do cômico deputado paulista, Tiririca.

 

Igaci

 

Em parceria com a AAGRA e EMBRAPA o município de Igaci recebeu na última sexta-feira, 12 Minibibliotecas Rurais com um acervo de 120 livros cada, contendo títulos voltados para o manejo agropecuário. Entende o prefeito Oliveiro Piancó, que essa ação impulsionará o desenvolvimento da Educação do campo, sobretudo pelo vasto conteúdo técnico e bastante ilustrativo contido em cada tipo livro especializado para essa finalidade.

 

Valores

 

“Mensurando financeiramente foram R$ 14.400, 00 investidos na estratégia de leitura e desenvolvimento sustentável”, confessa o prefeito Oliveiro Piancó salientando que nesse embalo foram capacitados 24 voluntários responsáveis pela proposta que será acompanhada por dois anos pelas organizações parceiras. A coordenação deste projeto é da secretaria de Meio Ambiente, pasta que tem à frente a secretária Christinalex.

 

Taquarana

 

A Emater/AL e a Prefeitura de Taquarana oficializaram parceria para a instalação de um Centro de Comercialização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A previsão é de que no segundo semestre deste ano o Centro já esteja funcionando.

 

 

 

Cosems

 

Dirigentes  do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) se reuniram na segunda-feira, com o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, técnicos e superintendentes vinculados à pasta com o intuito de alinhar as ações e agilizar os pleitos dos municípios alagoanos.

 

Fraudas  

 

O diálogo constante entre Cosems e Sesau culminou na liberação, a partir desta semana, de aproximadamente 290 mil pacotes de fraldas geriátricas para os municípios alagoanos, por meio do sistema Horus (Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica).

 

 

Penedo

 

 

Na tarde de segunda-feira, a Prefeitura de Penedo, através da Comissão de Sindicância, cumpriu a penúltima etapa para a entrega definitiva das 245 residências do Conjunto Velho Chico II, localizado do Bairro Raimundo Marinho. A obra foi construída pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

 

Marcha 

 

Cerca de 60 prefeitos alagoanos estão na capital federal desde segunda-feira, participando da XX Marcha em Defesa dos Municípios Brasileiros. Ontem o destaque do evento, foi o presidente Michel Temer, que durante a abertura assinou  a medida provisória (MP) ampliando o prazo de parcelamento da dívida dos municípios com o INSS. O governo ampliou esse prazo para até 200 meses. Hoje, municípios podem parcelar dívidas previdenciárias em até 60 vezes, desde que deem uma entrada de 20% do valor devido.

 

Avaliação

 

Segundo o presidente da AMA, Hugo Wanderley, a decisão do presidente é o reconhecimento ao papel que os municípios exercem hoje e as dificuldades financeiras que tem enfrentado. Para ele, o parcelamento vai dar uma folga no caixa dos municípios, sobretudo, para que possam continuar a executar as políticas sociais e os programas criados pelo governo federal; que hoje sobrecarregam a gestão.

 

 

São Luiz de Quitunde

 

Cícero Cavalcante mostrou que continua sendo um grande líder  em São Luiz de Quitunde. Quem pôde presenciar  tal avaliação foi o governador Renan Filho na última segunda-feira  ao lado de seu pai, o senador Renan Calheiros. Eles  foram entregar algumas obras que o Estado executou  naquela região; como é o caso de uma escola que estava há 17 anos abandonada, mas que agora foi reaberta com total reforma.

 

São Luiz –

 

Cícero Cavalcante em São Luiz só perdeu até agora uma eleição. Mesmo assim,  11 meses depois, ele assumiu a Prefeitura (na condição de segundo colocado) visto que o prefeito eleito Jean Cordeiro teria perdido seu mandado por determinação da Justiça Eleitoral, acusado de compra de voto. A atual prefeita, Fernanda é sua filha. Na gestão passada, foi Cícero quem colocou Eraldo Pedro no trono como prefeito, o candidato que Cavalcante abraçou a campanha de corpo e alma.

 

Pioneiro no Norte

 

Na área de segurança pública, lá em São Luiz, o governador e o secretário Lima Júnior assinaram a ordem de serviço para a construção de um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) na cidade, o primeiro da região Norte do Estado. Seis destas unidades já se encontram em funcionamento em Alagoas. O sétimo Centro será inaugurado nesta quarta-feira, em Cajueiro. Até o final do ano serão 20.

 

 

 

Delmiro

 

Como medida de contenção de despesas no orçamento do município, foi que na segunda-feira, a Prefeitura de Delmiro dispensou cerca de 50 funcionários contratados. Parte desse elenco estava atuando na Secretaria de Infraestrutura. A receita de Delmiro, sobretudo no que se refere ao repasse do FPM, vem caindo de forma assustadora. Num comparativo com os últimos três meses do ano passado, com os três meses desse ano, Delmiro sofreu uma queda de mais de 3 milhões e 400 mil reais.

 

 

Penedo

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) abriu inscrições para o Exame de Seleção de 2017.2 que visa ao ingresso de alunos na Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma subsequente. No Campus Penedo, são 40 vagas para o curso noturno de Química. As inscrições vão até 4 de junho e devem ser realizadas exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico do órgão.