Roberto Baia

15 de maio de 2017

Precisa de manutenção

precisa de manutencao 600x300 c - Precisa de manutenção

Uma importante fonte de abastecimento de água para consumo humano de Arapiraca, a Barragem da Vila das Bananeiras, localizada na zona rural do município, precisa de manutenção. Essa é conclusão da Fiscalização Preventiva e Integrada (FPI) do São Francisco.

 

Apesar de ser um modelo de preservação de nascentes do estado, a barragem apresenta fissuras e infiltrações na sua estrutura física, acarretando desperdício de água e colocando em risco o sistema de captação e abastecimento.

 

“A Barragem da Vila das Bananeiras mantém os nascedouros de água e a mata nativa. No entanto, ela peca na manutenção da estrutura, com considerável perda de recurso hídrico, que tem como destino a população de Arapiraca. Suas rachaduras, ferrugens e infiltrações podem gerar rompimento e causar um colapso no sistema”, afirmou a coordenação da equipe de recursos hídricos.

 

Pela falta de responsável técnico pela manutenção do prédio, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL) autuou a Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal).

 

Já o Gerenciamento em Vigilância em Saúde Ambiental recolheu amostras de água para analisar a sua qualidade no laboratório móvel disponibilizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) nessa edição da FPI do São Francisco.

 

ETA das Bananeiras

 

A força-tarefa também inspecionou a estação de tratamento de água do Povoado Vila das Bananeiras. No local, além de problemas de manutenção similares aos da barragem, chamou atenção dos técnicos o acúmulo de água parada.

 

“No tratamento, há filtração e desinfecção com cloro, porém a água da lavagem não passa pelo leito de secagem. Ela vai direto para uma cisterna, que, por problema de estrutura, acumula água parada, causando a proliferação de doenças. Há inclusive peixes mortos no seu interior. É necessária uma manutenção urgente porque a situação está gerando danos à saúde da comunidade”, explicou a coordenadora da equipe, que é servidora pública da Secretaria de Estado de Saúde