Edmilson Teixeira

11 de Maio de 2017

Paripueira

Prefeito Haroldo aguarda liberação de recursos por parte do Ministério do Turismo, a fim de iniciar a segunda etapa do projeto de reurbanização da orla marítima de Paripueira. Disse que já recebeu a promessa do ministro, Marx Beltrão, de que a grana  sairá por esses dias. O projeto no geral é composto por quatro etapas.

 

Matriz de Camaragibe

 

Também em Matriz, o Ministério do Turismo tem marcado presença na execução de obras. Trata-se da reurbanização lagunar, um mirante e a pavimentação na Cachoeira, que é um local muito frequentado pelo povo da região e visitantes, onde lá existe um banho sem igual. “Estamos tendo o apoio do ministro Beltrão, para que essas obras sejam concluídas no transcorrer deste ano”, revela o prefeito Anderson Bolervad.

 

Santa Luzia do Norte

 

As dificuldades são tamanhas com relação ao serviço de abastecimento de água nas cidades de Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e Satuba.  O triste é saber que uma obra que visa a atender essas três cidades, iniciada há mais de cinco anos, está praticamente abandonada. Os prefeitos clamam para que o governador Renan Filho resolva essa questão, já que  Téo Vilela  não cumpriu a tal promessa na função de governador  

 

Cajueiro

 

A assinatura de um convênio de cooperação técnica entre a Arsal e a Prefeitura de Cajueiro foi o tema de uma reunião ocorrida na terça-feira, entre o presidente da Agência, Marcus Vasconcelos, o prefeito e o vice-prefeito da cidade, respectivamente, Palmery Melo e José Carlos Cardoso.

 

Saúde

 

Ontem a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Normanda Santiago, afirmou  que o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Christian Teixeira, tem se mostrado sensível ao pleito da entidade. Revelou que Teixeira  não tem medido esforços no sentido de reduzir os atrasos dos repasses estaduais de recursos que ficavam em aberto por mais de quatro meses, a exemplo dos itens da Farmácia Básica, tiras e lancetas, Invig (repasse mensal e bimestral), Samu, Prohosp, Promater e Provida.

 

Pilar

Sérgio Moraes, presidente da Academia Pilarense de Letras, recebeu ontem em sua entidade, a visita do ilustre conterrâneo, o ex-desembargador Antônio Sapucaia. Afirmou que Sapucaia esteve no local, a fim de conhecer a homenagem que lhe  foi prestada, com  o memorial que leva o seu nome. Antônio Sapucaia se notabilizou na sua carreira profissional em Alagoas, a determinar o afastamento do mandato de 10 deputados estaduais indiciados pela Operação Taturana.

 

 

Girau do Ponciano

 

Como filho de Girau do Ponciano, foi que o deputado Gilvan Barros Filho, conseguiu para seu município por meio de sua indicação na Assembleia Legislativa a abertura de 10 poços artesianos A aprovação foi por unanimidade. “Um dos graves problemas que afligem Girau, no que tange a sua área interiorana, é a falta de água canalizada em grande parte do seu território; que é extenso, com 504 km², com diversos povoados, fazendas, sítios e assentamentos rurais”, destacou o parlamentar.

 

Palmeira dos Índios

 

Procon/AL e a Ordem de Advogados do Brasil – Seccional Palmeira dos Índios, vão trabalhar projetos de parceria para a educação dos consumidores e fornecedores do município. Esse foi o resultado da visita de cortesia do superintendente João Neto, na terça-feira, à sede da OAB.

Palmeira- universitários  

 

Por falar em Palmeira, na terça-feira pela manhã em Maceió, alunos do Curso de Direito da Faculdade do Sertão (Cesmac -Palmeira dos Índios) visitaram o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas. O grupo  teve a oportunidade de acompanhar o funcionamento do órgão fiscalizador em dia de sessão. A visita faz parte do programa “TCE/AL de Portas Abertas”, desenvolvido pela Escola de Contas Públicas, Conselheiro José Alfredo de Mendonça.

Rumo a Brasília

Segunda-feira, uma delegação com cerca de 60 prefeitos alagoanos segue para a capital federal, a fim de participar da XX edição Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento que vai até a quinta, promete reunir gestores de todo o País. Consolidou-se  como a maior manifestação política em número de autoridades do mundo.  O presidente Michel Temer, e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, devem participar da programação.

 

Prazo

Os municípios alagoanos que possuem o Programa Saúde na Escola (PSE) têm até 14 de junho para aderir à nova portaria criada pelo Ministério da Saúde (MS). Por meio dela, cada município irá receber, durante dois anos, R$ 5.676,00 para atender até 600 estudantes.

Abrangência

Atualmente, 3.127 escolas em Alagoas desenvolvem ações de prevenção de doenças e promoção à saúde para os estudantes. De acordo com Eloy Yanes, responsável técnico pelo Programa Saúde na Escola da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a nova portaria exige que 12 ações sejam desenvolvidas segundo a realidade local.

Passo de Camaragibe

 

O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) recomenda que o IMA reavalie a concessão de licença ambiental ao empreendimento imobiliário “Vila dos Pescadores”, localizado na Praia do Marceneiro, povoado de Barro de Camaragibe, município de Passo de Camaragibe/AL, bem como em relação a outros empreendimentos similares…

 

Lixão

 

Os municípios organizados em consórcios públicos já estão com os Planos Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) em mãos. O documento foi entregue na manhã desta segunda-feira (8), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) aos prefeitos alagoanos.

 

Arapiraca

 

Nesta segunda-feira, a Prefeitura em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), iniciou a capacitação de membros dos conselhos de políticas públicas do município. O Programa Olho Vivo no Dinheiro Público está capacitando servidores das secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde e demais representantes.

 

Parceria

Um convênio entre a Associação dos Municípios Alagoanos, Secretaria Estadual da Fazenda e Sebrae vai permitir que as prefeituras alagoanas tenham posto de atendimento da Sefaz para emissão de notas fiscais e outros serviços administrativos na própria cidade. Hoje, apenas Maceió e Arapiraca oferecem o serviço.

 

Olho d’Água das Flores

A Prefeitura de Olho d’Água das Flores em parceria com o Consórcio para o Desenvolvimento da Região do Ipanema (Condri) realizou na quarta-feira (3), a entrega de tecnologias do programa segunda água que contempla a construção de aprisco (abrigo para ovinos e/ou caprinos), barreiro e reservatório de água para hora.