Edmilson Teixeira

5 de Maio de 2017

Maribondo agora sorrindo!

Uma grande mobilização vem sendo feita pela a equipe que comanda a Secretaria de Saúde de Maribondo, a fim de garantir na próxima quinta-feira, um dia especial para as mães do município. O evento está sendo arquitetado pela secretária da pasta, Ledja Costa, a adjunta, Andrea Costa e o diretor do Posto, Val Borges. “Vamos oferecer um dia de lazer; sorteando brindes, fazendo exames básicos, vacinação, corte de cabelo, maquiagem entre outros serviços, sobretudo como forma de garantir prazer e felicidades para todas as mães presentes, já que no domingo seguinte se comemora em todo o Brasil o dia delas”, disse Val Borges.

 

Maribondo – mudanças

Aos poucos, o prefeito de Maribondo, Leopoldo Pedrosa vem colocando a administração pública nos eixos. A Saúde, por exemplo, na gestão passada, praticamente não existiu. Na época, quem sofreu na pele foi o município vizinho de Anadia, que recebia parte dos pacientes para atendimentos básicos, e outros iam para Palmeira dos Índios. Outra virtude do atual gestor é assegurar em dia o pagamento dos funcionários públicos, inclusive atualizou a folha do servidor, visto que pegou uma Prefeitura com salários atrasados.     

 

Palmeira dos Índios

Em Palmeira, secretários não respondem vereadores e criam mal estar entre Legislativo e Executivo. É que os vereadores não estão tendo respostas das indicações e usam a tribuna da Casa para criticar secretariado. Na realidade o caso já virou rotina às reclamações dos vereadores sobre a falta de atenção e respeito de alguns secretários municipais à Câmara.

 

Apoio

 

 “Se eles não atendem a nós vereadores, imaginem ao restante da população. Eles precisam aprender a respeitar a todos. Como nós, eles também são funcionários do povo. Esta Casa tem cumprindo com suas obrigações, faltam os secretários cumprirem as suas”, disparou o primeiro secretário, vereador Fabiano Gomes (PTC), que teve apoio da maioria de seus pares.

 

Progresso 

A nova gestão da AMA comemora o que a entidade desenvolveu nesses últimos três meses em prol dos municípios. É que nesse período, a AMA contabilizou 400 servidores que foram beneficiados com um trabalho de capacitação. São  servidores municipais que garantiram não apenas o certificado, mas, principalmente, conhecimento para eficiência na gestão pública. Outro curso está sendo concluído nesta sexta-feira, envolvendo uma turma que iniciou os trabalhos na última terça-feira.

 

Cajueiro

Conforme matéria publicada no Cada Minuto, o vereador por Cajueiro, Antônio Jorge de Melo Júnior denunciou o prefeito Antônio Palmery Neto ao Ministério Público Estadual (MPE) por conta da ausência de transparência na prestação de contas do município. De acordo com o vereador, o prefeito não alimenta mais o Portal da Transparência e impede que os gastos públicos sejam acompanhados pela população.

Contato

O vereador cajueirense afirma que as últimas informações postadas no Portal são de meados de 2016. Antes de ir à promotoria da cidade, Antônio  Melo  encaminhou um ofício ao prefeito no dia 4 de abril deste ano. No documento, ele solicita que Palmery atualize o Portal da Transparência com a publicação de todas as informações previstas na Lei Federal de número 12.527/2011. São cobrados os decretos, portarias, folhas de pagamento, receitas e despesas da Prefeitura de Cajueiro.

Zica

Na manhã de ontem, a Sesau reuniu representantes dos municípios alagoanos, a fim de  discutir a expansão do Teste Rápido de Zika em Alagoas. O encontro ocorreu no auditório do Conselho Regional de Medicina de Alagoas. Lá estavam os coordenadores da Atenção Básica e técnicos das Vigilâncias Municipais dos 102 municípios.

Sertão

Durante esta sexta-feira, muitos prefeitos sertanejos vão acompanhar a passagem do governador Renan Filho naquela região. RF vai na missão de promover inaugurações e distribuir sementes em Santana do Ipanema para todos os municípios do Sertão. Conforme sua agenda, Renanzinho comandará as inaugurações do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Ouro Branco e do acesso rodoviário do município de Maravilha.

Canapi


Prefeito Vinícius Lima vem lutando com sua equipe jurídica, a fim de conseguir a liberação dos repasses do FPM referentes aos últimos dois meses, já que ambos se encontram bloqueados. Diz que toda a bronca está relacionada à falta de informação contábil por parte da administração passada.

Instável

“Canapi hoje, diante de tudo isso, vive momentos de instabilidade financeira. É um município falido! A nossa estratégia, desde janeiro até os dias atuais, é de cortar gastos, para viabilizar o equilíbrio financeiro e fiscal, na intenção de honrarmos os compromissos necessários que foram pactuados, como também, pra que possamos trazer novos investimentos com dinheiro de emendas parlamentares, pois, essa será uma das grandes marcas desse nosso governo”, pontuou Léo Lira,  secretário de Finanças.