Flávio Gomes

16 de maio de 2017

Lula amarelou

Jornalista Jorge Oliveira: “Luís Inácio amarelou diante do Sérgio Moro e dos procuradores que o interrogaram. Chegou a negar Vaccari três vezes como fez Pedro diante de Cristo. Ao ser pressionado por um dos procuradores sobre os encontros que teve com o ex-tesoureiro do PT irritou-se para dizer que ‘não sabia de nada’. Cometeu a leviandade de afirmar que também ‘não sabia de nada’ do que ocorria dentro do partido. Que coisa, hein Luís Inácio! Luís Inácio ainda ensaiou um discurso político, criticou o Jornal Nacional, mostrou uma pesquisa do espaço negativo que tem ocupado na mídia, mas foi interceptado pelo juiz que julgou desnecessários seus argumentos, fora do contexto do interrogatório. E depois de mais de quatro horas de depoimento, o que seu viu, na verdade, foi o Luis Inácio amarelar e insistir na repetição de que o tríplex não é dele porque não existe escritura passada em cartório, mas não teve como justificar a papelada encontrada em sua casa, com rasuras, que mostrava indícios de transações do imóvel. Por fim, fica a pergunta: por que Luis Inácio desrespeitou Dona Marisa, companheira de décadas? Ora, porque Luis Inácio não livra a cara de ninguém quando tem que livrar a sua própria. E agora, mais do que nunca, está provado que Luis Inácio está levando para o túmulo todos os amigos com quem conviveu nas últimas décadas. A diferença é que alguns estão sendo enterrados vivos.”

Nada a ver

O Estado resolveu esperar o anúncio do reajuste salarial do funcionalismo da Prefeitura de Maceió para definir se vai conceder reajuste aos seus servidores e, se for o caso, estipular um percentual. O que tem a ver uma coisa com a outra? O que é bom para a prefeitura pode não ser bom para o Estado. E vice versa.

Efeito

Renan Filho está mal orientado quando a essa questão do reajuste dos servidores. Se o pretexto de esperar pela prefeitura é meramente para ganhar tempo, só ele, governador, tem a perder, pelo desgaste político. O fato é que está completando dois anos o último reajuste concedido ao funcionalismo, sem ganho real.

Recado

Do presidente do PT/AL, Ricardo Barbosa, a Carlos Victor, nesta “Tribuna Independente”: “O PT aprendeu e deverá aprender mais com erros que ocorreram no passado… tivemos vários políticos que se elegeram aqui pelo partido e acabaram deixando o PT e saíram justamente no momento em que o partido mais precisava deles.”

Cotação

O deputado federal Pedro Vilela confirmou, em entrevista ao programa “Conjuntura”, da TV Mar, que a candidatura do prefeito Rui Palmeira ao governo, em 2018, é uma possibilidade que está sendo discutida no partido. Mas acredita que somente haverá uma definição no início do próximo ano, possivelmente abril.

Revoada

Maceioenses que gostam de assistir a grandes shows, na época de São João, vão ter de procurar outra cidade este ano. O prefeito Rui Palmeira confirmou que os festejos juninos vão se resumir a 50 arraiais espalhados pelos bairros. “O momento não permite shows grandiosos como conseguimos em outros anos”, diz.

Crise

Para o presidente da Federação do Comércio de Alagoas, Wilton Malta, o movimento de vendas em função do Dia das Mães foi ruim, repetindo o cenário dos dois últimos anos. Aliás, para ele o comércio passa por uma situação difícil, por conta da crise econômica, e é preciso mudança significativa na conjuntura.

Opinião

Site “Migalhas”: “As delações de João Santana e, sobretudo, da faladeira Mônica Moura, são o apagar das luzes do Partido dos Trabalhadores. Fato é que, pelo que foi dito, e que pode ser comprovado, Dilma está hoje em situação pior que o marido da D. Marisa, aquela que foi responsável pela tomada de três pinos, entre outras coisas.”

 

 

*Fábio Leite será empossado hoje como presidente da Sociedade dos Engenheiros Agrônomos de Alagoas, para o triênio 2017-2020. Serão empossados também os demais diretores e os conselheiros titulares e suplentes. Às 19h30m, no auditório do Crea/AL.

*A sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, recebe, de hoje a 5ª feira, a etapa nacional do Imagine Cup, competição mundial que estimula estudantes a criar projetos inovadores que possam solucionar problemas globais. O evento é promovido pela Microsoft.

*Desde ontem, e até o próximo domingo, acontece a 15ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, em comemoração ao Dia Internacional de Museus, que acontece dia 18 de maio. O evento envolve mais de mil museus no Brasil.

*O Memorial Pontes de Miranda, da Justiça do Trabalho em Alagoas, recebe até 31 de maio a mostra fotográfica “Antigas Profissões – Legado e contribuição para a diversidade na produção econômica do Estado de Alagoas”. Diariamente, das 7h45m às 14h30m.

*O 3º Salão Alagoano de Arte Sobre Direitos Humanos, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, está com inscrições abertas até o próximo dia 31. O evento será realizado de 5 a 11 de junho, no Museu da Imagem e do Som.

*A dupla “Morfina”, integrada por Igor Peixoto e Reuel Albuquerque, faz o pocket show de mais uma edição do “Antropofágico Miscigenado”. Hoje, a partir das 18h30m, no Teatro Deodoro. O público poderá participar, cantando. Contato: 3315.5665.

*A Universidade Federal de Alagoas vai sediar, hoje e amanhã, o 2º Seminário de Políticas Públicas para a População LGBT, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, no auditório da Reitoria, Campus A.C. Simões. Abertura: 20 horas.

 

“É tempo de a vergonha envergonhar-se”

Sebastião Nery

Jornalista, sobre as espúrias relações entre políticos e empresários