Edmilson Teixeira

9 de maio de 2017

Anadia, sangue da veia

anadia sangue da veia 600x300 c - Anadia, sangue da veia

Vereador por Anadia, Lucas Tenório (PSC)  está propondo a criação de uma lei de incentivo, que consiste na doação sanguínea. “Em resumo; cada servidor público municipal, efetivado ou comissionado que doar sangue num intervalo de seis meses, ganhará folga no dia da doação, como também no dia seguinte; sem prejuízo algum em sua remuneração mensal” diz. O projeto entra em pauta de votação na próxima sexta-feira, e segundo Lucas, a iniciativa  já é elogiada por todos na Câmara.

Anadia – grana

Por falar em Anadia, cerca de quatro milhões de reais foram injetados na última sexta-feira, dentro do município. Tudo porque o prefeito Celino Rocha viabilizou o pagamento para diversos profissionais da Educação, como parte de verba oriunda dos precatórios do Fundef. É que após diversas reuniões, a Prefeitura e o Sindicato da categoria chegaram ao entendimento para que os recursos fossem rateados entre os funcionários da Educação. 

  

Poço das Trincheiras

O Iteral conseguiu viabilizar para trinta famílias de agricultores quilombolas  do povoado Alto do Tamanduá (Poço das Trincheiras) a renegociação e quitação da dívida do crédito rural junto ao Banco do Nordeste. Houve até um evento sobre tal êxito alcançado no último domingo entre as famílias lá em seu território. Os agricultores fazem parte do Programa Nacional de Crédito Fundiário; eles recebem o acompanhamento do Iteral e a assistência técnica da Carpil.

 

Resultado

 

A renegociação e quitação da dívida do crédito rural junto ao Banco do Nordeste foi o resultado de muita luta. Para o presidente da associação dos quilombolas, José Maria Vieira da Silva, esse é um sonho realizado. “Muita gente dizia que a gente ia perder a terra, mas a gente teve fé em Deus e nos homens, trabalhamos muito, e hoje somos os donos da nossa terra. Se não fosse o Iteral, a gente não tinha conseguido, a dívida já estava em torno de 20 mil para cada assentado e conseguimos reduzir a dívida para R$ 3.100”.

 

Pão de Açúcar

James Moura, pesquisador da Organização Internacional do Trabalho esteve no último final de semana em Pão de Açúcar. A cidade é uma entre algumas do Nordeste a ser reconhecida por alcançar os melhores resultados no combate ao trabalho infantil. James fez uma pesquisa com o intuito de identificar o modelo e as práticas que fizeram da cidade um exemplo para a erradicação do trabalho infantil. Apenas dez municípios do país tiveram o privilégio do reconhecimento.

Rio Largo

Ontem a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) inaugurou uma unidade do serviço Juceal Express em Rio Largo. Passou  a ser a sexta unidade no interior do estado somente neste ano. A solenidade ocorreu pela manhã no Shopping Rio Largo. Com o ponto de atendimento, a Juceal prevê que a abertura de empresas seja impulsionada no município, simplificando o registro de negócios. Atualmente Rio Largo têm 4.408 empresas com o registro ativo.

 

Sertão

Pequenos produtores rurais, representantes de cooperativas, associações, assentamentos e sindicatos, lotaram na tarde de sexta-feira, a Praça da Bandeira, em Santana do Ipanema, para receberem sementes de milho, feijão e sorgo para a safra 2017. A entrega foi feita pelo governador Renan Filho, pelo secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, pelo prefeito Isnaldo Bulhoes, na presença de prefeitos e lideranças da região sertaneja. Foram  252 mil quilos de sementes, beneficiando 23.891 famílias de pequenos produtores rurais.

Mapa

Entre os municípios contemplados, estão Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Monteiropolis, Palestina, Pão de Açúcar, Senador Rui Palmeira, Olivença, Ouro Branco, Olho D’Água das Flores, Maravilha, Dois Riachos, Poço das Trincheiras, Carneiros e São José da Tapera.

Igreja Nova

O diretor-presidente da Emater, Carlos Dias, apresentou aos agricultores de Igreja Nova, durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, ocorrida na quinta-feira, os detalhes do processo para implantação do Centro de Comercialização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município. 

Alvo

Para garantir a plena assistência ao agricultor na etapa de venda das produções, a Emater entrega ao município um minicaminhão e um automóvel de carga de pequeno porte, que serão utilizados no transporte dos alimentos, e o Kit do PAA, composto por computador, impressora, mesa, cadeiras de escritório, freezer, balança para pesagem, além de caixas para transporte e estruturas para armazenamento. 

Promessa

Uma boa oportunidade para quem estar se preparando para disputar emprego público. É que ontem em Delmiro Gouveia, o governador Renan Filho anunciou que vai promover concurso para atender dezenas de escolas em tempo integral que estão sendo instaladas. Atualmente Alagoas já conta com 35 e a previsão é que até o final de 2018 mais 15 serão implantadas, conforme prevê o governador.  

 

Ama

Um convênio para facilitar a vida do contribuinte do interior de Alagoas foi assinado na manhã desta segunda-feira (08), na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O objetivo é levar para os municípios serviços da secretaria da Fazenda, como a emissão da nota fiscal avulsa. Hoje, apenas Maceió e Arapiraca oferecem o serviço.