Flávio Gomes

5 de maio de 2017

Concessões erradas

Jornalista Kennedy Alencar, em seu blog: “O governo está colhendo o que plantou ao indicar Arthur Maia para relatar o texto da reforma. Hoje, há uma avaliação interna de que deveria ter sido indicado um parlamentar com mais capacidade de resistir a pressões. O presidente Michel Temer também contribuiu para esse clima de tentar ganhar no grito quando recuou na questão dos servidores estaduais. Arthur Maia cedeu aos policiais civis, federais e rodoviários que invadiram a Câmara em meados de abril. Depois, ele cedeu aos policiais legislativos. Portanto, o próprio governo e o relator abriram a porteira das concessões de uma reforma que começaria com regras para todos, com exceção apenas dos militares, e que já beneficiou categorias do funcionalismo com normas mais benéficas do que o conjunto dos trabalhadores, especialmente aqueles do chamado regime geral, que são os da iniciativa privada. Ou seja, o governo preferiu ceder a lobbies corporativos, que apelaram para a violência, a manter a ideia correta de regras universais para aposentadoria daqui em diante. Errou e está colhendo os frutos dos seus erros… Essa reforma tem a rejeição da maioria da sociedade. Se tivesse convencido essa maioria, não teria de ceder a minorias mais organizadas e que já ganham, na média, salários e aposentadorias bem mais elevados do que a maioria dos trabalhadores da iniciativa privada.”

 

Articulado

A situação do senador Renan Calheiros seria complicada, para qualquer político, tendo em vista o desgaste pelas diversas pendências judiciais e uma alta rejeição. Mas nem tanto para ele. Renan tem várias cartas na manga, pela vivência nessa área. E, optando pela oposição, usufrui do elevado desgaste de Temer.

 

Retorno

Renan até busca se reaproximar da esquerda, por onde iniciou sua trajetória. A postura contrária à reforma trabalhista é exemplo: “Acho a reforma incoerente porque na medida em que acaba com a contribuição sindical dos trabalhadores, mantém o Sistema “S” (Sesc, Sesi, Senai, Senac e Senar) em funcionamento”.

 

Proposta

Nos três meses à frente do Planejamento e da Gestão Pública o secretário Fabrício Marques adotou duas prioridades: “Gestão e informatização”, diz. Acredita que, com isso, pode dar mais dinâmica ao serviço público. Uma metas prioritárias é a agilização dos processos de aposentadoria dos servidores estaduais.

 

Isenção

O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) foi o único dos presentes à sessão da Assembleia Legislativa a votar contra o auxílio moradia para o Ministério Público. Uma postura pela qual fez valer a sua consciência, não levando em conta o relacionamento pessoal com muitos dos que integram o MP estadual.

Conhecimento

Três vezes prefeito de Piranhas, uma relíquia do Sertão alagoano, o deputado estadual Inácio Loiola (PSB) apresentou projeto, aprovado na Assembleia Legislativa, estabelecendo 20 de agosto como “Dia da Luta Pelo Semiárido”. É, para ele, ocasião para, anualmente, se debater as questões da região.

 

Prenúncio

Rui Palmeira, prefeito de Maceió, sobre eventual mudança na Previdência municipal: “Enxergo uma urgência na reforma do modelo da Previdência. A prefeitura aporta todo mês entre R$ 3,5 milhões a R$ 5 milhões para fechar as contas da previdência. Esse valor poderia ser investido em outras áreas.”

 

Opinião

Jornalista Kennedy Alencar, em seu blog, sobre nova pesquisa Datafolha, que reafirma a liderança do ex-presidente Lula: “O mau desempenho da economia e a baixa popularidade do governo Temer vitaminam Lula, que é visto por parte do eleitorado como um presidente que fez o Brasil crescer e gerar emprego.”

 

* A edição do programa “Nosso Bairro”, programada para Bebedouro, foi antecipada para hoje. A iniciativa visa levar ações de infraestrutura, drenagem, pavimentação, iluminação e limpeza à comunidade. O prefeito Rui Palmeira estará presente.

*Encerram-se hoje, no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, as inscrições para a 1ª Mostra Poéticas e Talentos Coreográficos. As apresentações irão acontecer de maio a agosto, no terceiro sábado do mês. Contato: museutheobrandao@gmail.com.

*A Secretaria de Estado da Cultura e a Coordenação Cultural da Associação Comercial de Maceió promovem o projeto “Pequeno Músicos de Jaraguá”. O lançamento acontece hoje, às 15 horas, no auditório do Museu da Imagem do Som de Alagoas.

Um cineclube está sendo implantado em Arapiraca, a partir de hoje, no auditório da Casa da Cultura, com apoio da prefeitura. É uma iniciativa do Núcleo de Audiovisual de Arapiraca. O “Cineclube Trianon” começa às 19 horas, grátis só com filmes alagoanos.

*Acontecem somente até hoje as atividades interdisciplinares, práticas e lúdicas, da III Semana Alagoana de Ensino de Matemática, no Centro de Ciências e Tecnologia de Educação, no CEAGB. Amanhã se comemora o Dia Nacional da Matemática.

* O Colégio Santíssima Trindade realiza, hoje, atividades para conscientizar alunos, professores, funcionários e toda a comunidade escolar sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho. Parceria com o Ministério Público do Trabalho.

* A 22ª edição do Congresso Regional dos Estudantes de Engenharia Química está sendo organizado pelo curso de Engenheria Química da Ufal. O evento será no Campus A.C. Simões, de 9 a 15 de julho. Inscrições  podem ser feitas, online, até 11 de junho.

 

“Quanto mais cidadania você der para as pessoas, menos policia será necessária”

Jose Mariano Beltrame

Ex-secretário de segurança do Rio de Janeiro