Flávio Gomes

8 de maio de 2017

Hora do adeus

Gabriel Rossi, diretor da Gabriel Rossi Consultoria: “O fim da contribuição sindical vai resultar no extermínio dessa montanha de sindicatos que há hoje no Brasil. Com o término dessas taxas impositivas, outras e novas lideranças, relevantes, atuais, para realmente defenderem a classe e não os próprios interesses, irão aparecer e esse será apenas um dos benefícios. A forma com que era estruturada a questão, até mesmo com a ligação de boa parte a partidos políticos, impacta de forma negativa lideranças jovens e idealistas. Infelizmente, com o tempo, essas entidades de classe ficaram estagnadas e, aos poucos, foram perdendo o seu real propósito. O trabalhador acaba se tornando um penduricalho desnecessário porque acaba olhando somente para si e não para as necessidades do empregado e para o mercado ao qual ele pertence. Olham para os espelhos quando deveriam se preocupar com as janelas… Vale lembrar que o sindicalismo possui a sua importância dentro do panorama de uma democracia saudável, e não importa o direcionamento ideológico com a conjuntura do momento. Mas, do jeito que está, com conceitos confusos de ‘justiça social’, mais atrapalha do que ajuda o país.”

Agenda

O jornalista Plínio Lins vai entrevistar na próxima 2ª feira o prefeito de Maceió, Rui Palmeira. A “Conversa de Botequim”, que foi retomada em abril com o governador Renan Filho, terá início às 20 horas, no Restaurante do Zezé, no Stella Maris. Pergunta inevitável: Rui será mesmo candidato a governador?

Oportuno

Em 17 e 18 de maio a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Alagoas, realiza, em sua sede, a XI Conferência Estadual da Advocacia, organizada pela Escola Superior da Advocacia. Um dos conferencistas é o advogado Nabor Bulhões, que fará uma palestra sobre “Garantia de Defesa em tempos de Lava Jato”.

Aval

Há poucos dias a Polícia Federal recolheu computadores, celulares e equipamentos diversos no apartamento do deputado estadual Inácio Loiola (PSB). Desde então Inácio tem recebido manifestações de solidariedade. Ocorre que, além de excelente figura humana, o deputado preserva uma imagem de correção.

Liderança

A eleição de Marcelo Nascimento para presidir o Diretório do PT de Maceió, com 62% dos votos, foi uma vitória do grupo político do deputado federal Paulão. Paulão reafirma sua condição de líder maior do partido em Alagoas ao fazer do advogado Ricardo Barbosa  candidato único a presidente do Diretório Estadual.

Novos tempos

Ex-governador do Ceará, ex-ministro e ex-deputado federal, Ciro Gomes, que iniciou carreira no PSDB e hoje é filiado ao PDT, surge como opção da esquerda à Presidência da República, caso Lula não possa ser candidato. Por onde passa, como ocorreu em Maceió, no dia da greve geral, Ciro é paparicado pelos petistas.

Calendário

Na semana passada o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, completou 60 anos de idade sem fazer festas, apenas com uma comemoração entre parentes e amigos. Mas no dia 2 de outubro a família não terá como evitar os festejos: o patriarca, professor Moacir Teófilo, pai de Rogério, estará completando 90 anos.

 

Ensinamento

Do juiz Sérgio Moro: “A prisão preventiva, embora excepcional, pode ser utilizada, quando presente, em cognição sumária, boa prova de autoria e de materialidade de crimes graves, e a medida for essencial à interrupção da prática profissional de crimes e assim proteger a sociedade e outros indivíduos de novos delitos”.

 

 

*Neste final de semana o Museu de História Natural da Ufal promove a 10ª edição do Fim de Semana no Museu. A programação inclui palestras, oficinas, exibição de filmes, diversas brincadeiras para as crianças e a exposição “Alagoas: do mar ao sertão”.

*A primeira edição do projeto “Praia Acessível” deste ano acontece neste sábado, das 7h30m às 11 horas, na orla de Pajuçara. Iniciativa da Prefeitura de Maceió, oferecendo banho de mar assistido, pesca acompanhada e várias atividades físicas e recreativas.

*Neste domingo o Parque Municipal, em Bebedouro, terá uma programação especial em homenagem ao Dia das Mães. A partir das 8 horas haverá trilhas guiadas, aulas de yoga, recreação para crianças e apresentação de projeto voltado à meditação e ao relaxamento.

*O cantor, compositor e poeta Belchior, falecido domingo passado, aos 70 anos, terá sua obra abordada no programa “Aplauso” deste final de semana. Sábado, das 15 às 17 horas, na Difusora AM; domingo, das 10 às 12 horas, na Educativa FM.

*Quem faz show neste sábado é Sebate, compositor, poeta e instrumentista, a partir das 20 horas, no bar e restaurante Zeppelin (Rua Desembargador Artur Jucá, Centro de Maceió). “Missionário”  terá participação de Toni Augusto. Contato: 98715.8009.

*O “Pistoleiro do amor”, cantor José Orlando, se apresenta no Clube dos Fumicultores, em Arapiraca, neste sábado, a partir das 21 horas. A cantora Elaine Kundera também participará. Individuais: R$ 50,00; mesa, R$ 180,00. Informações: 9.8836-2174.

*CRB e CSA decidem neste domingo, 16 horas, no Trapichão, o Campeonato Alagoano de 2017. Por esdrúxula decisão judicial, desta vez apenas a torcida do CSA poderá ter acesso ao estádio. Pelo que os times (não) estão jogando não existe favoritismo.

 

“Pesquisa fora de época não é pesquisa, é projeção um pouco no vazio”

Fernando Henrique Cardoso

Ex presidente da República