Flávio Gomes

12 de Maio de 2017

A impunidade amedrontada

De Edson Vidigal, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça: “A vida em sociedade impõe regras morais e éticas e regras legais, o que significa que todos nós estamos sujeitos a limites. Cada um na sua função, uns como políticos, outros como juízes, todos como cidadãos, cada um está adstrito aos seus próprios limites. Mas quando nessa sociedade de regras morais e éticas e de regras legais vem um e transgride e nada lhe acontece, nenhuma sanção lhe é imposta, ele se julga imunizado pela impunidade para poder continuar transgredindo. Não demora e passa a ser uma pessoa temida, poderosa. Outros transgressores, de menor potencialidade, vão se juntando a ele, na crença de que vão ter sua proteção. Mostrando união, exibem força e o chefão poderoso passa a ser mais temido. Os medrosos por natureza ou por ocasionais interesses, pelo sim, pelo não, aderem ou se calam. Vai se formando o mito da invencibilidade. A impunidade deixa de ser a omissão da polícia ou a fraqueza conivente dos julgadores para se transformar em graça divina, – a sorte, justificativa única de tudo. Tudo na vida um dia acaba. Estrela brilhante se apaga, a lua tem suas fases e numa dessas uma nuvem pode tirar da reta lunar o sortudo. E se tudo é parte de um pacto com diabo, é bom lembrar que nessas parcerias nunca ninguém ganhou. A impunidade cansada de carregar tudo sozinha nesse tempo todo já começa a cair fora. E se acham que é sorte, é bom não abusar.”

Razões

Site Cada Minuto, ao avaliar que a mudança de postura de Renan Calheiros em relação a Michel Temer tem uma explicação: “As articulações pela sua saída da liderança do PMDB, cresceram na mesma proporção dos ataques realizados por ele contra as reformas do governo e contra integrantes do Palácio do Planalto”.

In loco

O deputado estadual Ronaldo Medeiros (PMDB) promove hoje, em Delmiro Gouveia, audiência pública para se debater o Canal do Sertão e o seu aproveitamento em benefício da população sertaneja. O evento tem início às 9 horas, no campus da Ufal em Delmiro, com participação do prefeito Eraldo Cordeiro e lideranças.

Punição

Parlamentares que faltaram à sessão da Câmara dos Deputados, anteontem, para prestigiar o ato em favor do ex-presidente Lula, em Curitiba, terão descontado o dia de trabalho. Foi o que garantiu o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. De Alagoas o único a ser punido é o deputado Paulão, do Partido dos Trabalhadores.

Crise

Acontece hoje o I Fórum de Enfrentamento à Crise Hídrica de Alagoas, 14 horas, no Crea/AL. Haverá palestras do diretor do Instituto Terra Viva, Ricardo Ramalho, do ex-presidente do IMA Marcos Carnaúba, do ex-presidente da Casal Álvaro Menezes, do meteorologista Vinícius Pinho e do engenheiro Wellington Lou.

Calor

Esta Conjuntura registrou que o Aeroporto Zumbi dos Palmares tem recebido melhorias, mas não dispõe de uma farmácia nem de um sistema wifi. Leitor que atua há muitos anos no segmento de agências de viagem acrescenta outro problema: o sistema de refrigeração, motivo de queixas de funcionários e passageiros.

Serviço

As agências da Caixa abrirão hoje às 8 horas, duas horas mais cedo que o habitual, para liberar saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Às 6 da manhã os setores de autoatendimento já podem ser usados para saques de valores baixos. Amanhã algumas agências abrirão, das 9 às 15 horas.

Opinião

Ricardo Noblat: “Que democracia é essa em que políticos corrompem e se deixam corromper, em que se compra com dinheiro vivo o apoio de partidos políticos, em que se desvia dinheiro público em prejuízo de melhores condições de vida para os mais pobres e em que uma Justiça de classes serve aos que podem mais?”

 

*A 1ª Vara da Infância e Juventude de Arapiraca promove hoje, a partir das 8 horas, no Centro de Referência Integrado do município, o I Curso de Pretendentes à Adoção. A previsão é que devem participar 40 casais, habilitados ou com processo em tramitação.

*A Pró-reitoria Estudantil, a Faculdade de Medicina e a Escola de Enfermagem e Farmácia, instituições da Ufal, iniciam hoje, 13h30m, a primeira roda de conversa sobre “adoecimento psíquico e comportamento suicida – como identificar e prevenir”.

*A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura de Maceió realiza hoje atividades, na Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, em homenagem ao Dia das Mães. A programação inclui café da manhã e palestras sobre a gravidez na juventude.

*Encerram-se hoje as inscrições para o concurso público que selecionará 10 textos em prosa que irão compor o livro do bicentenário de emancipação política de Alagoas, a ser publicado ainda neste ano. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura.

*As inscrições para a 4ª edição do Prêmio Ministério Público do Trabalho de Jornalismo só podem ser feitas até hoje, às 18 horas, inclusive para universitários. Serão consideradas válidas as reportagens veiculadas entre 2 de maio de 2016 e de 12 maio de 2017.

*O Senai Alagoas oferece 750 vagas para jovens a partir dos 14 anos de idade, com a abertura de processo seletivo para cursos de aprendizagem industrial. São 15 programas, em diversas áreas de atuação. As inscrições podem ser feitas até amanhã.

* Há muita expectativa para a atuação do CRB, hoje, na estreia pela Série B do Campeonato Brasileiro 2017, contra o Ceará. O time foi tricampeão alagoano, mas ficou devendo boas atuações. O jogo tem início marcado para as 19h15m, no Trapichão.


“Os sindicalistas protestam contra a reforma da previdência ou contra a reforma trabalhista, que corta os R$4 bilhões que rateiam por ano?”

Cláudio Humberto Rosa e Silva

Jornalista