Flávio Gomes

9 de maio de 2017

Quem será julgado

Ricardo Noblat, em “O Globo”: “… Seria absurdo imaginar que todas as acusações estão provadas. Mas igualmente absurdo seria imaginar o contrário – que todas ruirão. Basta que uma, apenas uma, se sustente para que Lula seja condenado em breve pelo juiz Sérgio Moro e, mais adiante, acabe preso e impedido de disputar as eleições do próximo ano por decisão da segunda instância da Justiça. Sim, sempre haverá o Supremo Tribunal Federal… Quem está em julgamento não é o retirante da seca nordestino, filho de mãe analfabeta, que sobreviveu a miséria, perdeu um dedo no torno mecânico, comandou greves no interior paulista, fundou o Partido dos Trabalhadores e se elegeu presidente da República, o primeiro de origem operária da história do Brasil. Muito menos o pai dos pobres e mãe dos ricos que deixou a presidência com quase 90% de aprovação. Em julgamento está aquele que cooptou e foi cooptado pelas elites criminosas, chegou ao poder como a alma mais honesta do país e, uma vez lá, valeu-se de recursos ilícitos para governar e enriquecer. Com uma diferença crucial em relação aos que o antecederam: promoveu a corrupção à categoria de política de Estado. Distribuiu migalhas aos pobres. Atentou gravemente contra a democracia.”

Articulação

Denise Rothenburg, no “Correio Brasiliense”: “No PSDB tem torcida para que o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, permaneça longe do governo. É que, assim, com os peemedebistas divididos, o presidente Michel Temer precisará mais dos tucanos  cederá mais espaços na distribuição do poder”.

Oásis

Renan Filho: “Enquanto outros Estados sequer pagam salários, aqui está se pagando tudo em dia e ainda convocando servidores por concurso. A boa nova é que vamos abrir novo concurso público com mil vagas para Polícia Militar, 150 vagas para o Corpo de Bombeiros e vamos anunciar novo concurso para Educação”.

Agenda

A Seplag promove, nesta semana, curso para prefeitos e técnicos municipais, visando capacitação em elaboração, gestão, monitoramento e avaliação de Planos Plurianuais e orçamento. O curso ocorre em Santana do Ipanema, de hoje até 5ª feira, e em Maceió, no auditório da AMA, de amanhã a 6ª feira, das 9 às 14 horas.

 

Estranho

O mandato da atual diretoria da Câmara Municipal de Maceió se iniciou em janeiro e vai até dezembro de 2018, mas seus dirigentes querem antecipar a futura eleição para junho próximo. Em Arapiraca, os vereadores foram mais rápidos: já elegeram a mesa diretora para administrar a Câmara no período 2019/2020.

 

Mudança

Baixa na equipe do prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo: o engenheiro agrônomo Julio Houly entregou o cargo de secretário de Agricultura e Meio Ambiente. Está sendo substituído pelo médico veterinário Roberto Amaral. Sobre Houly, disse Rogério: “Ele continua como amigo da gestão e do prefeito”.

 

Alternativa

Um grupo de delegados de polícia, formado principalmente por mais novos, resolveu criar o Sindepol (Sindicato dos Delegados de Polícia de Alagoas), o que deve acontecer ainda neste mês de maio. Será um contraponto à Adepol (Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas), até agora única entidade da categoria.

 

Pessimismo

Mônica Bergamo, na “Folha”: “O PT dificilmente ganhará o pleito de 2018 e precisa pensar em outras estratégias de lua política e eleitoral. A constatação é de José Dirceu, em diálogos com amigos depois da prisão. Dirceu disse também, nas conversas, que não está ‘entendendo direito’ os sinais enviados da prisão por Antônio Palocci.”

 

 

* Faleceu ontem, vítima de infarto, o Coordenador Geral da Vigilância Sanitária de Maceió, Ednaldo Balbino. Em nota, a Prefeitura ressalta os relevantes serviços prestados por ele. O sepultamento será hoje, às 11 horas, no Parque das Flores.

*Hoje, às 19 horas, no auditório do Senac Poço, acontece a palestra “As mudanças do Simples Nacional para 2017 e 2018”, com Daniel Berselli. Amanhã, no mesmo horário, o conferencista dará a mesma palestra no Sesc Arapiraca. Iniciativa da Fecomércio.

*Desde ontem e até 6ª feira, 12, o Sebrae Alagoas promove a 9ª edição da Semana do MEI – Microempreendedores Individuais, visando formalizar potenciais empresários, em vários municípios. Haverá palestras, oficinas e capacitações em pequenos negócios.

*O Núcleo de Línguas do Programa IsF da Ufal, lançou edital de processo seletivo para formação de cadastro de reserva de professores da língua inglesa. As inscrições serão realizadas só até hoje, na Faculdade de Letras, no Campus A C Simões.  Há 15 vagas.

*O espetáculo “Viva Hekel”, com Luciano Harmônica Falcão, Selma Brito e Luciano Peixoto, estreia hoje, 15 horas, no Complexo Cultural Teatro Deodoro. Na 5ª feira, 11, será apresentado na Escola Carlos Alberto de Albuquerque, em Arapiraca.  

*O fotógrafo Pablo De Luca abre hoje a exposição “Fragmentos: Arte do tempo nas canoas dos pescadores” no Museu Palácio Floriano Peixoto. Até 31 de maio estarão à mostra 14 peças conceituais que fazem referência a telas feitas com tinta a óleo.

*Num jogo surpreendente movimentado, especialmente no 1º tempo, o CRB foi melhor, ganhou do CSA por 3×2 e garantiu o tricampeonato estadual. Os dois times vão ter de melhorar muito para boas campanhas no Campeonato Brasileiro.

 

“O médico que tem afeto descobre que sua profissão é uma usina inesgotável de gratidão” 

José Camargo 

Médico e escritor gaúcho