Flávio Gomes

10 de maio de 2017

Intimidação e insegurança

De José Casado, em “O Globo”: “Em novembro de 2015, Emilio Odebrecht levou ao governo Dilma o texto-base de uma Medida Provisória que instituía o acordo de leniência sem colaboração dos executivos. Desejava atenuar penas e perdas, oferecendo em troca a contenção de danos ao governo e aos sócios políticos. Dilma assinou a MP 703, que acabou sepultada pela reação pública. Odebrecht, então, se rendeu. Listou R$ 10 bilhões em subornos em 12 países. Destacou pagamentos no Brasil a um terço dos ministros e senadores, metade dos governadores estaduais e duas centenas de deputados, prefeitos e vereadores. Agora, sob Temer, assiste-se a um alinhamento de órgãos auxiliares do Executivo e do Legislativo (Advocacia-Geral e Tribunal de Contas da União) em confronto com o Ministério Público Federal, para pressionar empresas, cujos dirigentes encontram-se em confissão e delação dos associados políticos. Além de deixar réus intimidados, esse conflito dentro do Estado produz insegurança sobre os acordos de leniência já assinados no Brasil, na Suíça e nos Estados Unidos.”

 

Novo tom

Diz Andrea Sadi, da Globo News, que Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, mudou de opinião e apoia as reformas de Temer, segundo falou em reunião da bancada com o presidente: “Renan disse não ser a favor de se ‘deixar de fazer as reformas’, mas que o que defende é que se discuta qual reforma deve ser feita”.

 

Razões

Um dos motivos da mudança de postura de Renan Calheiros em relação às reformas seria a possibilidade de Temer brecar apoio a Alagoas, governado por Renan Filho. O outro seria o senador alagoano ser destituído da liderança do PMDB, cuja maioria tem se mostrado favorável às reformas trabalhista e previdenciária.

 

Nova ordem

Joãozinho Pereira, prefeito de Teotonio Vilela, tinha possibilidades de ser o candidato a vice na campanha à reeleição do governador Renan Filho. A condenação por fatos ocorridos na gestão anterior na prefeitura tiraram suas chances. Da família, quem desponta como mais credenciada é sua irmã, deputada Jó Pereira.

Pesquisas

Lançada a pré-campanha eleitoral, um ano e meio antes da votação, surgem, como sempre, as pesquisas eleitorais. Tem para todo gosto e para todo o tipo de freguês. Umas para avaliação interna; outras, para enganar eleitor. Difícil é saber separar as que merecem credibilidade e as meramente oportunistas.

Nós na fita

O Pátio Brasil, um dos principais shoppings de Brasília, está com uma promoção em função do Dia das Mães, em parceria com a CVC: a cada R$ 250,00 em compras o consumidor tem direito a um cupom para uma semana em Maceió, com direito a acompanhante. O hotel indicado é o Ritz Lagoa da Anta.

Detalhe

O Aeroporto Zumbi dos Palmares tem passado, ultimamente, por diversas melhorias. Até mesmo recuperou as pontes de embarque, que, quebradas, causavam tantas reclamações. Ainda precisa, entretanto, de duas coisas básicas num equipamento do seu porte: implantação de um sistema wi fi e uma farmácia.

Opinião

Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário-geral da CNBB e a reforma da Previdência: “Por que não discutir abertamente com a sociedade temas como esses, mas sem se preocupar em sinalizar apenas para o mercado, e sim, preocupado com o cidadão? Não é possível, a partir de um gabinete, determinar o que um cidadão pode ou não”.

 

 

*Emmanuel Macron foi eleito presidente da França, domingo passado. Uma semana depois, no próximo domingo, irá tomar posse no cargo. No Brasil, políticos, inclusive do Executivo, só assumem o mandato três meses após serem eleitos.

*Moradores dos residenciais Jardim Royal e Novo Jardim, na Cidade Universitária, poderão adquirir gratuitamente, até hoje, o Cartão Bem Legal Cidadão ou Sênior. Das 8 às 17 horas, devem procurar a Associação do Conjunto Novo Jardim.

*O Lar de Amparo a Crianças para Adoção (Laca), instituição sem fins lucrativos que recebe crianças em situação de risco, promove no dia 28, no Orákulo, uma feijoada para obter recursos. Haverá apresentações de vários artistas. Contato: 99121.4671.

 

* Até 31 de junho a Secretaria de Estado de Cultura recebe inscrições para o edital da 14ª Mostra Alagoana de Dança, que acontece entre 19 de agosto e 30 de setembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.cultura.al.gov.br.

 

*Entre os dias 22 e 27 de maio, das 8 às 12 horas e das 14 às 22 horas, o Sebrae de Arapiraca realizará o Seminário Empretec, metodologia desenvolvida pela ONU, com o objetivo de desenvolver características e comportamentos empreendedores.

*Na final do Campeonato Alagoano, com torcida exclusivamente do CSA, estiveram no Trapichão 18 mil pessoas. Exatamente o dobro do primeiro jogo da decisão, quando só os torcedores do CRB tiveram direito a entrar no estádio. No campo, ganhou o CRB.

 

“O Brasil está numa encruzilhada” 

Sérgio Moro 

Juiz federal, para quem o país ou volta atrás, como se nada tivesse acontecido, ou segue em frente na luta contra a corrupção