Roberto Baia

6 de Maio de 2017

Boa surpresa

Em sua primeira legislatura, o vereador Leo Saturnino aparece com uma boa surpresa.

É que já cativou todos os vereadores a ponto de ser eleito presidente da Câmara de Vereadores, para o biênio 2019/2020, por uma votação historicamente unânime. Foram 17 votos a favor, sinal de união e coesão de seus pares. A atual presidenta Professora Graça, destacou o clima de compromisso com a população arapiraquense, pois ressaltou que a liberdade e união por Arapiraca marcam esse  grupo do legislativo.

  

Ministro em Arapiraca

No último dia 28 de Abril, a cidade de Arapiraca recebeu a visita do ministro de Transporte, Maurício Quintella, que veio a convite do vereador Dr. Fábio, para a inauguração dos calçamentos de oito ruas, da comunidade quilombola de Pau D’Arco, em Arapiraca.

Com emenda de autoria do ministro, Dr. Fábio percorreu as ruas, apresentando aos moradores quem tinha escutado e dedicado parte de sua verba de emendas para melhorar a vida das famílias daquela comunidade.

 

Finalmente

Com infomações da Ascom de Arapiraca: Homens e máquinas estão nas ruas trabalhando na revitalização asfáltica. A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras (SEDUO), está colocando o asfalto nas ruas que receberam obras de esgotamento sanitário.

O anúncio do asfalto foi dado pelo prefeito Rogério Teófilo (PSDB), no início da semana, durante inauguração da Unidade Básica de Saúde, do bairro Baixão.

 

 

Finalmente 2

“Recebemos 600 toneladas de asfalto e vamos trabalhar para que todas as ruas que receberam o esgotamento sanitário tenham a malha viária recuperada e assim deixarmos a cidade melhor do que recebemos”, afirmou Rogério Teófilo.

Os serviços de pavimentação asfáltica começaram pelas ruas do bairro Alto do Cruzeiro. Toda a extensão da área que havia sido aberta na Rua São Pedro já foi asfaltada, na tarde desta sexta-feira (5), até a Praça Santa Cruz.

Com execução das equipes da SEDUO e da construtora Humberto Lôbo, a recomposição do asfalto também foi realizada na Rua Governador Luiz Cavalcante.

 

Finalmente 3

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras, Daniel Oliveira, está acompanhando o cronograma de trabalho das obras e afirmou que a regularização do contrato com a construtora vai garantir a melhoria da malha viária da cidade.

 

“Estávamos apenas com algumas pendências, mas agora o serviço será executado para deixar as ruas que receberam o esgotamento sanitário com o asfalto nivelado e em estado de trafegabilidade”, concluiu Daniel Oliveira.

 

 

 

MP favorável

 

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 4º Procuradoria de Justiça Cível, posicionou-se favorável à nomeação de uma candidata aprovada para o cargo de professora, em concurso público realizado pela Secretaria de Estado da Educação, fora do número de vagas previsto no edital.

Em seu parecer, o procurador de Justiça Valter José de Omena Acioly defendeu o direito subjetivo à nomeação em virtude da possível contratação de monitores para desempenhar as atribuições do cargo efetivo vago.

 

 

Foi preterida

“A candidata alega que foi preterida em razão da contratação de monitores para exercer supostamente as mesmas funções de um professor, o que leva a certeza subjetiva de que a Administração tem necessidade da função e condições de assumir as despesas. Assim, nós nos manifestamos pela nomeação da aprovada em concurso público, mesmo fora do número de vagas previsto no edital”, afirmou o procurador de Justiça no parecer.

 

Ônus da prova

Valter Acioly destacou ainda que, em situações envolvendo existência de preterição de aprovado em concurso público, deve ser aplicada a Teoria Dinâmica de Distribuição do Ônus da Prova, prevista no Código de Processo Civil.

 

 

Exposição fotográfica

A fotógrafa e multiartista pernambucana e radicada Lúcia Veras promove, até o próximo dia 14 no Museu Zezito Guedes, na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro, sua segunda exposição fotográfica em Arapiraca. Intitulado Naturalmente Natural, o trabalho tem como foco o meio ambiente brasileiro.

Empolgada, a artista explicou que as 60 fotografias expostas foram tiradas durante os intervalos de trabalhos que realizou pelo país. “Cada uma é mais bela que a outra. De cada canto, coloquei as que mais gostei que foram tiradas de 2014 para cá”, falou.

 

 

Fauna e flora

Entre as finalidades da exposição, Lucinha Veras ressalta que procurou enaltecer pelas fotografias as belezas do Brasil e, dessa forma, conscientizar para a necessidade de preservação da fauna e da flora eternizando-as em imagens. “Todos têm que se conscientizar mais e sempre sobre o meio ambiente e sua importância para o mundo”, falou.

 

 

 

 

… Os quadros em exposição também podem ser adquiridos. De cada obra, 10% são destinados ao trabalho assistencial da Casa da Amizade de Arapiraca.

  

… No lançamento, o cantor e poeta paraibano, Antenor Cazuza, declamou poesias e o saxofonista Neusvaldo Nunes tocou clássicos da música nacional e internacional.

 

 

… A primeira exposição de Lucinha Veras em Arapiraca abordou o tema sol e mar. O sucesso motivou a fotógrafa a pensar na segunda. “Outras virão pela frente. A inspiração sobre a temática virá naturalmente”, brincou a fotógraf