Roberto Baia

11 de maio de 2017

Nos Estados Unidos

nos estados unidos 600x300 c - Nos Estados Unidos

A médica cardiopata infantil, alagoana Maria Marcia Morais Souto Maior estará viajando no dia 17, para participar como convidada do Congresso de Cardiopediatria da Costa Oeste americana que vai de 18 a 21 deste mês em Seattle.

Ela nasceu em Maceió, formou-se na Escola de Ciências Médicas aos vinte e um ano de idade, depois fez mestrado no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, é professora da maior universidade privada do Brasil: Unifor em Fortaleza, médica do Hospital estadual de Messejana, na época do governo Tarsso Jerissati. Ela ainda trabalha em mais três hospitais em Fortaleza, além do Instituto do Coração com o médico palmeirense Valdeste Cavalcante.

 

Convite

Em Alagoas, Marcia Souto Maior estagiou na Santa Casa de Misericórdia de Maceió e no Hospital Universitário.

Tudo isso a convite do Dr.Mark Lewin (chefe da cardiologia pediátrica do Seattle Childrens Hospital) e organizador do congresso. Antes uma equipe de médicos americanos esteve em Fortaleza conhecendo o trabalho dos médicos Valdester Cavalcante e Maria Marcia Souto Maior, hoje uma referencia no Brasil inteiro, onde já se fez 44 transplantes de crianças e se preparando para fazer o 45 antes dela viajar.

 

Palmeira

Com assessoria: A esposa do lutador palmeirense de MMA (Mixed Martial Arts) Pedro Wilson, Daniele Wilson, recebeu das mãos do prefeito Júlio Cezar as passagens que vão levar o lutador ao Rio de Janeiro, na sexta-feira (12), para enfrentar o carioca Luiz Cesar da Silva Júnior, na categoria peso leve para competidores com limite de 70 quilos. A luta do evento Shooto Brasil 72, vai ser transmitida pelo canal Combate, e Sport TV, para mais de 40 países.

 

Troféu

Segundo Daniele Wilson, as passagens vão possibilitar que Pedro Wilson continue o objetivo de conquistar mais uma vitória e trazer o troféu para Palmeira dos Índios. “Estamos muito felizes, pois além do Pedro, o treinador Jarbas Alexandre Soares, vai poder ir também. Agradecemos muito ao prefeito Júlio Cezar, e a todos da prefeitura, por este patrocínio, que é muito importante para todos nós”, afirmou.

 

Maior do Brasil

De acordo com Pedro Wilson, que integra a academia Kimura Nova União Alagoas, esse evento de MMA é o maior do Brasil e da América Latina, e que também oferece mais credibilidade aos competidores. “Esse evento abrange lutadores de muitos países, e por isso tem mais credibilidade, além de dar oportunidade aos lutadores brasileiros. Estou pronto para essa batalha, treinei muito e perdi muito peso para entrar na categoria. Espero contar com a torcida dos meus conterrâneos palmeirenses e também de todo o Brasil. Quero agradecer a todos os que me apoiaram principalmente à prefeitura de Palmeira dos Índios, na terra onde nasci, e que hoje me prestigia”, destacou o lutador,

 

Apoio da Prefeitura

O prefeito Júlio Cezar destacou que a prefeitura de Palmeira, por apoiar e incentivar os esportes, não poderia deixar de colaborar com as passagens que podem levar Pedro Wilson à vitória. “É motivo de muito orgulho, para nós, que ele represente Palmeira nessa luta, que tinha sido desmarcada na semana passada. O Pedro entrou em contato conosco e não foi possível vir a Palmeira porque está confinado para perder e manter o peso que a categoria dele exige. Mas a esposa dele o representa e a prefeitura vai patrocinar as passagens aéreas dele e também do treinador. Para nós é sempre um prazer muito grande contribuir com o esporte. Apoiamos e incentivamos as práticas esportivas”, disse o prefeito.

 

 

Pestalozzi de Arapiraca

Arapiraca recebeu no  último sábado, no auditório Ceci Cunha da Unimed Metropolitana do Agreste, profissionais das áreas de saúde e educação de dezessete municípios para participar da primeira edição da Jornada Médica e Multidisciplinar da Associação Pestalozzi de Arapiraca. O evento, que contou com a participação gratuita de renomados palestrantes, respalda a importância da instituição para a 2ª Macrorregião de Saúde e o fortalecimento das condutas técnicas para melhores prognósticos e possibilidades terapêuticas diante das patologias discutidas.

 

Palestra

A primeira palestra do evento trouxe o tema “Avaliação do Desenvolvimento da Primeira Infância e Sinais de Alerta para o seu Atraso” ministrada pelo neuropediatra Flávio Santana. A médica alergologista, Maria Lúcia Lira França, abordou o segundo tema do evento “Esofagite Eosinofílica na Criança com Paralisia Cerebral”, e a terceira palestra realizada pela Dra. Adriana Santos Cunha Calado, cardiologista infantil, destacou as “Cardiopatias mais Frequentes na Criança Deficiente”.

 

Desenvolvimento infantil

No período da tarde, os profissionais apresentaram informações importantes sobre estimulação precoce e desenvolvimento infantil. A fisioterapeuta pediátrica, Dra. Anne Galindo, abordou a “Importância da Intervenção Precoce na Criança com Deficiência”. Na sequência foram apresentadas as palestras “Nutrição e suplementação na criança com deficiência” pela nutricionista Mayara Lira, “A atuação da Terapia Ocupacional frente à criança com alterações do desenvolvimento” ministradapela T.O. Charlene Alexandre, e “Intervenção em integração sensorial” pela Terapeuta Ocupacional Gabriela Freire. O ciclo de palestras foi encerrado pela fisioterapeuta Fabiana Cavalcante que apresentou os serviços disponibilizados pela Associação Pestalozzi de Arapiraca enfocando “A importância do Serviço Multidisciplinar no processo de reabilitação”.

 

São José da Tapera

O diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Carlos Dias, e o prefeito de São José da Tapera, Zé Antônio, oficializaram, na segunda-feira (8), termo de cooperação que marca o início de um planejamento conjunto para desenvolvimento da agricultura familiar do município.

 

… Com o termo, os técnicos do município serão acompanhados pela equipe da Emater para ampliar a efetividade do atendimento no campo, em atenção às necessidades da região, que tem a avicultura e a bovinocultura de leite como principais fontes de renda.

 

… O prefeito Zé Antônio explica que a parceria vai ajudar de modo significativo a melhorar a vida dos agricultores, já que São José da Tapera é um município que terá quase 100% de abrangência do Canal do Sertão, o que gera demanda por uma assistência técnica mais qualificada.

 

… “Temos que fortalecer muito a assistência técnica e nossos agricultores para que possamos produzir mais. Também sou agricultor e entendo a importância de se deslocar novas experiências para o campo, mudar a história do agricultor com mais tecnologia”, ratificou o gestor municipal.

De acordo com o presidente da Emater, o trabalho conjunto, que vai contar com o empenho de três técnicos do município e um técnico do Instituto, busca gerar, de maneira efetiva, o aumento da produtividade e maior acesso ao crédito pelos agricultores.

“Além de atender o agricultor para levar conhecimentos relacionadas à sua rotina de produção, queremos que mais famílias possam ter acesso a políticas públicas de incentivo à agricultura familiar, a exemplo Programa de Aquisição de Alimentos e do Programa Nacional de Alimentação Escolar”, ressaltou.